14/05/2018 - 17:29 - Eastside23
As vantagens da Certificação Digital na área da saúde - EASTSIDE23

Julio Cosentino

Julio Cosentino

Considerado um dos maiores problemas do País por parte da população, as deficiências no segmento da saúde podem ser bastante reduzidas a partir do uso da certificação digital. Com melhora da eficiência operacional, a Certificação Digital permite a migração de 100% dos processos físicos para o digital, a partir do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Com ele se garante o armazenamento dos dados, histórico de consultas do próprio paciente, permite a troca de informações entre profissionais, acesso a informações sobre medicamentos já ministrados e tratamentos e seus andamentos. Tudo isso, além de permitir lançamento de informações referentes a planos de saúde ou atendimento pelo sistema público, o SUS.

O mais importante, tudo isso sem uso de fichas nem papéis, que exigem a guarda, arquivamento, espaços físicos e com muita frequência se perdem ou se extraviam. A tecnologia do certificado digital permite aos profissionais usarem inclusive o smartphone para acessar seus certificados, o que confere à utilização dessa tecnologia mobilidade e agilidade na tomada de decisões.

Outro aspecto importante e vital para o uso do Certificado Digital na área de saúde é o fato de que, por ser um meio eletrônico, ele sempre poderá ser acessado e visto e revisto sem nenhum problema relacionado à interpretação. Ao longo dos anos, muitas vezes vimos problemas relacionados a procedimentos manuscritos. O Certificado Digital assegura a médicos, enfermeiros e pacientes o acesso completo ao histórico e a confiança total em relação à interpretação dos tratamentos.

Além disso, o Prontuário Eletrônico do Paciente tem um caráter de sustentabilidade, na medida em que elimina o uso de papel. Todas as assinaturas são possíveis em meio eletrônico, assim como anotações e apontamentos, com todo o valor jurídico e segurança. Ou seja, um dos maiores desafios do Brasil em todas as instâncias governamentais pode, a partir do emprego desses prontuários eletrônicos, ser resolvido com o emprego gradativo em toda a rede pública da tecnologia da Certificação Digital.

Testada exaustivamente a partir da implantação em inúmeros hospitais privados e muitos públicos, a tecnologia dos prontuários a partir da Certificação digital amplia a percepção de eficiência por parte dos pacientes e profissionais.

Quando pensamos no envelhecimento da população e no natural crescimento demográfico, dar maior celeridade e eficiência às formas de atendimento é sem dúvida uma medida de extrema relevância. Tanto porque a partir da tecnologia otimizamos o tempo dos profissionais e o uso dos espaços disponíveis atualmente. Essa constatação é sempre percebida em muitos hospitais e clínicas que já adotam esse sistema de atendimento, que se torna mais rápido e com ganhos de qualidade para todas as partes. Em síntese, mais eficientes, o impacto nos custos certamente será notado em todo o sistema. Tanto porque a partir do Certificado Digital se pode controlar estoques de medicamentos, disponibilidade de vagas, agendamentos de consultas, escalas médicas, carga horária dos profissionais etc..

Julio Cosentino é presidente da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD)

Data de inclusão: 14/05/2018
Fone: (11) 1996287294