Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
  SetaSALA DE IMPRENSA FB
 
 
Release
Bookmark and Share      

26/05/2018 - 16:41 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Show de Verônica Ferriani encerra a 18ª edição da Feira do Livro
Show de Verônica Ferriani encerra a 18ª edição da Feira do Livro - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

O último dia da 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto traz uma programação para toda a família que inclui oficina, teatro infantil, debates e show com a cantora ribeirão-pretana Verônica Ferriani, às 19h, no palco principal do Theatro Pedro I ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
Ribeirão Preto (SP), 26 de Maio de 2018 – A 18ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto chega ao final neste domingo (27/05). Neste último dia, o visitante poderá contar com uma programação diversificada desde oficina, contação de histórias até debates e discussões sobre assuntos que vão do racismo à literatura. A programação da feira termina às 19 horas, no palco do Theatro Pedro II, com o show da artista ribeirão-pretana Verônica Ferriani. As atividades são todas gratuitas e abertas à população.

A agenda cultural começa às 9h, no Gabinete de Curiosidades e Habilidades da Tenda Sesc, localizado na Esplanada do Theatro Pedro II, com a oficina de Bicho de Chita. Durante a atividade, que vai até as 13h, crianças e adultos poderão confeccionar brinquedos populares, como bonecos de corda e bicho de chita. Às 10h, acontece a Oficina Arte Ecológica com Reaproveitamento de Pneus, ministrada por um educador ambiental e um arte-educador, ambos associados da Amaeco – haverá também distribuição de 200 mudas para os visitantes, doadas pela empresa Macboot.

A entrega da premiação do Concurso Literário Marina Colasanti, acontece no Auditório Meira Júnior, no Theatro Pedro II, às 10h. A Dupla Canto Kids apresenta também um show interativo, tendo como tema o cancioneiro infantil, resgatando as tradicionais cantigas de roda e músicas infantis de qualidade, às 11horas, no Espaço do Leitor do estande da Fundação do Livro e Leitura, da Praça XV de Novembro.

Já no período da tarde, às 14h, acontece o Salão de Ideias “As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz da Literatura Periférica”, com o poeta Sérgio Vaz, no Auditório Meira Júnior. O poeta é co-fundador do Sarau da Cooperifa, movimento literário que transformou um bar na periferia de São Paulo em centro cultural e um dos percussores da literatura periférica.

Já o Encontro Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura, acontece durante a feira, neste domingo, às 16 horas, no Centro Cultural Palace (auditório 1º andar). A discussão será sobre a obra de Mia Couto, Terra Sonâmbula. A curadora do encontro é Gabriela Bazan Pedrão.

Uma das atividades bastante esperada pelo público é o espetáculo de teatro e de música infantil Crianceiras que acontece às 16h, na sala principal do Theatro Pedro II, promovido pelo Sesc. Com direção de Luiz André Cherubini, a produção foi concebida a partir da obra de Manoel de Barros. O musical reúne poesia, música, imagem, ação e movimento em uma encenação delicada que pretende aproximar as crianças das expressões artísticas.

Encerrando o dia e a programação da 18ª Feira Nacional do Livro, acontece o show com Verônica Ferriani, às 19h, no Theatro Pedro II. A compositora tem três discos lançados e diversas colaborações em discos coletivos. Vem também se apresentando a convite de artistas consagrados como Toquinho, Ivan Lins, Beth Carvalho, Spokfrevo Orquestra e Mart’nália. Seus álbuns mais recentes trouxeram uma compositora elogiada pela crítica especializada, em turnê que passou por 13 países. A cantora está preparando seu novo álbum: Aquário e vai apresentar algumas músicas deste seu novo CD.

OUTRAS ATIVIDADES DO DIA

OBS> Todos os eventos são gratuitos. Nos espaços sujeitos à lotação, os participantes devem retirar uma senha com uma hora de antecedência. Nos demais locais, a entrada será feita por ordem de chegada.

9h às 13h - Oficina Bicho de Chita (com Paulo Farah) – atividade Sesc
Local: Esplanada Theatro Pedro II - Gabinete de Curiosidades e Habilidades

Nesta oficina, crianças e adultos vão confeccionar brinquedos populares - como bonecos de corda e bicho de chita - com técnicas simples e materiais acessíveis.

10h - Oficina Arte Ecológica com Reaproveitamento de Pneus [Amaeco] e Doação de Mudas [Macboot]
Local: Praça do Leitor

Ministrada por um educador ambiental e um arte-educador, ambos associados da Amaeco (Associação Amigos do Meio Ambiente e da Ecologia), a oficina consiste na confecção de elementos eco- -paisagísticos, reutilizando pneus usados que serão modelados artesanalmente e

decorados com tintas à base de água e outros materiais através de aplicações

artísticas. No local, também haverá uma ação da empresa Macboot com distribuição de 200 mudas para os visitantes da feira. Capacidade: 20 vagas (Livre).

10h - Contação de Histórias “O Ferreiro que Enganou o Diabo”, com João Paulo Honoroto Fernandes – (atividade Sesc)
Local: Tenda Sesc - Local: Praça do Leitor
Existe um causo que conta a história de um homem que, cansado de viver na miséria, tenta enganar o Diabo em busca de riqueza sem muito esforço.

