15/05/2018 - 10:18 - #Mac Comunicação e Marketing
Itu comemora a Semana Nacional de Museus
Itu comemora a Semana Nacional de Museus - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

A comemoração do Dia Internacional de Museus, 18 de maio, inserido na 16ª Semana Nacional de Museus, um dos mais importantes eventos da Estância Turística de Itu, atrai visitantes locais e turistas interessados em conhecer a história, cultura e demais aspectos da formação do seu enorme patrimônio histórico.

Itu abriga um grande número de museus que se identificam com diversos temas como o Museu da República, o Museu da Energia, Museu e Arquivo Histórico Municipal, o Museu da Música, Museu do Quartel, Museu Memória da Santa Casa de Misericórdia e Museu de Arte Sacra Jesuíno do Monte Carmelo.

O tema desta edição “Museus hiper-conectados: novas abordagens, novos públicos” propõe uma aproximação das instituições com os visitantes, tanto pelo viés tecnológico quanto por outras conexões. Um dos destaques da semana é a programação do Museu da Energia que, com entrada gratuita, promove exposições, incluindo música, intervenção teatral e oficina.
Na verdade, os museus se modernizaram e, agora, atraem público jovem pelo dinamismo de suas ações, com destaque para o aspecto digital, ressaltando o papel essencial das relações interpessoais nos museus: as memórias têm cheiro, cor, gosto... e isso é demasiadamente humano.

“Diante de um cenário fluido, onde convergem seres humanos e máquinas, traçar o perfil dos visitantes para subsidiar ações com foco em públicos específicos e trazer a contribuição dos interessados para dentro do museu são caminhos que podem levar as instituições a reforçar as relações com seu entorno”. Essa é a opinião do Museu da Energia de Itu.

Outro destaque é o Museu da Música que também participa ativamente da Semana Nacional de Museus com uma programação especial para o dia 20 de maio, domingo, às 10h, com uma exposição com o tema “ouvir, cantar e tocar: dos instrumentos musicais às mídias digitais”. Em seguida, se discutirá o tema Diálogos 2018 – a tecnologia da informação e a virtualização dos espaços culturais, além da apresentação do novo site – www.museudamusicaitu.com.br.

Nesse ambiente digital o usuário poderá apreciar as novas exposições, ouvir gravações, assistir a vídeos e ler textos para conhecer melhor o patrimônio musical de Itu, constituído ao longo dos últimos 350 anos. Além disso, poderá fazer compras online de seus produtos: livros e periódicos.

O trabalho de conservação do acervo do Museu da Música bem como as ações educativas e as mostras culturais também são conteúdo do novo site desenvolvido pelo Técnico em Museus William Mattei, que está envolvido com a instituição há 10 anos.

Serviço:

Museu da Energia – R. Paula Souza, 669 - Centro, Itu – fone: (11) 4022-6832
Museu da Música – é mantido pelo Instituto Cultural de Itu e está aberto aos domingos, das 9h às 13h. - Rua Floriano Peixoto, 480. Entrada Franca. – www.museudamusicaitu.com.br – (11) 4022-1248

Data de inclusão: 15/05/2018
Fone: (11) 5521-3483