11/05/2018 - 09:56 - Texto & Cia Comunicação
Mecanização e precisão na agricultura são temas da palestra de abertura da Semana de Agronomia da AEAARP - TEXTO & CIA COMUNICAÇÃO

Quando o assunto é agricultura de precisão, os maquinários mais desenvolvidos estão relacionados ao setor graneleiro (sensores de umidade, produtividade, velocidade etc.) e ao setor canavieiro (uso de pilotos automáticos, por exemplo). Na palestra Inovações Tecnológicas em Mecanização Agrícola, ministrada pelos engenheiros agrônomos Carla Segatto Strini Paixão e Murilo Aparecido Voltarelli, será apresentada a evolução das máquinas agrícolas ao longo dos anos e como será o futuro da agricultura associado à mecanização agrícola e à agricultura de precisão.

A palestra acontecerá no dia 14 de maio, às 19h30, e integra a programação da 12ª Semana de Agronomia, promovida pela Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP). Os agrônomos comentam que as principais inovações tecnológicas em mecanização agrícola abrangem desde a mecânica (sistema de ignição, razão de compressão, potência, sistemas de transmissão etc.) até a eletrônica (uso de sensores para monitoramento de variáveis).

O custo de aquisição de tecnologias em mecanização agrícola e agricultura de precisão são geralmente elevados, permitindo que o grande produtor adquira primeiro os maquinários e equipamentos de última geração. “Uma saída para o pequeno e médio produtor podem ser as cooperativas, pois os custos são menores ao final da safra. Porém, nada impede que eles se organizem financeiramente por algum tempo e tenham acesso à tecnologia”, explica Murilo.

Carla complementa que, de modo geral, os estados que mais investem em mecanização agrícola e na agricultura de precisão são: Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais. A 12ª Semana de Agronomia da AEAARP acontece de 14 a 16 de maio e é voltada para profissionais e estudantes do setor. As inscrições são feitas no portal www.aeaarp.org.br e os participantes devem levar dois quilos de alimentos não perecíveis. O evento acontece na sede da AEAARP (entrada pela Rua Almirante Gago Coutinho 333).

Carla Segatto Strini Paixão

Engenheira agrônoma formada na Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Jaboticabal (SP), e com mestrado e doutorado na área de mecânica e máquinas agrícolas. Atuou como gerente administrativa da fazenda São Sebastião, em Conceição das Alagoas (MG), durante seis anos. Atualmente, é professora no Centro Universitário Moura Lacerda e na Universidade de Sorocaba.

Murilo Aparecido Voltarelli

Engenheiro agrônomo formado na Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Lavras (MG), tem mestrado e doutorado em Máquinas Agrícolas e pós-doutorado em Agricultura de Precisão. Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Buri (SP), e diretor técnico-científico da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA).

12ª Semana de Agronomia
Data: 14 a 16 de maio
Local: AEAARP - Rua João Penteado 2.237
Entrada: 2 quilos de alimentos não perecíveis