Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
  SetaSALA DE IMPRENSA FB
 
 
Release
Bookmark and Share      

25/05/2018 - 17:20 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Penúltimo dia da Feira Nacional do Livro traz Luiz Rufatto, Viviane Mosé e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto
Penúltimo dia da Feira Nacional do Livro traz Luiz Rufatto, Viviane Mosé e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

Programação deste sábado, 26 de maio, oferece bate-papo, contação de histórias, lançamento de livro, teatro, sarau, oficina, música e discussões sobre feminismo, hip-hop e comportamento. Todas as atividades são gratuitas e abertas à toda a população. ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
Ribeirão Preto (SP), 25 maio de 2018 – A 18ª da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto traz uma programação recheada para adultos e crianças no próximo final de semana. Neste sábado (26/5), a programação apresenta nomes importantes do cenário cultural, entre eles o escritor e colunista do jornal El Pais, Luiz Rufatto; o cantor Rashid e o MC e poeta Renan Inquérito; a psicóloga, psicanalista, filósofa e poeta, Viviane Mosé, além da apresentação da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, que encerra a noite.

A agenda de salão de ideias começa às 10h, na Tenda SESC, com o bate-papo sobre a leitura como processo de formação crítica do indivíduo, tendo como base o livro A Leitura, outra Revolução, da escritora argentina María Teresa Andruetto, lançado pelas Edições Sesc São Paulo. O escritor Luiz Rufatto estará às 10h30, no Auditório Meira Júnior (Theatro Pedro II), para o lançamento do livro A Cidade Dorme. O autor é ganhador dos prêmios APCA, Jabuti, Machado de Assis, Casa de las Américas (Cuba) e Hermann Hesse (Alemanha).

O debate sobre feminismo tem horário marcado nesta 18ª edição da Feira do Livro: às 14h, no Auditório Meira Júnior (Theatro Pedro II), com as escritoras Cristiane Sobral e Giovana Madalosso para um bate-papo na sessão \"As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz do Feminismo\", com uma abordagem sobre igualdade de direitos, busca por respeito às mulheres e um basta à violência. A autora Antonia Pellegrino não participará mais do debate, por imprevistos em sua agenda profissional.

No período da tarde, Rashid e Renan Inquérito se encontram às 16h30 para uma conversa sobre hip-hop, literatura e educação, no Auditório Meira Júnior (Theatro Pedro II). Rashid é cantor e reconhecido no Rap nacional por sua lírica diferencia: neste ano lançou seu primeiro livro \"Ideias que Rimam Mais que Palavras\". Renan Inquérito é MC, poeta, compositor, professor doutorando em Geografia e arte-educador. Possui parcerias com Emicida, Ellen Oléria, Arnaldo Antunes, DJ KL Jay, Sergio Vaz, Marcelino Freire, Natiruts, Tulipa Ruiz, Rashid e Zeca Baleiro. Publicou três livros: Poucas Palavras, Poesia Pra Encher a Laje e Literatura Ostentação além de ser compositor da trilha sonora original do filme Triunfo.

Às 18h, a psicóloga e psicanalista Viviane Mosé participa da Conferência, no Theatro Pedro II, refletindo sobre o comportamento feminino e questões que envolvem a sociedade. Viviane Mosé é especialista em elaboração e implementação de políticas públicas pela UFES, mestre e doutora pela UFRJ, autora de \"Stela do Patrocínio, Reino dos Bichos e Animais é o meu Nome\", \"O Homem que Sabe\", \"Nietzsche e a Grande Política da Linguagem\"; \"Toda Palavra\" e \"Escola e os Desafios Contemporâneos\".

A programação deste sábado é encerrada com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, às 20h30, no Theatro Pedro II. Fundada em 1921, a Orquestra é mantida desde 1938 pela Associação Musical de Ribeirão Preto. Realiza concertos itinerantes com apresentações em diversas cidades brasileiras, além de se apresentar com orquestra completa ou grupos de instrumentos de cordas, madeiras ou metais, em asilos, hospitais, praças, escolas e em eventos em geral. A OSRP também atua no trabalho social com o projeto Tocando a Vida, que oferece aulas para alunos da rede pública municipal de ensino em bairros da periferia de Ribeirão Preto e atende mais de 500 crianças com aulas de violino, viola, violoncelo e contrabaixo, flauta doce e canto coral.

Destaques para as Crianças - O Sesc traz uma programação recheada neste sábado: das 12h às 14h, uma trupe de palhaços piratas estará na Esplanada do Theatro Pedro II para uma viagem literária com Rué La Companhia que apresenta o espetáculo Navegantes. Na sequência, às 14h, no mesmo local, o grupo Bicho de Chita realiza uma oficina para crianças e adultos que poderão aprender a confeccionar brinquedos populares. Também às 14h, o Grupo Meia Dúzia de 3 ou 4 apresenta o show \"Tá na Hora de Dormir\", que utiliza recursos narrativos incomuns, dispensando o uso excessivo de estímulos visuais e sonoros e propiciando momentos de silêncio e contemplação sem abandonar o bom humor e a criatividade. Ainda às 14h, as crianças poderão conferir a apresentação teatral \"Desventuras de um Quixote, em Terras de um País Qualquer ou Nenhum\", com a Cia. A DitaCuja, na Praça Carlos Gomes, entre outras atividades.

OUTRAS ATIVIDADES DO DIA

OBS> Todos os eventos são gratuitos. Nos espaços sujeitos à lotação, os participantes devem retirar uma senha com uma hora de antecedência. Nos demais locais, a entrada será feita por ordem de chegada.

9h às 13h - Oficina Bonecos de Corda [Paulo Farah] – (atividade Sesc)

Local: Esplanada Theatro Pedro II | Gabinete de Curiosidades e Habilidades

Nesta oficina, crianças e adultos terão contato com o lado lúdico da cultura brasileira para confeccionar brinquedos populares - como bonecos de corda e animais de chita - com técnicas simples e materiais acessíveis.

9h - Lançamento de Livro Escritores de Futuro | Vol. 2

[Secretaria Municipal de Educação e Jornal Tribuna Ribeirão]

Local: Auditório da FAAP

A Secretaria Municipal da Educação em parceria com o Jornal Tribuna Ribeirão lança o 2º volume do livro Escritores do Futuro. São 197 textos entre poemas, trovas, crônicas e artigos de opinião. Temas como bullying, meio ambiente, família, felicidade e tantos outros imprimem a riqueza de sentidos produzidos pelos alunos por meio da escrita. O livro foi organizado pela professora Valéria Fernandes Turci e é resultado do trabalho desenvolvido pelos professores de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino. O projeto completa dez anos e estimula o processo
de leitura e a produção textual.

9h30 - Salão de Ideias | Lançamento da Coleção Café com Açúcar [Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa, Sandra R. Molina e Adriana Silva – autoras e Marcos Landell, Dulce Neves e Luciana Rodrigues - organizadores]
Local: Centro Cultural Palace | Auditório Pedro Paulo da Silva

A coleção Café com Açúcar reúne textos que percorrem a história dessas duas plantas e suas relações com a vida cultural, econonômica e social do Brasil, com destaque para o interior do estado de São Paulo e, em especial, a cidade de Ribeirão Preto. A partir da história, as autoras jogaram luzes nos personagens. Dos Reis do Café, aos líderes do Proálcool, com paradas para narrativas sobre o cotidiano nas fazendas e nas usinas, as obras humanizam um importante trajeto da história do Brasil.

10h - Oficina Geotintas [Amaeco] e Doação de Mudas [Macboot]

Local: Praça do Leitor

Ministrada por um educador ambiental e um arte-educador, ambos associados da Amaeco (Associação Amigos do Meio Ambiente e da Ecologia), a oficina vai produzir Geotintas para produções artísticas em papel. No local, também haverá uma ação da empresa Macboot com distribuição de cerca de 200 mudas.

10h30 | Cortejo
Encantadores de Histórias [Núcleo de Contadores de Histórias da Fundação do Livro e Leitura]
Local: Praça do Leitor
O cortejo Encantadores de Histórias foi inspirado em obras de Marina Colasanti. É uma atividade do Núcleo de Contadores de Histórias, projeto permanente da Fundação do Livro e Leitura, com coordenação da atriz e contadora de histórias, Míriam Fontana. O cortejo chegará cantando e percorrerá a Praça do Leitor. Uma experiência de contação de histórias que reúne cortejo, estandarte e a magia literária numa manifestação artística de rua.

14h às 18h - Oficina Bicho de Chita [Paulo Farah] – (atividade Sesc)

Local: Esplanada Theatro Pedro II Gabinete de Curiosidades e Habilidades

Nesta oficina, crianças e adultos vão confeccionar brinquedos populares - como bonecos de corda e bicho de chita - com técnicas simples e materiais acessíveis.

14h | Apresentação Artística
Coral Memorie d´Italia [Participação do Maestro Alexandre Mazer]

14h30 Apresentação Artística
Mineiridades [Academia Paraisense de Cultura]
Local: Centro Cultural Palace | Auditório Pedro Paulo da Silva

15h30 | Intervenção de Dança
3 ao Quadrado [Cia. Eclipse]
Local: Esplanada do Theatro Pedro II
Nove B-Boys batalham ao som de um DJ, animados por um MC, realizando movimentos acrobáticos que serão avaliados pela plateia. Em seguida, o público pode experimentar os passos em uma jam com os artistas, como numa festa de hip hop.

17h | Sarau das Pretas [Jô Freitas, Débora Garcia, Elizandra Souza, Thata Alves e Thaissol]
Local: Esplanada do Theatro Pedro II
Quatro artistas negras que com suas poesias e seus corpos propõem reflexões sobre o feminino, cultura e ancestralidade negra.

16h | Oficina de Músicas Latino-Americanas [Unaerp]
Local: Estande Fundação | Espaço do Leitor
O curso de Licenciatura em Música da Unaerp propõe nesta oficina, voltada para crianças e jovens, um repertório de canções latino-americanas. A atividade conta com participação de alunos da Unaerp, conduzidos pela professora Erika de Andrade e Silva, coordenadora do curso de Licenciatura em Música.

17h | Salão de Ideias
Psiquiatria: Tragédias e Artes
[Daniela Arbex e Norberto Garcia-Cairasco]
Local: Centro Cultural Palace | Auditório Pedro Paulo da Silva
Os debatedores vão apresentar a Psiquiatria nos tempos dos hospícios, manicômios ou hospitais psiquiátricos. Daniela Arbex é repórter especial do jornal Tribuna de Minas.

18h | Apresentação Musical
[ElasElis]
Local: Estande Fundação | Espaço do Leitor
Grupo formado por quatro amigas que pesquisam o repertório de Elis Regina e promovem releituras das canções.


18ª Feira Nacional do Livro

Um dos maiores eventos culturais do país, a Feira Nacional do Livro completa 18 anos e acontece entre os dias 20 a 27 de maio de 2018. Com o tema “As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz”, a programação conta com atividades gratuitas entre salões de ideias, conferências, sessões Clássicos da Minha História, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras.

Neste ano, a programação não só lança diversas novidades, como as Sessões Clássicos da Minha História, conferências com o tema da feira baseadas em livros clássicos e espetáculos musicais inéditos, como também valoriza atividades que são conhecidas pelos participantes, como os salões de ideias, contações de histórias, palestras, oficinas, performances, entre outras. Uma programação bem variada, com cerca de 250 atividades culturais - com atrações para todos os públicos e idades - e participação de grandes estrelas da literatura nacional para Ribeirão Preto.

Homenageados
Como em todos os anos, a Feira do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi Uruguai. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Sérgio Buarque de Holanda; o autor educação é Antonio Candido; a autora infantojuvenil é Marina Colasanti; autor local, Camilo Xavier e a professora homenageada, Heloisa Martins Alves. Como patrono, a direção da feira indicou o advogado Sérgio Roxo da Fonseca.

Realização
Patrocínio Ouro Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia e Gás Brasiliano. Patrocínio Prata Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial e Ribeirão Shopping. Patrocínio ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit, Passalacqua e Via Brasil Seminovos.Instituição Cultural Parceira SESC – Serviço Social do Comércio. Parceiro Cultural Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Immaginare Escola de Criação e Design, Santa Helena, Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SESI – Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação e Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto. Apoio Cultural Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Estevan Soares, Heurys Tecnologia, Monreale Hotel - Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, EPTV, Jornal A Cidade, Rádio CBN, G1 e A Cidade On

Apoio Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Teatro Municipal de Ribeirão Preto , Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, Colégio Auxiliadora, OAB, Sincovarp-Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Usina São Martinho, Grupo Utam, IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Ribeirão Preto Film Comission, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal , Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura, Brasil – Governo Federal.


Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Juliana Castro e Alessandra Rotolo (pauta@verbo.jor.br redação@verbo.jor.br)
Data de inclusão: 25/05/2018
Fone: (16) 36108659
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada
Empresa: #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Cidades][Eventos][Geral]
Este Release foi visto 296 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
 
 
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.