25/05/2018 - 19:32 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Feira Nacional do Livro trouxe conferência com Mary Del Priore e Pedro Bandeira
Feira Nacional do Livro trouxe conferência com Mary Del Priore e Pedro Bandeira - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

Falando sobre seu livro Histórias da Gente Brasileira, Mary Del Priore contou diversas passagens do desenvolvimento da sociedade brasileira e fez reflexões junto com o escritor Pedro Bandeira sobre educação, política e valorização cultural
 ...

Ribeirão Preto (SP), 25 de maio de 2018 – Trazendo uma programação diversificada, a 18ª Feira do Livro de Ribeirão Preto tem as conferências realizadas no Theatro Pedro II como destaque da agenda de todas as noites, com a presença de grandes nomes da literatura nacional. Nesta quinta-feira (24), foi a vez de receber a escritora e professora, Mary Del Priore, que trouxe um pouco da experiência adquirida registrando a história do Brasil. A conferência contou com uma surpresa para plateia: a convite da própria conferencista, o escritor Pedro Bandeira se juntou a ela para contribuir com a conversa.

A autora falou sobre seu livro Histórias da Gente Brasileira, relembrando como a sociedade era constituída antigamente e como ela se desenvolveu. “Eu acho importante relembrar esses aspectos, principalmente em sala de aula, para mostrar aos nossos jovens como era a vida antes e como a sociedade evoluiu”, disse. “Esse livro é dirigido a professores e alunos e tem como principal objetivo incentivar as pessoas a gostarem mais de histórias”.

Pedro Bandeira complementou dizendo que os alunos precisam estar melhor informados e ter um contato mais profundo com as histórias do país, pois assim estarão preparados para enfrentar o futuro. “Livros como este da Mary são importantes por retratar toda essa história com uma linguagem simples e envolvente, o que facilita a aproximação de todos os públicos”, afirmou.

Um dos momentos mais marcantes da conferência foi quando uma participante da plateia se levantou para dizer como acompanhou durante muito tempo a carreira da escritora Mary Del Priore. Nas palavras dela, a escritora revolucionou a forma de contar histórias cotidianas, vencendo barreiras e superando desafios.

Em seguida, os escritores aproveitaram para realizar um momento de interação com o público, respondendo a perguntas e inserindo novos assuntos no debate, dentre eles política, cultura, comunicação, entre outros.

18ª Feira Nacional do Livro

Um dos maiores eventos culturais do país, a Feira Nacional do Livro completa 18 anos e acontece até o próximo domingo (27). Com o tema “As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz”, a programação conta com atividades gratuitas entre salões de ideias, conferências, sessões Clássicos da Minha História, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras.

Neste ano, a programação não só lança diversas novidades, como as Sessões Clássicos da Minha História, conferências com o tema da feira baseadas em livros clássicos e espetáculos musicais inéditos, entre outras. Uma programação bem variada, com cerca de 250 atividades culturais - com atrações para todos os públicos e idades - e participação de grandes estrelas da literatura nacional para Ribeirão Preto.

Homenageados
Como em todos os anos, a Feira do Livro egahomenagem a um país – e o escolhido foi Uruguai. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Sérgio Buarque de Holanda; o autor educação é Antonio Candido; a autora infantojuvenil é Marina Colasanti; autor local, Camilo Xavier e a professora homenageada, Heloisa Martins Alves. Como patrono, a direção da feira indicou o advogado Sérgio Roxo da Fonseca.

Realização
O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Alta Mogiana, GasBrasiliano e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia e Gás Brasiliano. Patrocínio Prata Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial e Ribeirão Shopping Patrocínio ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit, Passalacqua e Via Brasil Seminovos. Instituição Cultural Parceira SESC - Serviço Social do Comércio. Parceiro Cultural Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Immaginare Escola de Criação e Design, Santa Helena, Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SESI – Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação e Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto. Apoio Cultural Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Estevan Soares, Heurys Tecnologia, Monreale Hotel - Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, EPTV, Jornal A Cidade, Rádio CBN, G1 e A Cidade On. Apoio Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, Colégio Auxiliadora, OAB, Sincovarp-Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Usina São Martinho, Grupo Utam, IPCCIC - Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Ribeirão Preto Film Comission, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura, Brasil – Governo Federal.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Juliana Castro, Alessandra Rotolo e Julio Fontes (redação@verbo.jor.br ou pauta@verbo.jor.br)
Data de inclusão: 25/05/2018
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada