23/05/2018 - 17:37 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Feira Nacional do Livro traz Cristovão Tezza para o projeto Combinando Palavras
Feira Nacional do Livro traz Cristovão Tezza para o projeto Combinando Palavras - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

Autor da obra “Filho Eterno” recebeu homenagens dos alunos da rede estadual de ensino que lotaram o Theatro Pedro II, nesta terça-feira (22). Cerca de mil alunos de seis escolas públicas da região participaram da atividade
 ...

Ribeirão Preto (SP), 23 de maio de 2018 – Os encontros entre os escritores do projeto Combinando Palavras e os seus leitores: estudantes da rede pública de ensino têm sido um dos momentos mais esperados durante a 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, evento que acontece em Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo, até o próximo domingo (27).

Com o objetivo de contribuir para transformar os números de leitores do país, o projeto é promovido pela Fundação do Livro e Leitura em parceria com a Diretoria de Ensino e o Sesc. Desta vez, o escritor convidado foi Cristovão Tezza, autor de diversas obras que já lhe renderam alguns dos mais importantes prêmios literários. Tezza é considerado pela crítica como um dos escritores que posicionou o romance brasileiro a um novo patamar.

Para conhecer pessoalmente o autor, cerca de mil alunos de seis escolas públicas da região - Ribeirão Preto, Altinópolis, Cravinhos, Serrana, Santa Rosa do Viterbo e São Simão - compareceram ao encontro. Mas eles não apenas vieram participar. Eles leram, fizeram trabalhos e homenagens.

Raissa Carneiro, de 17 anos, aluna da escola Conde Francisco Matarazzo, de Santa Rosa de Viterbo, foi uma das alunas que participou das homenagens ao autor. Através de uma encenação teatral, com música ao vivo e uma bailarina, o grupo de estudantes apresentou um pequeno resumo da obra de Cristovão Tezza, “Filho Eterno”. O livro foi estudado pelos alunos em sala de aula durante este primeiro semestre. “Aprendi muito com este autor”, revela a estudante. Ela conta que conheceu uma realidade de pessoas com deficiências através do seu livro. “Também não podemos deixar de ter carinho por uma pessoa com deficiência”, disse.

Cristovão Tezza é autor de diversas obras que já lhe renderam alguns dos mais importantes prêmios literários. No livro Filho Eterno, o escritor usou a experiência autobiográfica do autor para revelar o trajeto de um personagem, que no caminho da vida do escritor, tem seu primeiro filho portador de Síndrome de Down. O livro foi publicado em 15 países, adaptado para o teatro e virou filme.

Entre as homenagens e bate-papo, Cristovão Tezza deixou um recado aos alunos que querem ser escritores: “mergulhem na leitura e fiquem um tempo sozinhos”. Para ele, a solidão é um ponto positivo e necessária para a leitura. “Para ser escritor é necessário escrever, sem pensar em vaidades. Sobre o ato de escrever, ele mencionou que não dá para pensar se vai dar certou ou não. O escritor também participou de um Salão de Ideias, no período da tarde, no Auditório Meira Júnior.

18ª Feira Nacional do Livro

Um dos maiores eventos culturais do país, a Feira Nacional do Livro completa 18 anos e acontece até o próximo domingo (27). Com o tema “As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz”, a programação conta com atividades gratuitas entre salões de ideias, conferências, sessões Clássicos da Minha História, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras.

Neste ano, a programação não só lança diversas novidades, como as Sessões Clássicos da Minha História, conferências com o tema da feira baseadas em livros clássicos e espetáculos musicais inéditos, entre outras. Uma programação bem variada, com cerca de 250 atividades culturais - com atrações para todos os públicos e idades - e participação de grandes estrelas da literatura nacional para Ribeirão Preto.

Homenageados
Como em todos os anos, a Feira do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi Uruguai. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Sérgio Buarque de Holanda; o autor educação é Antonio Candido; a autora infantojuvenil é Marina Colasanti; autor local, Camilo Xavier e a professora homenageada, Heloisa Martins Alves. Como patrono, a direção da feira indicou o advogado Sérgio Roxo da Fonseca.

Realização
O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Alta Mogiana, GasBrasiliano e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia e Gás Brasiliano. Patrocínio Prata Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial e Ribeirão Shopping Patrocínio ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit, Passalacqua e Via Brasil Seminovos. Instituição Cultural Parceira SESC - Serviço Social do Comércio. Parceiro Cultural Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Immaginare Escola de Criação e Design, Santa Helena, Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SESI – Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação e Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto. Apoio Cultural Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Estevan Soares, Heurys Tecnologia, Monreale Hotel - Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, EPTV, Jornal A Cidade, Rádio CBN, G1 e A Cidade On. Apoio Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, Colégio Auxiliadora, OAB, Sincovarp-Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Usina São Martinho, Grupo Utam, IPCCIC - Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Ribeirão Preto Film Comission, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura, Brasil – Governo Federal.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Juliana Castro, Alessandra Rotolo e Julio Fontes (redação@verbo.jor.br ou pauta@verbo.jor.br)
Data de inclusão: 23/05/2018
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada