Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
FB   SetaRANKING SetaSala de imprensa SetaBusque Assessorias
 
 
Release
Bookmark and Share      

14/05/2018 - 14:15 - Mem & Mem Ltda
Comunidade do Hauer promove festa em honra à Santa Rita de Cássia
Comunidade do Hauer promove festa em honra à Santa Rita de Cássia - MEM & MEM LTDA

Evento pretende reunir mais de duas mil pessoas em missa campal, no domingo, dia 20 de maio
 ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
Será realizada no dia 20 de maio (domingo) mais uma tradicional festa em honra à Santa Rita de Cássia, em Curitiba. O evento - organizado pelo santuário de mesmo nome e localizado à rua Padre Dehon, 728, Hauer - pretende atrair milhares de pessoas nas atividades que homenageiam a Santa das Causas Impossíveis. A programação tem início dia 13 de maio, com a Novena Preparatória que será celebrada até dia 21, sempre às 19h. Nas novenas do dia 13 até dia 18 serão vendidos lanches após a missa.

Os festejos de domingo começam às 9h30 com a imagem de Santa Rita saindo em carreata da paróquia São Francisco (rua Francisco Derosso, 715) com destino ao santuário, no Hauer. Às 10h será realizada a missa campal celebrada pelo padre Gilberto Bonato Xavier, Superior Provincial da Província Brasileira Meridional da Congregação Dehoniana no Brasil.

Em seguida a comunidade será convidada a participar de um almoço festivo. Os convites serão vendidos a R$ 35,00 por pessoa. A exemplo de 2017, os fieis também poderão comprar o almoço para viagem e levar para casa. No período da tarde serão realizadas atividades recreativas e religiosas (haverá novena as 14h, e às 16h e 19h, missa com novena) envolvendo a comunidade. Cerca de 300 voluntários participam da organização da festa.

Agradecimentos

Como explica o novo pároco do Santuário de Santa Rita de Cássia, padre Carlos Alberto Rodrigues, scj, “A festa de Santa Rita de Cássia é um dos eventos mais tradicionais da região, uma vez que a devoção à padroeira está presente desde a colonização da antiga Vila Hauer”. Ao longo do ano o santuário recebe devotos de todo o Brasil. “São muitos os que vem agradecer e intercessão de Santa Rita junto a Deus. E é por isso que a igreja também está sempre florida, especialmente às quintas-feiras, quando temos os dias devocionais. As flores são uma mostra de gratidão”, explica o sacerdote.

As celebrações prosseguem até dia 22 de maio (terça-feira), data em que católicos do mundo todo relembram a trajetória de Santa Rita de Cássia, suas virtudes e exemplo de fé. A programação engloba missas com novena às 9h, 16h e 19h e novenas às 7h, 12h e 14h. A missa principal acontece às 19h e será presidida por Dom Amilton Manoel da Silva, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba.

Os recursos obtidos com os festejos em honra à padroeira serão investidos nas obras sociais da paróquia e em benfeitorias nas instalações para melhor receber a comunidade que participa diariamente das dezenas de atividades pastorais e catequéticas promovidas no Santuário.

Devoção

Santa Rita nasceu na Itália, em 1831. Chamada Margherita, ganhou o carinhoso apelido de Rita com o qual seria conhecida no mundo todo, associado ao título de Santa das Causas Impossíveis.

Sua história de fé começa com um casamento contrariado. Conta a narrativa que para satisfazer ao gosto dos pais a jovem casou com um homem temperamental, com o qual teve dois filhos. Durante os 18 anos do matrimônio, Rita procurou pregar a paz e a harmonia no lar e, à custa de muita oração, abrandou o temperamento forte do esposo chamado de Paulo Ferdinando.

Um dia, entretanto, seu marido foi brutamente assassinado e jogado à beira de uma estrada. Na intenção de vingar a morte do pai, os dois filhos de Rita juraram fazer o mesmo com seus malfeitores. Para evitar que seus filhos fizessem o mal a terceiros, Rita pediu que Deus os protegesse e, se fosse o caso, levasse suas almas. E foi o que aconteceu. Os dois partiram, vítimas de uma doença sem cura, após perdoarem os criminosos que tanto odiavam.

Abalada com a morte do esposo e dos filhos, Rita desejou recolher-se ao Convento das Agostinianas de Cássia, mas não foi aceita. Com espírito fervoroso, rogou aos santos de sua devoção: São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolau de Tolentino. Ingressa no convento, viveu ali 14 anos até sua morte, trazendo na testa um estigma e associando-se assim a um dos momentos mais fortes da crença católica: a Paixão de Cristo.

Rita morreu no mosteiro de Cássia em 22 de maio de 1457 e não foi sepultada; seu corpo ficou exposto no oratório até 1595, ocasião em que foi transladado para a igreja anexa ao mosteiro, hoje dedicado a ela. O seu corpo permanece intacto.

Foi canonizada em 1900 e, desde então, é modelo e amparo para milhares de pessoas, sendo considerada nos dias atuais como a terceira santa mais popular do mundo. Segundo o Papa João Paulo II, “Rita foi reconhecida ‘santa’ não tanto pela fama dos milagres que a devoção popular atribui à eficácia de sua intercessão junto de Deus todo-poderoso. Porém, muito mais pela sua assombrosa ‘normalidade’ da existência quotidiana, por ela vivida como esposa e mãe, depois como viúva e enfim como monja agostiniana”.


Serviço:
O quê: Tradicional festa em Honra à Santa Rita de Cássia
Quando: 20/05 (domingo) – Celebração em Honra à Santa Rita de Cássia
9h30 – Saída com a imagem de Santa Rita de Cássia da Paróquia São Francisco
10h – Missa festiva presidida pelo Padre Gilberto Bonato Xavier, scj, Superior Provincial da Província Brasileira Meridional da Congregação Dehoniana no Brasil.
12h – Almoço festivo (risoto, carne vermelha, frango e saladas). Convites à venda no local a R$ 35,00 por pessoa (crianças até 10 anos pagam meia), com opção de compra para viagem para levar para casa.
- novena às 14h, missa c/ novena as 16h, e às 19h missa com novena
Onde: Paróquia Santuário Santa Rita de Cássia [rua Padre Dehon, 728, Hauer, Curitiba-PR, [tel. 41-3276-2075].

O quê: Missa com Novena celebrada pelo padre Anísio José, scj, seguida de Procissão Luminosa
Quando: 21/05 (segunda-feira), 19h
Onde: Paróquia Santuário Santa Rita de Cássia [rua Padre Dehon, 728, Hauer, Curitiba-PR, [tel. 41-3276-2075].

O quê: Celebrações do Dia de Santa Rita de Cássia
Quando: 22/05 (terça-feira)
Celebrações: missas com novena às 9h, 16h e 19h. Novenas às 7h, 12h e 14h.
19h – Missa de encerramento dos festejos celebrada por Dom Amilton Manoel da Silva, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba
Onde: Paróquia Santuário Santa Rita de Cássia [rua Padre Dehon, 728, Hauer, Curitiba-PR, [tel. 41-3276-2075].

Informações adicionais à imprensa:
Para facilitar o trabalho dos jornalistas a Pastoral da Comunicação (Pascom) colocará à disposição da imprensa um espaço com acesso à internet, mesa de trabalho e coffee-break no domingo (20/05).

Também haverá uma equipe responsável pelo acompanhamento dos profissionais em entrevistas com religiosos e fiéis e para guiar as equipes pelo Santuário no dia 20, e na celebração principal do dia 22.

Contatos podem ser feitos com:
Coordenação da Pascom
Kellen Cochinskiki – (41) 9 8448-4343 – kellen_priscila_@hotmail.com

Coordenação geral da Festa
Denis Adriano Ribeiro

Jornalista/Assessora de Imprensa
Marlise Groth Mem – (41) 9 9908-0511 – marlise_groth@yahoo.com.br

Conheça mais sobre o Santuário de Santa Rita de Cássia no www.santuariosantaridadecassia.com.br

Acompanhe as atividades pelas redes:
Facebook.com/staritactba
Twitter/Instagram: @staritactba

Data de inclusão: 14/05/2018
Fone: (04) 999080511
Contato: Marlise Groth Mem
Empresa: Mem & Mem Ltda
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Cidades][Eventos][Turismo ]
Este Release foi visto 561 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
egoi
 
Alguns veículos cadastrados no clipping:
midias
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.