23/05/2018 - 17:06 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Estudantes da rede estadual emocionam Alice Ruiz na Feira Nacional do Livro
Estudantes da rede estadual emocionam Alice Ruiz na Feira Nacional do Livro - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

Projeto de formação de leitores, promovido pela Fundação do Livro e Leitura em parceria com a Diretoria de Ensino e o Sesc, teve início nesta segunda-feira (21/05), com a presença da escritora e poeta, Alice Ruiz no Theatro Pedro II, às 8h30. Cerca d ...

Ribeirão Preto (SP), 23 de maio de 2018 – Uma manhã de poesias, homenagens e empoderamento. Foi neste clima que a poeta de Curitiba (PR), Alice Ruiz, foi recebida na manhã desta segunda-feira (21), no palco principal do Theatro Pedro II, durante a atividade do projeto Combinando Palavras na 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. Cerca de mil alunos de 22 escolas públicas declamaram poesias e interpretaram textos e letras de música de autoria dos próprios alunos.
Os estudantes tiveram um bate-papo com Alice Ruiz e demonstraram o carinho e admiração pela autora com muitas perguntas. Ao ser questionada sobre qual é o seu texto preferido, Alice foi rápida: “isso só o tempo e os leitores é que dirão. O que importa é algo que é inaugurado em você, ou seja, aquele primeiro trabalho”.

A letra Socorro, escrita por Alice em 1986 e gravada por Arnaldo Antunes foi declamada por uma das alunas presentes. “Este é um texto que consegui representar um sentimento. E depois de tanto tempo, isso me dá a confirmação que atravessou o tempo. Acredito que ‘Socorro’ pode ficar depois de mim”, destacou.

Com o mergulho na produção de Alice Ruiz e diante das novas descobertas, a aluna da Escola Dr. Guimarães Júnior, Yasmin Alves dos Santos, de 14 anos, passou a se encantar com a poesia. Ela, que não conhecia os textos da autora, tornou-se fã. “Conhecemos esse projeto e adoramos. Foi através das poesias de Alice que descobri que gosto de poemas. Não sabia que era capaz de escrever. Quero também ser poeta”, disse. A professora de Yasmin, Elaine Capretez Borges da Silva, foi umas de suas incentivadoras. “Alice é uma artista contemporânea e isso foi muito ao encontro do que os alunos desta geração procuram”, comentou a professora.

Alice Ruiz é poeta e haikaista. Publicou pela primeira vez seus poemas em revistas e jornais culturais. Na década de 80, lançou o livro “Navalhanaliga” e logo depois, a obra “Pelos Pêlos”. Possui 21 livros e ganhou vários prêmios, incluindo o Jabuti de Poesia, de 1989, pelo livro “Vice Versos” e, em 2009, pelo livro “Dois em Um”. Alice Ruiz compõe letras desde os 26 anos. Seu primeiro CD, Paralelas, foi produzido em parceria com Alzira Espíndola com participações de Zélia Duncan e Arnaldo Antunes.

O Combinando Palavras é um projeto promovido pela Fundação do Livro e Leitura em parceria com a Diretoria de Ensino e o Sesc que oferece aos estudantes a possibilidade de terem contato com a obra de grandes escritores nacionais e ainda encontrá-los pessoalmente durante a feira. Além de Alice Ruiz, participam, do projeto Cristovão Tezza, Eliane Brum, Elisa Lucinda, Fernando Bonassi (para a rede estadual de ensino); Mariana Colasanti para os estudantes do ensino municipal e ainda Pedro Bandeira para o Projeto Educandário.

18ª Feira Nacional do Livro - Um dos maiores eventos culturais do país, a Feira Nacional do Livro completa 18 anos e acontece até o próximo domingo (27). Com o tema “As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz”, a programação conta com atividades gratuitas entre salões de ideias, conferências, sessões Clássicos da Minha História, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras.

Neste ano, a programação não só lança diversas novidades, como as Sessões Clássicos da Minha História, conferências com o tema da feira baseadas em livros clássicos e espetáculos musicais inéditos, entre outras. Uma programação bem variada, com cerca de 250 atividades culturais - com atrações para todos os públicos e idades - e participação de grandes estrelas da literatura nacional para Ribeirão Preto.

Homenageados
Como em todos os anos, a Feira do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi Uruguai. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Sérgio Buarque de Holanda; o autor educação é Antonio Candido; a autora infantojuvenil é Marina Colasanti; autor local, Camilo Xavier e a professora homenageada, Heloisa Martins Alves. Como patrono, a direção da feira indicou o advogado Sérgio Roxo da Fonseca.

Realização
O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Alta Mogiana, GasBrasiliano e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia e Gás Brasiliano. Patrocínio Prata Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial e Ribeirão Shopping Patrocínio ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit, Passalacqua e Via Brasil Seminovos. Instituição Cultural Parceira SESC - Serviço Social do Comércio. Parceiro Cultural Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Immaginare Escola de Criação e Design, Santa Helena, Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SESI – Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação e Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto. Apoio Cultural Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Estevan Soares, Heurys Tecnologia, Monreale Hotel - Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, EPTV, Jornal A Cidade, Rádio CBN, G1 e A Cidade On. Apoio Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, Colégio Auxiliadora, OAB, Sincovarp-Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Usina São Martinho, Grupo Utam, IPCCIC - Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Ribeirão Preto Film Comission, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura, Brasil – Governo Federal.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Juliana Castro, Alessandra Rotolo e Julio Fontes (redação@verbo.jor.br ou pauta@verbo.jor.br)
Data de inclusão: 23/05/2018
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada