20/05/2018 - 16:20 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Maestro João Carlos Martins emociona o público na abertura da 18ª Feira Nacional do Livro - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

Mundialmente conhecido por sua carreira de pianista, o maestro regeu o concerto da Bachiana Filarmônica Sesi-SP e também se apresentou ao piano diante da plateia lotada, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto (SP)
 ...

Ribeirão Preto (SP), 20 de Maio de 2018 - Uma programação em grande estilo marcou a noite de abertura da 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto neste sábado (19). O público foi recepcionado pelo Coral da Unaerp no hall do Theatro Pedro II, que teve casa cheia para assistir ao concerto da Bachiana Filarmônica do Sesi-SP, sob regência do maestro João Carlos Martins.

Durante o cerimonial, a diretoria do da Fundação do Livro e Leitura apresentou o vídeo “Ondulações Literárias”, produzido especialmente para o evento, com relatos de escritores, homenageados, responsáveis pelo Feira do Livro, autoridades de Ribeirão Preto, patrocinadores, parceiros e equipe da Fundação. A vice-presidente Dulce Neves destacou a importância da feira para a formação de leitores na cidade e mencionou a pesquisa “O Perfil do Leitor Ribeirão-Pretano” como instrumento de mensuração de leitura que constatou a população da cidade lendo mais que a média nacional. A pesquisa foi realizada no ano passado com a coordenação da Unaerp - por meio do CIC (Centro de Informação e Comunicação) e com o apoio do programa Agentes de Leitura da Secretaria Municipal da Cultura. “Com certeza, esse mérito reflete o esforço da Feira do Livro que acontece anualmente há 18 anos”.

A presidente Adriana Silva explicou que a entidade resolveu assumir um compromisso com a herança cultural da cidade. “Em Ribeirão Preto, 64% da população é formada por cidadãos leitores enquanto a média nacional é 54%. Nós da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto assumimos o compromisso de deixar um índice ainda maior para a cidade”. Ela apresentou um documento oficializando o compromisso – que foi assinado por todos os patrocinadores, apoiadores culturais e entidades parceiras que subiram ao palco.

A cônsul geral adjunta do Uruguai em São Paulo, Melissa Rosano, que esteve no evento para representar o país, agradeceu a homenagem e disse que é um privilégio receber a honraria. “Nossa participação na Feira Nacional do Livro não só promove a indústria literária, os grandes autores e os escritores contemporâneos da literatura uruguaia, que muito nos orgulha, como amplia nosso relacionamento com os irmãos brasileiros que têm oportunidade de conhecer nossa cultura”.

Concerto Bachiana Filarmônica do Sesi-SP
Esperado pelo público, o maestro João Carlos Martins foi a grande atração da noite ao lado da Orquestra Bachiana Filarmônica do Sesi-SP. A orquestra presenteou o público com músicas como Concerto nº 5 “Imperador”, Love Of My Life, Eu Sei Que Vou te Amar, Trem das Onze e peças eruditas de grandes compositores como Beethoven, Mozart e Bach, entre outros.

“É um prazer voltar à feira e a Ribeirão Preto, cidade onde nasceu minha mãe”, destacou o maestro que durante toda a apresentação interagiu com o público e contou sua trajetória na música, o apogeu de sua carreira como pianista e o problema de saúde que o levou à regência da Bachiana. Ele também assumiu o piano e encantou a plateia.

João Carlos Martins é considerado um dos maiores intérpretes do compositor Johann Sebastian Bach e um dos músicos brasileiros mais respeitados mundialmente. Devido a problemas de saúde teve que abandonar sua carreira como pianista, onde havia alcançado diversas conquistas como gravar a obra completa de Bach, para se dedicar exclusivamente a regência.

Ao final, o maestro e a orquestra surpreenderam a todos com a interpretação de Trem das Onze, clássico de Adoniran Barbosa. “Este é um presente para a feira e para Ribeirão Preto”, citou Martins.

18ª Feira Nacional do Livro
Um dos maiores eventos culturais do país, a Feira Nacional do Livro completa 18 anos e acontece entre os dias 20 a 27 de maio de 2018. Com o tema “As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz”, a programação conta com atividades gratuitas entre salões de ideias, conferências, sessões Clássicos da Minha História, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras.

Nomes como Fernanda Takai, Ignácio de Loyola Brandão, Alice Ruiz, Mario Sergio Cortella, César Nunes, Cristovão Tezza, Eliane Brum, Elisa Lucinda, Zuenir Ventura, Florestan Fernandes Jr., Fernando Bonassi, Renato Janine Ribeiro, Mary Del Priore, Renan Inquérito, Lázaro Ramos, Luiz Ruffato, Viviane Mosé e ainda shows de Patu Fu e Verônica Ferriani são alguns dos destaques do evento. A programação completa pode ser acessada no site da Fundação: https://goo.gl/Cps3fb.

Homenageados
Como em todos os anos, a Feira do Livro fez homenagem a um país – e o escolhido foi Uruguai. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Sérgio Buarque de Holanda; o autor educação é Antonio Candido; a autora infantojuvenil é Marina Colasanti; autor local, Camilo Xavier e a professora homenageada, Heloisa Martins Alves. Como patrono, a direção da feira indicou o advogado Sérgio Roxo da Fonseca.

Realização
O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Alta Mogiana, GasBrasiliano e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia e Gás Brasiliano. Patrocínio Prata Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial e Ribeirão Shopping Patrocínio ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit, Passalacqua e Via Brasil Seminovos. Instituição Cultural Parceira SESC - Serviço Social do Comércio. Parceiro Cultural Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Immaginare Escola de Criação e Design, Santa Helena, Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SESI - Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação e Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto. Apoio Cultural Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Estevan Soares, Heurys Tecnologia, Monreale Hotel - Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, EPTV, Jornal A Cidade, Rádio CBN, G1 e A Cidade On. Apoio Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, Colégio Auxiliadora, OAB, Sincovarp-Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Usina São Martinho, Grupo Utam, IPCCIC - Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Ribeirão Preto Film Comission, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura, Brasil – Governo Federal.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Juliana Castro, Alessandra Rotolo e Julio Fontes (redação@verbo.jor.br ou pauta@verbo.jor.br)
Data de inclusão: 20/05/2018
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada