17/05/2018 - 15:19 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Projeto de qualidade de vida estimula novos hábitos em colaboradores do Grupo Stéfani Ribeirão Diesel - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

Projeto Viva Bem teve oito semanas de duração e reuniu 30 colaboradores de Ribeirão Preto. Resultado, surpreendente, inseriu práticas benéficas nas rotinas dos participantes, muitos deles, nunca tinham praticado exercícios com frequência ou mesmo se  ...

Ribeirão Preto (SP), 16 de Maio de 2018 – Qualidade de vida e muito mais saúde. Este foi o mote do projeto Viva Bem, realizado pelo Grupo Stéfani Ribeirão Diesel que tem atuação nas cidades de Ribeirão Preto, Franca, Jaboticabal, Bauru, Araraquara, São Carlos, Jaboticabal, Jaú, Avaré, Catanduva e Leme e expertise nos segmentos automotivos. O projeto envolveu 30 participantes que durante dois meses (oito semanas) tiveram acompanhamento nutricional, planilha de exercícios com acompanhamento de um educador físico e palestras de orientação para uma vida mais saudável, além de grupos de discussões diários.

Idealizado pelas áreas de Recursos Humanos e Marketing do Grupo, o projeto Viva Bem foi realizado pela primeira vez neste ano, ganhou força e acontecerá, em breve, em outras empresas. Os participantes, divididos em dois grupos, por experiências em atividades físicas e sedentários, se reuniam duas vezes por semana para a realização das atividades físicas e reuniões de orientação. O projeto incluiu ainda mensuração das dobras corporais, peso e composição de gordura (no início e no final das atividades).

A escolha 30 dos participantes, segundo a gestora de RH do Grupo Stéfani Ribeirão Diesel, Fernanda Monti, foi justa: pessoas obesas e com sobrepeso, sedentárias, doenças associadas ao peso e com bastante tempo de casa foram os escolhidos. “Fechamos parcerias com uma nutricionista, que ficou responsável pelas orientações nutricionais e bioimpedância, e um coaching, para a pratica de atividades físicas em grupo, mudando assim o mindset dos colaboradores e sua relação com o corpo”, explica.

Raissa Chiari, gestora de marketing do Grupo Stéfani Ribeirão Diesel, explica que o objetivo do projeto foi proporcionar qualidade de vida e redução dos afastamentos de doenças relacionadas ao excesso de peso e negligência da saúde corporal através do jogo competitivo entre duas equipes. “Todos nossos colaboradores abraçaram a ideia e ao final tiveram resultados surpreendentes como emagrecimento, perda de medidas e gordura corporal, aumento da autoestima, mais disposição e práticas saudáveis diárias, inclusive no ambiente familiar, além de uma nova relação dentro do ambiente profissional”, destaca.

Para a nutricionista Isabelle Mastelaro, parceira do projeto, o trabalho geralmente é o que consome 80% da vida das pessoas e muitos acabam não tendo a disposição em praticar alguma atividade física após o expediente. “Este trabalho mudou as ações na rotina do trabalho e em casa. Em dois meses, notamos diferença na vida de cada um”, explica. A nutricionista destaca ainda outro ponto positivo: noções de parceria, de suporte, de motivação e de trabalho em grupo. “Foi uma disputa saudável. Eles conseguiram desfazer hábitos enraizados na rotina como, por exemplo, não incluir legumes no cardápio, excesso de ingestão de álcool, tabagismo e principalmente, o sedentarismo”, acrescenta.

As atividades físicas aconteciam todas as terças e quintas, sempre às 18 horas. Para o educador físico, Daniel Fantini, sócio do Stúdio F3, o projeto deu oportunidade aos colaboradores de se conhecerem mais, principalmente na questão de saúde. “Os participantes entenderam sobre o que é viver, a importância em se exercitar, em manter o equilíbrio emocional e como melhorar a alimentação”, explica.

A vencedora do projeto foi a colaboradora Lidiane Seribelli. Sedentária, a profissional ficou motivada com a mudança que teve, em dois meses de atividade física. “Esse projeto impulsionou uma mudança de rotina, de hábitos diários de exercícios físicos. A partir de agora, vou dar continuidade em tudo o que aprendi, porém de forma individual. É mudança de hábito muito importante”, conclui.

PERFIL GSRD

Com 70 anos de fundação, o Grupo Stéfani Ribeirão Diesel conta com mais de 22 unidades operacionais, atuando como representante das marcas automobilísticas de renome e forte presença no mercado de pneus e recapagem, purificadores de água e corretora de seguros. Fazem parte do grupo as empresas: Ribeirão Diesel Mercedes-Benz, em Ribeirão Preto e Franca e Stéfani Diesel Mercedes-Benz, em Jaboticabal - ambas com a expertise em caminhões, ônibus e vans Mercedes-Benz. Ribeirão Diesel Pneus, com unidades em Ribeirão Preto, Jaboticabal, Pirassununga, Catanduva e Bauru, representantes da marca Michelin no comércio de pneus rodoviários e canavieiros e indústria de recapagem. Stecar Mercedes-Benz, representa a marca Mercedes-Benz, sediada em Ribeirão Preto, e Stecar América, com marcas como Jeep, Chrysler, Dodge e RAM, também sediada em Ribeirão Preto. Itacuã, com a marca Volkswagen e Itacuã Motos, com a representação da marca Yamaha, ambas em Ribeirão Preto. Stéfani Motors, representante da marca Toyota, com unidades em Jaboticabal, Araraquara e São Carlos. Stéfani Massey, representante da marca Massey Ferguson de tratores, pulverizadores, entre outras máquinas com agrícolas, com unidades em Ribeirão Preto, Jaboticabal, Jaú, Avaré e Catanduva. Cerâmica Stéfani, em Jaboticabal, é a pioneira do grupo, fabricante de purificadores de água, abastece todo o território nacional, com mais de 5 mil clientes, exportando para mais de 45 países. Stéfani Seguros, sediada em Ribeirão Preto, com abrangência nacional, atua no setor de seguros de veículos, residenciais, empresarial, de vida, entre outros.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas: Andrea Berzotti (andrea@verbo.jor.br),Luciana Grili (luciana@verbo.jor.br) e Valter Jossi Wagner (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Alessandra Rotolo e Juliana Castro
Data de inclusão: 17/05/2018