22/05/2018 - 20:37 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Cortella atrai grande público na Feira Nacional do Livro
Cortella atrai grande público na Feira Nacional do Livro - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

Mario Sergio Cortella voltou à Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto neste ano para apresentar uma conferência que se guiou pelo tema do evento “As Histórias que os Livros Contam e as Leituras Que a Gente Faz”. A atração atraiu o público, que lot ...

Ribeirão Preto (SP), 21 de maio de 2018 – Uma viagem através do tempo e das histórias que os livros contam, permeada por reflexões sobre Filosofia e Literatura. Foi essa a tônica da Conferência de Mario Sergio Cortella nesta segunda-feira (21) durante a 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. A atração contou com uma participação massiva da população da cidade e região – como nos últimos anos - e lotou a sala principal do Theatro Pedro II, com mil pessoas no ambiente interno. Além disso, a Fundação do Livro e Leitura organizou junto à produção do autor e setores responsáveis, uma transmissão simultânea por videoconferência na Tenda Sesc, na Esplanada do Pedro II, liberando mais 150 lugares. A transmissão permitiu ainda o funcionamento de um sistema de áudio para toda a Esplanada, de forma a contemplar todo o público presente.

Um dos nomes mais conhecidos da filosofia no país, Cortella é famoso por contar diversas histórias e ideias durante suas palestras, que aos poucos vão se interligando. O filósofo começou a conferência citando o poeta britânico Alexander Pope com a frase: “As pessoas nunca sabem nada porque entendem tudo depressa”.

Para Cortella, o ser humano tem uma fascinação pelo óbvio, por interpretações rápidas e rasas e ressaltou que a Filosofia e a Literatura ajudam a ter mais cautela e a saber que nem tudo é assim tão nítido. “Uma das possibilidades que o livro nos traz é de ir escavando as camadas do conhecimento e, dessa forma, não é preciso entender tudo tão depressa”, apontou.

Ao longo da conversa, o filósofo fez uma narrativa pela história dos livros e da Literatura e citou grandes obras da mitologia grega como A Odisséia, de Homero, e A Divina Comédia, de Dante Alighieri. Ele também apontou aspectos importantes da sociedade atual atrelados a diversos temas como política, arte, cultura, educação, internet, futebol, ética, entre outros.

A situação atual do Brasil também foi um dos assuntos recorrentes na conferência. “Embora tenhamos muitos percalços, eu insisto em dizer que o nosso país tem jeito e podemos notar isso quando paramos para ver tantas pessoas reunidas aqui hoje para ouvir uma reflexão sobre Filosofia”, afirmou Cortella, ressaltando a importância da Feira do Livro e das atividades que trazem grandes nomes da literatura para a cidade.

Ao final da conferência, Mario Segio Cortella permaneceu no espaço para atender ao público, autografar seus livros e posou para fotos. As imagens estão disponíveis para acesso do público através das redes sociais da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

18ª Feira Nacional do Livro

Um dos maiores eventos culturais do país, a Feira Nacional do Livro completa 18 anos e acontece até o próximo dia 27 de maio de 2018. Com o tema “As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz”, a programação conta com atividades gratuitas entre salões de ideias, conferências, sessões Clássicos da Minha História, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras.

Neste ano, a programação não só lança diversas novidades, como as Sessões Clássicos da Minha História, conferências com o tema da feira baseadas em livros clássicos e espetáculos musicais inéditos, entre outras. Uma programação bem variada, com cerca de 250 atividades culturais - com atrações para todos os públicos e idades - e participação de grandes estrelas da literatura nacional para Ribeirão Preto.

Homenageados
Como em todos os anos, a Feira do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi Uruguai. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Sérgio Buarque de Holanda; o autor educação é Antonio Candido; a autora infantojuvenil é Marina Colasanti; autor local, Camilo Xavier e a professora homenageada, Heloisa Martins Alves. Como patrono, a direção da feira indicou o advogado Sérgio Roxo da Fonseca.

Realização
O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Alta Mogiana, GasBrasiliano e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia e Gás Brasiliano. Patrocínio Prata Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial e Ribeirão Shopping Patrocínio ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit, Passalacqua e Via Brasil Seminovos. Instituição Cultural Parceira SESC - Serviço Social do Comércio. Parceiro Cultural Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Immaginare Escola de Criação e Design, Santa Helena, Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SESI – Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação e Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto. Apoio Cultural Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Estevan Soares, Heurys Tecnologia, Monreale Hotel - Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, EPTV, Jornal A Cidade, Rádio CBN, G1 e A Cidade On. Apoio Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, Colégio Auxiliadora, OAB, Sincovarp-Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Usina São Martinho, Grupo Utam, IPCCIC - Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Ribeirão Preto Film Comission, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura, Brasil – Governo Federal.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Juliana Castro, Alessandra Rotolo e Julio Fontes (redação@verbo.jor.br ou pauta@verbo.jor.br)
Data de inclusão: 22/05/2018
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada