Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
  SetaSALA DE IMPRENSA FB
 
 
Release
Bookmark and Share      

23/05/2018 - 20:22 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Pedro Bandeira, Elisa Lucinda e Mary Del Priore participam da agenda da Feira do Livro
Pedro Bandeira, Elisa Lucinda e Mary Del Priore participam da agenda da Feira do Livro - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

A programação desta quinta-feira (24) começa às 8h30 no Teatro Municipal com Salão de Ideias com o escritor Pedro Bandeira e termina com Conferência com a autora Mary Del Priore, na Sala Principal do Pedro II. Todas atividades são abertas e gratuitas ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
Ribeirão Preto (SP), 23 de Maio de 2018 – Na próxima quinta-feira (24), a programação da 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto oferece grandes atrações ligadas à literatura, música, contação de histórias e traz uma sessão especial “Clássicos da Minha História” com Renato Janine Ribeiro, entre várias outras atividades. A agenda da feira começa às 8h30 com o Salão de Ideias de Pedro Bandeira, no Teatro Municipal. O autor sempre participa da Feira do Livro trazendo alegria para milhares de estudantes. Neste encontro, ele conta histórias de sua vida e como se apaixonou pelo mundo da literatura. A atividade é fechada para escolas e a participação deverá ser agendada pelo telefone (16) 3977-9117.

Às 9h e às 14h30 acontece o Salão de Ideias Sofia Pipa Bailarina - Arte e Ciência de um Brinquedo, com Solange Silveira, na Biblioteca Padre Euclides. Às 10h, no Auditório Pedro Paulo da Silva do Centro Cultural Palace, os autores André Oliveira e Arnaldo Junior fazem o lançamento do livro \"O Maior Campeonato de Todos os Tempos\".

Entre os destaques da programação preparada pelo Sesc está o Espetáculo de Teatro “Cordel do Amor Sem Fim” com a Trupe Sinhá Zózima, às 9h, às 13h e às 16h. A peça, que narra histórias do universo interiorano, será apresentada dentro de um ônibus itinerante, com saída na Rua Duque de Caxias, próximo ao Theatro Pedro II. Já a oficina “Narrativas Poéticas e Isogravura” com Roni Cássio, acontece das 9h às 13h, no Gabinete de Curiosidades e Habilidades do Sesc, na Esplanada do Pedro II.

Às 10h30, a feira recebe o autor Renato Janine Ribeiro para a Sessão Clássicos da Minha História com o tema “Augusto Matraga, a Salvação pelo Porrete, da obra Sagarana de Guimarães Rosa, no Auditório Meira Júnior. O ex-Ministro da Educação é professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo. Autor de livros como A Sociedade contra o Social: o Alto Custo da Vida Pública no Brasil (Prêmio Jabuti de Ensaio, 2001), Ao Leitor sem Medo – Hobbes escrevendo contra seu Tempo, A Boa Política, A Pátria Educadora em Colapso, entre outros.

A tarde as atrações não param. Logo às 14h, acontece a apresentação musical \"Aquarela Musical e Coro Juvenil\", com Snizhana Drahan e Bogdan Dragan, na Sala Principal do Theatro Pedro II. Às 14h30, no mesmo local, acontece o Salão de Ideias Reedição do Parlamento Estudantil, sobre a Obra do Uruguaio Eduardo Galeano. Participam – Sérgio Roxo, Feres Sabino, Sidnei Beneti, Rui Flávio Chúfalo, Guião e Vicente Golfeto com presença de alunos e ex-alunos da Escola Estadual Otoniel Mota.

Às 16h30, a Fundação do Livro e Leitura e o Sesc trazem Salão de Ideias com Elisa Lucinda no Auditório Meira Júnior. A escritora também participa neste dia como o projeto Combinando Palavras. Poeta, atriz, jornalista, professora e cantora, Elisa Lucinda é uma das autoras que mais vendem no Brasil. A carismática autora, que, nas palavras de Nélida Piñon, “tem a linguagem em chamas”, possui 17 livros publicados, dentre os quais a Coleção Amigo Oculto, de livros infantojuvenis, que lhe rendeu, em 2002, o prêmio Altamente Recomendável (FNLIJ) por A Menina Transparente. A multiartista encena e circula sua obra pelos palcos brasileiros e estrangeiros. Seu primeiro romance Fernando Pessoa, o Cavaleiro de Nada, uma biografia do poeta, foi finalista no Prêmio São Paulo de Literatura 2015. Em novembro de 2017, lançou o livro de poesia Vozes Guardadas. Sua mais recente peça A Paixão Segundo Adélia Prado reabriu o Teatro da Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema (RJ). Hoje, ela é uma das protagonistas da peça L´O Musical –. em turnê.

Encerrando o dia acontece às 19h30, na sala principal do Theatro Pedro II, a Conferência com a escritora Mary Del Priore. Ela é autora de 49 livros de História do Brasil, vencedora de mais de 20 prêmios literários nacionais e internacionais, inclusive três Jabutis.

OUTRAS ATIVIDADES DO DIA

OBS.: Todos os eventos são gratuitos. Nos espaços sujeitos à lotação, os participantes devem retirar uma senha com uma hora de antecedência. Nos demais locais, a entrada será feita por ordem de chegada.

Ciclo de Palestras/Comad
Local: Sincovarp | Auditório

9h - Roda de Conversa sobre Drogas – Dário Teófilo

14h - Um Dia de Sobriedade - Nilton Carvalho

10h | Contação de História Quando me Descobri Negra (atividade Sesi)
Local: Estande Fundação | Espaço do Leitor
Jogos Contra o Preconceito (tabuleiro, quebra-cabeça, jogo da memória e batata-quente). As atividades fazem parte do projeto “O essencial é invisível aos olhos”, elaborado pelos alunos do 8º ano do SESI 259. Ainda nesse projeto, os alunos apresentam uma contação de história baseada no livro Quando me Descobri Negra, da autora Bianca Santana (editora SESI-SP).

10h | Salão de Ideias/Acirp Grandes Empreendedores na Visão do Biógrafo | Cristiane Correa
Local: Acirp | Auditório

A jornalista Cristiane Correa é autora do livro Sonho Grande – sobre os empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira (ABInbev, Lojas Americanas, Burger King e Kraft Heinz) – obra lançada em mais seis países. O segundo livro da autora, Abilio – Determinado, Ambicioso, Polêmico, trata da vida do empresário brasileiro, Abilio Diniz. Seu trabalho mais recente é Vicente Falconi – O que Importa é Resultado. Os três bestsellers já venderam mais de 550 mil exemplares. A escritora trabalhou por 12 anos na revista Exame e foi eleita pela revista Época como uma das personalidades mais influentes do Brasil. As inscrições devem ser feitas pelo site: www.acirp.com.br.

10h e 14h | Espetáculo de Teatro Infantil Felpo Filva [Marat Descartes e Gisele Calazans] - (atividade Sesc)
Local: Tenda Sesc

Com direção de Claudia Missura, a adaptação para teatro do livro homônimo de Eva Furnari, Felpo Filva coloca em cenaum “coelho com vida de ostra”, poeta solitário e recluso, famoso por versos que levariam até os mais otimistas à depressão.

12h | Intervenção Teatro Lambe-Lambe [Cia Teatro de Caixeiros] – (atividade Sesc)

Local: Esplanada do Theatro Pedro II

Intervenção coletiva de teatro lambe-lambe em que o público pode transitar por diversas caixas e assistir diferentes histórias contadas por meio de técnicas de teatro de animação. O teatro lambe-lambe é uma linguagem de formas animadas que ocupa um espaço cênico em escalas reduzidas, confinado em uma caixa de dimensões mínimas.

14h às 18h | Oficina Moscas Inconclusas [Rafa Carvalho e Fabiano Carriero] – (atividade Sesc)
Local: Esplanada Theatro Pedro II | Gabinete de Curiosidades e Habilidades

Uma ação poética que faz referência ao efêmero, aos poemas escritos em guardanapos de papel. Nela, os mediadores compreendem poesia como presença e transcendência, e valem-se de palavras e imagens, como linguagens artísticas para expressá-la. O público é convidado a se expressar da mesma forma e tem seus escritos expostos em um varal.

14h | Apresentação Artística [Gustavo Molinari]
Local: Centro Cultural Palace – Auditório Pedro Paulo da Silva

14h30 | Salão de Ideias Escritora Auta de Souza [ Paulo Finotti, José Carlos Barbosa, Paulo Sérgio e Marcos Campos Bakhy]

A poetisa brasileira Auta de Souza viveu entre os anos de 1876 a 1901. Trata-se da maior poetisa mística do Brasil da segunda geração romântica. É autora de Horto. Debatedores: Paulo Finotti, químico industrial, professor universitário, é presidente da Sociedade de Defesa Regional do Meio Ambiente/RP. José Carlos Barbosa é escritor, jornalista e autor dos livros: Coisas de Botecos, Coisas de Boteco 2, Zumbi dos Palmares, Coisas de Boteco 3, Eu Me Vi Morrendo, Coisas de Boteco 4 e Nego Véio. Paulo Sérgio, formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Unaerp. É jornalista da Ordem dos Velhos Jornalistas de Ribeirão Preto. Marcos Campos Bakhy é cantor, compositor, multi-instrumentista, professor de música, diretor musical da Cia. Lúdicos de Teatro na cidade de São Paulo.

14h30 Espetáculo Teatral - O Menino que Descobriu as Palavras e o Encantamento das Histórias [Escola Espaço Livre Monte Azul]

Local: Centro Cultural Palace | Galeria dos Grafites

Apresentação dos alunos de 1º ao 8º Ano do projeto Oficina de Ideias, da Escola Espaço Livre Monte Azul, com organização da professora e escritora infantil Rose

Lee Sant’Anna. Os alunos abordam textos, personagens e autores da literatura infantil – envolvendo caracterização de personagens, dramatização, declamação, música e dança. Rose Lee tem cinco livros publicados: Zooletrando de A a Z, Essa tal Ortografia, Construindo a Identidade, Borboletinha Encantada e Monólogo de uma Bruxa de Sucesso. Assina o espaço Sobre Leitura e Literatura e a coluna Rabiscos Urbanos no Jornal A Comarca de Monte Azul Paulista.

14h30 | Espetáculo Teatral Infantil Amigos do Meio Ambient [Ambient]

Local: Teatro Municipal

Teatro de Bonecos que fala sobre a importância da preservação da natureza e como o tratamento da água e esgoto é fundamental para nossa vida. A história mostra a jornada de um garotinho, que através de novos amigos, aprende a cuidar melhor de sua cidade respeitando o meio ambiente.

14h30 | Projeto Étnico Cultural (Sesi )
Local: Estande Fundação | Espaço do Leitor

Apresentação de dança e atividade artística sobre as culturas, manifestações, costumes, religiosidade e influências na formação da cultura brasileira, com alunos do Ensino Fundamental I do Sesi. Também haverá dramatização baseada no livro

A Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado.

15h30 | Bate-Papo Música e Texto para Jovens e Crianças [Marcelo Romagnolli e Tata Fernandes] – (atividade Sesc)

Local: Tenda Sesc

Ação formativa para promover a reflexão e o pensamento crítico acerca da criação teatral. O encontro traça um panorama de obras voltadas ao universo infantil e jovem que dialogam literatura e música, para falar do desafio que é contar um enredo utilizando a música como elemento cênico essencial à dramaturgia e não somente a serviço dela. A atividade será acessível em Libras.

17h | Premiação Concurso de Poesias Carlos Drummond de Andrade

E.E. Thomaz Alberto Whately
Local: Centro Cultural Palace | Auditório Pedro Paulo da Silva

A 15ª edição do Concurso de Poesias Carlos Drummond de Andrade é organizado pela Escola Estadual “Dr. Thomaz Alberto Whately” e visa exclusivamente a participação de alunos. Neste ano também acontece a 4ª edição do Concurso Todo Aquele que Sente, Escreve - destinado a professores e funcionários da escola. Os

dois concursos têm como objetivo fomentar a leitura e escrita da comunidade escolar.

17h | Espetáculo O Cabaré das Martas [Cia Las Martas] – (atividade Sesc)

Local: Esplanada do Theatro Pedro II

Mulheres lindas, talentosas e habilidosas apresentam um espetáculo em que o glamour não é sofisticado, mas sim humano e muito bem humorado.

São mulheres latinas, que assumem o comando em diferentes números de malabarismo com claves, bolas de rebote e acrobacias, costurados por música ao vivo, gags cômicas e dança.

18h | Salão de Ideias Aridez versus Umidade: Desilusões e Esperanças perante a Questão Ambiental [Perci Guzzo e Gilberto Andrade de Abreu]

Lançamento Livro - Prefiro Onde o Verde Prevalece [Perci Guzzo]

Local: Centro Cultural Palace - Auditório 1º andar

Perci Guzzo escreve para jornais sobre a questão ambiental. Graduado em Ecologia

pela Unesp, tem mestrado em Geociências e Meio Ambiente. É coautor da cartilha Vamos Arborizar Ribeirão Preto. Autor de Mais Céu e do álbum Nossas Marchas até Hoje são Motivo de Alegria. Gilberto Andrade de Abreu é doutor em Educação pela Unicamp, professor universitário e escritor. É autor de nove livros entre poemas, contos, romances e ensaios, além de letrista de MPB. Foi Secretário da Cultura e duas vezes do Meio Ambiente, além de duas Legislaturas na Câmara Municipal de Ribeirão Preto.

19h | Salão de Ideias - Pricila Brum
Local: OAB

Médica formada pela Uniderp- Anhanguera com residência em Psiquiatria no Hospital Regional de Presidente Prudente e em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela FMRP-USP. É psiquiatra infantil, especialista em Neuroapredizagem e na área de infância e adolescência. Pós-graduada em Neuroaprendizagem.

19h30 | Salão de Ideias/Unaerp - Descolonização da Mente [Nando Araújo]

Local: Centro Cultural Palace | Auditório Pedro Paulo da Silva

Filósofo, músico, professor, Nando Araújo traz uma reflexão sobre a vida em um mundo cada vez mais regido pelo pensamento unidimensional e pelas diversas formas de carências que permeiam a existência humana. Um debate sobre a busca por uma educação para a liberdade.

19h30 | Sarau Artístico [Centro Educacional Marista Ir. Rui]

Local: Biblioteca Altino Arantes | Jardim

Apresentado por adolescentes em formação pelo Centro Educacional Marista Ir. Rui, o sarau promoverá atividades que abordam o tema Linguagem Verbal e Não Verbal como Superação da Violência. A atividade contará com interpretação de musicais, peças de teatro, declamações de poemas e textos produzidos pelos próprios alunos e também outros de autores literários, além de danças e dublagens. O trabalho do Centro Educacional tem o objetivo de contribuir para a formação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. A Rede Marista de Solidariedade é composta por 24 unidades sociais no Brasil, atendendo a 16 mil estudantes.


18ª Feira Nacional do Livro

Um dos maiores eventos culturais do país, a Feira Nacional do Livro completa 18 anos e acontece entre os dias 20 a 27 de maio de 2018. Com o tema “As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz”, a programação conta com atividades gratuitas entre salões de ideias, conferências, sessões Clássicos da Minha História, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras.

Neste ano, a programação não só lança diversas novidades, como as Sessões Clássicos da Minha História, conferências com o tema da feira baseadas em livros clássicos e espetáculos musicais inéditos, entre outras. Uma programação bem variada, com cerca de 250 atividades culturais - com atrações para todos os públicos e idades - e participação de grandes estrelas da literatura nacional para Ribeirão Preto.

Homenageados
Como em todos os anos, a Feira do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi Uruguai. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Sérgio Buarque de Holanda; o autor educação é Antonio Candido; a autora infantojuvenil é Marina Colasanti; autor local, Camilo Xavier e a professora homenageada, Heloisa Martins Alves. Como patrono, a direção da feira indicou o advogado Sérgio Roxo da Fonseca.

Realização
O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Alta Mogiana, GasBrasiliano e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia e Gás Brasiliano. Patrocínio Prata Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial e Ribeirão Shopping Patrocínio ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit, Passalacqua e Via Brasil Seminovos. Instituição Cultural Parceira SESC - Serviço Social do Comércio. Parceiro Cultural Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Immaginare Escola de Criação e Design, Santa Helena, Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SESI – Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação e Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto. Apoio Cultural Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Estevan Soares, Heurys Tecnologia, Monreale Hotel - Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, EPTV, Jornal A Cidade, Rádio CBN, G1 e A Cidade On. Apoio Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, Colégio Auxiliadora, OAB, Sincovarp-Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Usina São Martinho, Grupo Utam, IPCCIC - Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Ribeirão Preto Film Comission, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura, Brasil – Governo Federal.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.



Atendimento à Imprensa

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Juliana Castro, Alessandra Rotolo e Julio Fontes (redação@verbo.jor.br ou pauta@verbo.jor.br)
Data de inclusão: 23/05/2018
Fone: (16) 36108659
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada
Empresa: #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Cidades][Eventos][Geral]
Este Release foi visto 273 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
 
 
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.