22/05/2018 - 18:30 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
“Sempre me preocupei em escrever de forma simples e sobre coisas do cotidiano”, revela Fernanda Takai - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

Cantora, escritora e vocalista da banda Pato Fu, Fernanda Takai participou de salão de ideias neste domingo e contou diversas histórias de sua vida e carreira. A atração contou com grande participação do público, que lotou o espaço da Tenda Sesc

Ribeirão Preto (SP), 22 de Maio de 2018 - Neste domingo (20), o espaço da Tenda Sesc, instalada na Esplanada do Theatro Pedro II, durante a 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, contou com a presença da cantora, escritora e vocalista da banda Pato Fu, Fernanda Takai. A atividade trouxe o público para a feira, que pôde interagir com a artista durante o encontro.

Formada em comunicação, Fernanda contou que começou a escrever muito cedo, fruto de uma vida cercada de livros e de pessoas ligadas ao universo da literatura. “Comecei escrevendo pequenos textos e depois de algum tempo assumi minha própria coluna. Sempre me preocupei em escrever de forma simples e sobre coisas do cotidiano, que estabelecessem uma conexão com os leitores”, conta.

Mas foi na literatura infantil que a escritora descobriu a sua nova paixão. Ela contou que sua descendência japonesa foi uma importante inspiração. “A primeira vez que escrevi um livro para o público infantil foi depois de visitar um dos zoológicos mais famosos do Japão”, revela. Foi assim que surgiu o livro “A Gueixa e o Panda Vermelho”, lançado em 2013.

Para Fernanda Takai, escrever livros para crianças é um desafio. Para ela, é preciso estabelecer uma conexão com o público através da linguagem e as ilustrações precisam estar sincronizadas na mesma proposta. Com referência ao processo criativo, Fernanda revelou que são histórias e acontecimentos do dia a dia que acabam trazendo a inspiração para novas músicas e livros. “Desde que comecei a escrever, ando o tempo todo fazendo anotações e registrando momentos. Dessa forma criei uma espécie de banco de palavras e ideias ao qual posso recorrer”.

Além disso, outro tema que fez parte da conversa foi a presença da música na vida da artista, que, segundo ela, é uma parte importante de seu desenvolvimento. “Ouço música sempre que posso, não só nos momentos de diversão, mas também nos de criação”, afirma. Ela revelou que a música a concentra e que através dela consegue fazer melhor suas reflexões.

Ao final do encontro, o público participou com perguntas, com um debate sobre diversos temas como diversidade, cenário cultural no país, entre outros.

Show Música de Brinquedo 2

A noite do domingo (20) ganhou uma atração especial: a banda Pato Fu trouxe para o palco do Theatro Pedro II uma mostra de leveza, criatividade, carisma com o público, cenário e figurinos coloridos e luz em perfeita sincronia com uma rica sonoridade que a banda pesquisa e reinventa.

Um espetáculo de verdadeiras “fofurices”, como brincou a banda em vários momentos. No repertório, foram apresentadas versões de clássicos da música pop nacional e internacional, com ajuda de brinquedos, instrumentos de miniatura, monstros cantantes e muito mais.

O público cantou, dançou e se divertiu muito como músicas como Severina Xique-Xique (clássico de Genival Lacerda), Datemi Un Martelo (Rita Pavone), Livin La Lida Loca (Ricky Martin), além de Every Breath You Take (The Police – momento expressivo da apresentação, que terminou com um sonoro pedido de bis, mas não parou por aí: a banda ainda atendeu a uma fila de fãs no camarim e posou para fotos, com monstros do show e muita alegria.

18ª Feira Nacional do Livro

Um dos maiores eventos culturais do país, a Feira Nacional do Livro completa 18 anos e acontece até o próximo dia 27 de maio de 2018. Com o tema “As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz”, a programação conta com atividades gratuitas entre salões de ideias, conferências, sessões Clássicos da Minha História, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras.

Neste ano, a programação não só lança diversas novidades, como as Sessões Clássicos da Minha História, conferências com o tema da feira baseadas em livros clássicos e espetáculos musicais inéditos, entre outras. Uma programação bem variada, com cerca de 250 atividades culturais - com atrações para todos os públicos e idades - e participação de grandes estrelas da literatura nacional para Ribeirão Preto.

Homenageados
Como em todos os anos, a Feira do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi Uruguai. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Sérgio Buarque de Holanda; o autor educação é Antonio Candido; a autora infantojuvenil é Marina Colasanti; autor local, Camilo Xavier e a professora homenageada, Heloisa Martins Alves. Como patrono, a direção da feira indicou o advogado Sérgio Roxo da Fonseca.

Realização
O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Alta Mogiana, GasBrasiliano e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia e Gás Brasiliano. Patrocínio Prata Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial e Ribeirão Shopping Patrocínio ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit, Passalacqua e Via Brasil Seminovos. Instituição Cultural Parceira SESC - Serviço Social do Comércio. Parceiro Cultural Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Immaginare Escola de Criação e Design, Santa Helena, Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SESI – Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação e Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto. Apoio Cultural Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Estevan Soares, Heurys Tecnologia, Monreale Hotel - Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, EPTV, Jornal A Cidade, Rádio CBN, G1 e A Cidade On. Apoio Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, Colégio Auxiliadora, OAB, Sincovarp-Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Usina São Martinho, Grupo Utam, IPCCIC - Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Ribeirão Preto Film Comission, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura, Brasil – Governo Federal.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Juliana Castro, Alessandra Rotolo e Julio Fontes (redação@verbo.jor.br ou pauta@verbo.jor.br)
Data de inclusão: 22/05/2018
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada