25/05/2018 - 20:09 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Feira do Livro realiza atividades voltadas à conscientização ambiental
Feira do Livro realiza atividades voltadas à conscientização ambiental - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

Oficinas ecológicas, teatro, atitude ambiental e doação de mudas fazem parte da programação da 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece de 20 a 27 de maio
 ...

Ribeirão Preto (SP), 25 de maio de 2018 - Cultura, leitura, educação e conscientização social e ambiental são compromissos da 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. O evento começou no último domingo (20) e vai até o dia 27 de maio, em Ribeirão Preto (SP), com cerca de 250 atividades culturais, totalmente gratuitas e abertas à população. Com a intenção de incentivar as boas práticas e criar um ambiente agradável e organizado ao público que circula pela Praça XV, Praça Carlos Gomes, Esplanada do Theatro Pedro II e arredores do evento, foi instalado um container para descarte correto de resíduos eletrônicos, além de latões de lixo identificados e equipe de limpeza para a coleta e separação dos materiais. Posteriormente, o que for coletado receberá o devido destino através da Recicla Bytes, parceira da Fundação do Livro e Leitura. Durante a feira, moradores da cidade podem descartar televisões e rádios antigos, celulares, computadores, impressoras, baterias, entre outros equipamentos eletrônicos.

De acordo com a gerente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Gislaine Oliveira, a feira vem mantendo a consciência ambiental e social há várias edições e, nos últimos anos, incrementou seu compromisso com a sociedade, de forma a promover a educação e a prática nestes quesitos. “Acreditamos que é pelo exemplo que vamos incorporar o hábito de novas posturas com ganho social e ambiental. A feira tem feito esse papel plantando uma semente a cada edição, para que tenhamos frutos no futuro”, expressa.

Atividades educativas

A programação da Feira do Livro também traz atividades educativas, palestras, lançamentos de livros, doação de mudas pela empresa Macboot e até apresentação teatral com foco nos temas relacionados à educação ambiental.

No primeiro dia da feira (20), a Amaeco (Associação Amigos do Meio Ambiente e da Ecologia) realizou a oficina de Geotintas, que ensina a produção de tintas ecológicas a base de água, terra e cola branca, além da aplicação artística em papel ou cartolina com uso de pincéis. Para o professor responsável e criador do projeto, Marcos Tinoco, a atividade de cunho ambiental para o público infantil desenvolve a criatividade, já que possui caráter ecológico, lúdico e pedagógico. “As crianças costumam fazer desenhos voltados à natureza, porque utilizamos materiais como serragem, terra e pó de café – todos biodegradáveis”, destaca.

O bancário Roberto Lisboa aprovou a iniciativa. Ele é pai do garoto João Vitor Ferreira Lisboa, de 3 anos, que participou da atividade. “Foi muito interessante, porque meu filho viu algo fora da tecnologia”. O pai também destacou que o contato com os materiais naturais da oficina proporcionou ao público infantil um acesso fácil a esse tipo de arte. “O bom é que são materiais que temos em casa. Podemos agora inentivá-lo a entender mais sobre a preservação do meio ambiente”.

Julia Itie Sakamoto, de apenas 8 anos, gostou de trabalhar com elementos da natureza. “Eu desenhei uma árvore, porque sem ela não tem vida e são elas que nos trazem as flores. Davi Andrade Ferreira, 6 anos, também gostou de participar. “Adoro pintar e nunca tinha visto tinta da terra”, citou.

Na quinta-feira (24), o público pôde assistir ao espetáculo teatral promovido pela empresa Ambient Serviços Ambientais de Ribeirão Preto, que realiza o tratamento e destino final do esgoto de Ribeirão Preto, uma das patrocinadoras do evento. O teatro de bonecos foi apresentado às 14h30, no Teatro Municipal e trouxe um alerta ao público sobre a importância da preservação da natureza, mostrando como o tratamento de água e esgoto é fundamental.

A história narrou a jornada de um garotinho, que através dos novos amigos, aprende a cuidar melhor de sua cidade, respeitando o meio ambiente. Para Paulo Henrique Queiroz Oliveira, responsável pelo departamento de marketing da empresa, através da literatura é possível educar não só as crianças, mas uma população inteira. “Ribeirão Preto já é uma cidade diferenciada, pois a sua população lê mais que a média brasileira. A Feira do Livro acaba estimulando este conhecimento através das crianças que cobram seus pais em casa, inclusive nas questões ambientais\", destaca.

Também no dia 24, às 18h, a feira promoveu o Salão de Ideias “Aridez versus Umidade: Desilusões e Esperanças perante a Questão Ambiental”, com Perci Guzzo e Gilberto Andrade de Abreu, com lançamento do livro “Prefiro Onde o Verde Prevalece” de Perci Guzzo. O autor escreve para jornais sobre a questão ambiental. Graduado em Ecologia pela Unesp, tem mestrado em Geociências e Meio Ambiente. É coautor da cartilha Vamos Arborizar Ribeirão Preto. Autor de Mais Céu e do álbum Nossas Marchas até Hoje são Motivo de Alegria. Gilberto Andrade de Abreu é doutor em Educação pela Unicamp, professor universitário e escritor. É autor de nove livros entre poemas, contos, romances e ensaios, além de letrista de MPB. Foi Secretário da Cultura e duas vezes do Meio Ambiente, além de duas Legislaturas na Câmara Municipal de Ribeirão Preto.

Próximas atividades
26 de maio, sábado, 10h
Oficina | Geotintas (Amaeco) e Doação de Mudas (Macboot)
Local: Praça do Leitor

Ministrada por um educador ambiental e um arte-educador, ambos associados da Amaeco

Ministrada por um educador ambiental e uma arte-educador, ambos associados da Amaeco (Associação Amigos do Meio Ambiente e da Ecologia), a oficina vai produzir Geotintas para produções artísticas em papel. No local, também haverá uma ação da empresa Macboot com distribuição de cerca de 200 mudas.

27 de maio, domingo, 10h

Oficina | Arte Ecológica com Reaproveitamento de Pneus (Amaeco) e Doação de Mudas (Macboot)

Local: Praça do Leitor

18ª Feira Nacional do Livro

Um dos maiores eventos culturais do país, a Feira Nacional do Livro completa 18 anos e acontece até o próximo domingo, 27 de maio de 2018. Com o tema “As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz”, a programação conta com atividades gratuitas entre salões de ideias, conferências, sessões Clássicos da Minha História, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras.

A feira será encerrada com o show de Verônica Ferriani no domingo (27), às 19h, no Theatro Pedro II (sala principal). A programação completa pode ser acessada no site da Fundação: https://goo.gl/Cps3fb.

Homenageados
Como em todos os anos, a Feira do Livro fez homenagem a um país – e o escolhido foi Uruguai. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Sérgio Buarque de Holanda; o autor educação é Antonio Candido; a autora infantojuvenil é Marina Colasanti; autor local, Camilo Xavier e a professora homenageada, Heloisa Martins Alves. Como patrono, a direção da feira indicou o advogado Sérgio Roxo da Fonseca.

Realização
O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Alta Mogiana, GasBrasiliano e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia e Gás Brasiliano. Patrocínio Prata Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial e Ribeirão Shopping Patrocínio ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit, Passalacqua e Via Brasil Seminovos. Instituição Cultural Parceira SESC - Serviço Social do Comércio. Parceiro Cultural Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Immaginare Escola de Criação e Design, Santa Helena, Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SESI - Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação e Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto. Apoio Cultural Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Estevan Soares, Heurys Tecnologia, Monreale Hotel - Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, EPTV, Jornal A Cidade, Rádio CBN, G1 e A Cidade On. Apoio Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, Colégio Auxiliadora, OAB, Sincovarp-Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Usina São Martinho, Grupo Utam, IPCCIC - Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Ribeirão Preto Film Comission, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura, Brasil – Governo Federal.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Juliana Castro, Alessandra Rotolo e Julio Fontes (redação@verbo.jor.br ou pauta@verbo.jor.br)
Data de inclusão: 25/05/2018
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada