18/05/2018 - 11:02 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Fundação do Livro e Leitura finaliza montagem da 18ª Feira Nacional do Livro
Fundação do Livro e Leitura finaliza montagem da 18ª Feira Nacional do Livro - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

Evento começa no domingo (20/05) e abertura oficial será neste sábado (19), a partir das 18h30, no Theatro Pedro II, com a presença do maestro João Carlos Martins
 ...

Ribeirão Preto (SP), 18 de maio de 2018 - A população de Ribeirão Preto já começou a entrar no clima de um dos maiores eventos culturais do País. Nos arredores do centro, a expectativa é grande, afinal, a cidade é palco para a 18ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que neste ano acontece entre os dias 20 e 27 de maio. São cerca de 250 atividades gratuitas e abertas para toda a população. A abertura será neste sábado (19/5), a partir das 18h30, com apresentação do Coral Unaerp no hall de entrada do Theatro Pedro II e às 19h será realizada a cerimônia oficial. O ponto alto da programação da noite é o concerto da Bachiana Filarmônica Sesi-SP, sob regência do mundialmente conhecido maestro, João Carlos Martins.

A equipe da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, organizadora do evento, está nos ajustes finais da montagem dos espaços externos da feira, que inclui Praça XV de Novembro, Praça Carlos Gomes e Esplanada do Theatro Pedro II, situados no tradicional Quarteirão Paulista, onde irão receber algumas das atividades. Ao todo são 17 locais que vão abrigar atividades do evento. “Além de uma intensa atividade cultural, a área externa do Quarteirão Paulista também vai abrigar estandes de editoras e livrarias participantes, estande da Fundação do Livro e Leitura com o novo Espaço do Leitor e ainda serve de corredores e ponto de encontro para os visitantes do evento”, comenta a superintendente da Fundação do Livro e Leitura, Viviane Mendonça.

Como nos últimos anos, a Praça XV sediará a Praça do Leitor, um ambiente propício à prática da leitura, também de descanso e entretenimento. Neste espaço acontecerão intervenções artísticas de vários formatos durante todo o evento. Já a Esplanada do Theatro Pedro II (Rua Álvares Cabral) será o destino da Tenda Sesc e do Gabinete de Curiosidades de Habilidades, onde acontecerão apresentações artísticas e intervenções culturais organizados pelo Sesc, um dos principais parceiros da Feira do Livro, que preparou uma programação especial, incluindo contação de histórias, espetáculos teatrais e musicais, intervenções urbanas, saraus, bate-papos e outras atividades que permitirão ambientes de interatividade com a Língua Portuguesa, a poesia, a literatura e a leitura.

Espaços integrados - Entre áreas externas e internas, a Feira Nacional do Livro acontecerá, simultaneamente, em 17 espaços, onde serão realizadas mais de 250 atividades culturais gratuitas, com a presença de autores nacionais. Os locais são:

ACI Ribeirão Preto

R. Visconde de Inhaúma, 489 - Centro

Biblioteca Altino Arantes

R. Duque de Caxias, 547, Centro

Biblioteca Padre Euclides

R. Visc. de Inhaúma, 490, 1º andar, Centro

Casa da Memória Italiana

Rua Tibiriçá, 776 - Centro

Centro Cultural Palace

Rua Álvares Cabral, 322 - Centro

Colégio Auxiliadora (Capela)

Rua Duque de Caxias, 927 - Centro

Esplanada do Theatro Pedro II

FAAP (Auditório )

Av. Independência, 3670 - Alto da Boa Vista

Gabinete de Curiosidades e Habilidades (Sesc)

Rua Álvares Cabral, 370 - Centro

Praça do Leitor (Praça XV)

Quarteirão Paulista

Praça Carlos Gomes

Quarteirão Paulista

Sede da OAB Ribeirão Preto

Rua Cav. Torquato Rizzi, 215 - Jd. São Luiz

Sincovarp (Audit ório )

Rua Lafaiete, 394 – Centro

Teatro Marista

Rua Comte. Marcondes Salgado, 1307 – Centro

Teatro Municipal

Praça Alto do São Bento, s/n - Campos Elíseos

Tenda Sesc

Theatro Pedro II

Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

18ª Feira Nacional do Livro

Um dos maiores eventos culturais do país, a Feira Nacional do Livro completa 18 anos e acontece entre os dias 20 a 27 de maio de 2018. Com o tema “As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz”, a programação conta com atividades gratuitas entre salões de ideias, conferências, sessões Clássicos da Minha História, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras.

Neste ano, a programação não só lança diversas novidades, como as Sessões Clássicos da Minha História, conferências com o tema da feira baseadas em livros clássicos e espetáculos musicais inéditos, entre outras. Uma programação bem variada, com cerca de 250 atividades culturais - com atrações para todos os públicos e idades - e participação de grandes estrelas da literatura nacional para Ribeirão Preto.

Homenageados
Como em todos os anos, a Feira do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi Uruguai. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Sérgio Buarque de Holanda; o autor educação é Antonio Candido; a autora infantojuvenil é Marina Colasanti; autor local, Camilo Xavier e a professora homenageada, Heloisa Martins Alves. Como patrono, a direção da feira indicou o advogado Sérgio Roxo da Fonseca.

Realização
O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Alta Mogiana, GasBrasiliano e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia e Gás Brasiliano. Patrocínio Prata Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial e Ribeirão Shopping Patrocínio ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit, Passalacqua e Via Brasil Seminovos. Instituição Cultural Parceira SESC - Serviço Social do Comércio. Parceiro Cultural Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Immaginare Escola de Criação e Design, Santa Helena, Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SESI – Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação e Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto. Apoio Cultural Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Estevan Soares, Heurys Tecnologia, Monreale Hotel - Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, EPTV, Jornal A Cidade, Rádio CBN, G1 e A Cidade On. Apoio Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, Colégio Auxiliadora, OAB, Sincovarp-Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Usina São Martinho, Grupo Utam, IPCCIC - Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Ribeirão Preto Film Comission, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura, Brasil – Governo Federal.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Juliana Castro, Alessandra Rotolo e Julio Fontes (redação@verbo.jor.br ou pauta@verbo.jor.br)
Data de inclusão: 18/05/2018
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada