23/05/2018 - 18:46 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Zuenir Ventura e Florestan Fernandes Jr. resgatam a história do país a partir do livro “1968 – o Ano que Não Terminou” - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

A Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto promoveu na noite desta terça-feira (22) a conferência com a participação dos jornalistas Zuenir Ventura e Florestan Fernandes Jr, que fizeram um debate inspirado no livro de Zuenir “1968 – O Ano que Não Te ...

Ribeirão Preto (SP), 23 de maio de 2018 – A programação desta última terça-feira (22) da 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto proporcionou um significativo debate através da conferência dos jornalistas Zuenir Ventura e Florestan Fernandes Jr. Inspirada no livro de Zuenir “1968 – O Ano que Não Terminou”, a atividade aconteceu no Theatro Pedro II e provocou reflexões sobre a história do país, a política e o jornalismo.

A conferência foi mediada pela presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Adriana Silva, que deu início à conversa e trouxe como inspiração a série de livros “Histórias do Poder – 100 Anos de Política no Brasil”, escrita por Florestan em parceria com o jornalista Alberto Dines. O jornalista contou um pouco sobre o processo de criação da obra e o que descobriu durante a produção. “Pesquisando a história do Brasil, me deparei com fatos antigos e que hoje se repetem, como uma democracia capenga, desigualdade social, presença dos militares na política etc”, revelou.

Sobre a ditadura, Florestan Fernandes Jr contou algumas passagens que vivenciou e registrou dessa época. “Eu acho que 68 foi um marco na história da juventude brasileira, que ao mesmo tempo se uniu na luta contra a ditadura, mas também teve seu futuro interrompido pelas medidas impostas”, disse.

Para Zuenir, essa época ficou marcada, ao mesmo tempo, por coisas boas e por coisas ruins. Ele lembra que a juventude era alimentada por uma utopia, pelo sentimento de que tudo era possível. “Era uma geração que não conhecia e nem respeitava limites - seja nas ideias, nas suas criações ou na forma de se comportar”, argumentou.

O autor relatou que 1968 também deixou importantes legados, como os movimentos pelos direitos de minorias como negros, homossexuais e mulheres, além da preservação pelo meio ambiente.

Adriana Silva comentou que a plateia da conferência estava formada por basicamente três grupos distintos: “os que vivenciaram o período de 68, os que herdaram lembranças deste ano e os que não tiveram contato com essa época”. A partir desta descrição do perfil do público, os jornalistas contaram as impressões que tiveram daquele momento e como ele impactou suas vidas.

Os dois conferencistas também fizeram uma análise comparativa sobre o comportamento e as atitudes dos jovens de 1968 com os posicionamentos atuais e citaram as diversas manifestações populares conduzidas pela juventude. Um dos principais aspectos comentados foi em relação às formas de comunicação e como as inovações tecnológicas transformaram as relações. “Cada movimento deste, liderado pelos jovens, teve suas próprias características e gerou uma consequência futura”, analisou Florestan Fernandes Jr.

Ao longo da conferência, o público interagiu com os participantes, o que trouxe à tona diversas pautas, com muito debate e reflexão.

18ª Feira Nacional do Livro – Um dos maiores eventos culturais do país, a Feira Nacional do Livro completa 18 anos e acontece até o próximo domingo (27). Com o tema “As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz”, a agenda cultural conta com atividades gratuitas entre salões de ideias, conferências, sessões Clássicos da Minha História, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras. Neste ano, a programação não só lança diversas novidades, como as Sessões Clássicos da Minha História, conferências com o tema da feira baseadas em livros clássicos e espetáculos musicais inéditos, entre outras. Uma agenda bem variada, com cerca de 250 atividades culturais - com atrações para todos os públicos e idades - e participação de grandes estrelas da literatura nacional para Ribeirão Preto.

Homenageados
Como em todos os anos, a Feira do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi Uruguai. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Sérgio Buarque de Holanda; o autor educação é Antonio Candido; a autora infantojuvenil é Marina Colasanti; autor local, Camilo Xavier e a professora homenageada, Heloisa Martins Alves. Como patrono, a direção da feira indicou o advogado Sérgio Roxo da Fonseca.

Realização
O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Alta Mogiana, GasBrasiliano e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia e Gás Brasiliano. Patrocínio Prata Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial e Ribeirão Shopping. Patrocínio ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit, Passalacqua e Via Brasil Seminovos. Instituição Cultural Parceira SESC - Serviço Social do Comércio. Parceiro Cultural Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Immaginare Escola de Criação e Design, Santa Helena, Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SESI – Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação e Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto. Apoio Cultural Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Estevan Soares, Heurys Tecnologia, Monreale Hotel - Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, EPTV, Jornal A Cidade, Rádio CBN, G1 e A Cidade On. Apoio Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, Colégio Auxiliadora, OAB, Sincovarp-Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Usina São Martinho, Grupo Utam, IPCCIC - Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Ribeirão Preto Film Comission, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura, Brasil – Governo Federal.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Juliana Castro, Alessandra Rotolo e Julio Fontes (redação@verbo.jor.br ou pauta@verbo.jor.br)
Data de inclusão: 23/05/2018
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada