12/05/2018 - 05:18 - DOC Press
Sociedade de Ortopedia apoia ‘Maio Amarelo’ e lembra que a cada 30 segundos o mundo registra uma morte no trânsito - DOC PRESS

O trânsito mata, no mundo, uma pessoa a cada 30 segundos ...

A presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - SBOT, Patrícia Fucs, anunciou que a entidade que dirige apoia a campanha ‘Maio Amarelo’ de segurança no trânsito, que está em sua quinta edição. Ela disse que, como responsáveis pelo atendimento de dezenas de milhares de vítimas de acidentes de trânsito, os ortopedistas brasileiros lembram que o trânsito mata no mundo, uma pessoa a cada 30 segundos, um total anual de 1,2 milhões de vítimas, segundo a Organização Mundial da Saúde.
A ortopedista disse ainda que estatisticamente para cada pessoa que morre em virtude de acidente de trânsito, 11 ficam com sequelas, 38 são internadas e 380 precisam de atendimento ambulatorial. “Além do custo social imenso causado pela perda de vidas e pela incapacitação para o trabalho de pacientes que eram arrimo de família”, diz ela, o custo financeiro para o Brasil é altíssimo e, o que é preciso lembrar, é que são mortes e ferimentos evitáveis.
Justamente para reduzir o número de acidentes e suas consequências, a SBOT tem lutado ao longo dos anos pelo uso do capacete pelos motociclistas, da cadeirinha segura para as crianças nos veículos, pela conscientização de que não se pode beber e dirigir e, ultimamente, pelo perigo que representa o uso do celular e a distração que causa ao motorista que está dirigindo.
Data de inclusão: 12/05/2018
Contato: José Luchetti