10h - Atividade Prática – Unaerp: Oficina de Análise de Textos Literários com Marilia Valencise Magri e Tania Regina Cosci
Local: Centro Cultural Palace | Auditório 1º andar
Ler e interpretar o texto literário nem sempre são tarefas simples. Nesta atividade prática, haverá leitura coletiva de textos literários e os leitores vão interpretá-los com base no Percurso Gerativo do Sentido da Semiótica.

10h - Salão de Ideias “Processo Criativo”, com Sérgio Fumio Miyahara, Ely Vieitez Lanes Lisboa, Waldomiro Waldevino Peixoto e Matheus Arcaro
Local: Centro Cultural Palace | Auditório Pedro Paulo da Silva

Sérgio Fumio Miyahara é professor e pós-doutorando em Direitos Humanos pela USP/SP, doutor em Gestão e Política (Unesp), mestre em Supervisão (PUC/SP). É formado em Direito, Letras e Pedagogia. Ely Vieitez Lanes Lisboa é professora de literatura, escritora e mestre em Estudos Semióticos pela Unesp. Autora dos livros:Tempo de Colher, Girassóis de Gironda, Senhora das Sombras e outros. Matheus Arcaro é professor, mestrando em Filosofia Contemporânea (Unicamp), pós-graduado em História da Arte, graduado em Filosofia e Comunicação Social. Artista plástico, palestrante e escritor. Autor dos livros: O Lado Imóvel do Tempo, Violeta Velha e outras Flores (contos) e A Mortalha. Waldomiro Waldevino Peixoto é professor, licenciado em Letras, escritor e comerciante. Autor do livro Faca Amolada.

10h - Contação de Histórias “Dani Down, um Menino Legal” e “Ó Mole”, com Míriam Fontana
Local: Estande Fundação | Espaço do Leitor
A atriz e contadora de histórias, Míriam Fontana, narra duas histórias de autores locais. Em Dani Down, de André Oliveira e Arnaldo Junior, Míriam apresenta um menino diferente. Mas quem é exatamente igual ao outro? Ninguém. Ela também traz os encantos do livro Ó Mole, de André Oliveira. A proposta é envolver o público na singularidade no momento do encontro dentro do Espaço do Leitor.

11h - Entrega do Prêmio do Concurso Literário Marina Colasanti
Local: Theatro Pedro II | Auditório Meira Júnior
O prêmio é uma realização da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, com o apoio da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto, União dos Escritores Independentes, Casa do Poeta e do Escritor, União Brasileira dos Trovadores, Ordem dos Velhos Jornalistas e Proyecto Cultural SUR/ Brasil. O concurso foi dividido em duas categorias: Estudantil Municipal (escolas públicas e/ou privadas) e Adulto.

11h - Apresentação Musical Canto Kids
Local: Estande Fundação | Espaço do Leitor
A Dupla Canto Kids é formada pela cantora Mariana Mestriner e o guitarrista Rodrigo Oficiati. Neste show interativo, a dupla apresenta todo o cancioneiro infantil, resgatando as tradicionais cantigas de roda e músicas infantis de qualidade, além de músicas próprias.

12h - Intervenção Slam da Guilhermina – Emerson Alcalde, Rodrigo Motta, Cristina Assunção e Uiliam Chapéu (atividade Sesc)
Local: Esplanada do Theatro Pedro II
O Slam da Guilhermina é a segunda maior batalha de poesias do Brasil. Nela, qualquer pessoa tem o direito à palavra e pode se manifestar por meio da poesia. É uma apresentação competitiva, na qual o júri formado pelo público voluntário avalia cada apresentação. O que está em jogo é a força da poesia e a interpretação do seu autor. Concorre à vaga para a final do Slam Guilhermina em São Paulo.

14h às 18h - Oficina Bonecos de Corda, com Paulo Farah (atividade Sesc)
Local: Esplanada Theatro Pedro II | Gabinete de Curiosidades e Habilidades
Nesta oficina, crianças e adultos terão contato com o lado lúdico da cultura brasileira para confeccionar brinquedos populares – como bonecos de corda e animais de chita - com técnicas simples e materiais acessíveis.

14h - Lançamento de Livro “Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro”, com Januária Cristina Alves e Cezar Berje (atividade Sesc)
Local: Tenda Sesc
Bate-papo baseado no conteúdo do livro Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro, publicado pelas Edições Sesc São Paulo e FTD, com presença da autora Januária Cristina Alves e do ilustrador da obra Cezar Berje, que discorrem sobre o folclore brasileiro e seus possíveis usos na educação.

14h - Apresentação Teatral “Desventuras de um Quixote, em Terras de um País Qualquer ou Nenhum “, com a Cia. A DitaCuja
Local: Praça Carlos Gomes
A DitaCuja apresenta nesta montagem uma das maiores obras da literatura de todos os tempos, Dom Quixote de la Mancha.

14h - Salão de Ideias “As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz da Literatura Periférica”, com o poeta Sergio Vaz
Local: Theatro Pedro II | Auditório Meira Júnior
O poeta Sergio Vaz é cofundador do Sarau da Cooperifa, movimento literário que transformou um bar na periferia de São Paulo em centro cultural e um dos percussores da literatura periférica.

14h - Atividade Prática/Unaerp Oficina Letramentos Transmídia, com Naiá Sadi
Local: Centro Cultural Palace | Auditório Pedro Paulo da Silva
A oficina vai apresentar os novos letramentos que estão presentes na vida dos alunos e dos consumidores, mas muitas vezes, distantes da realidade das escolas e dos profissionais.

14h - Apresentação Artística Coral Aquarela com o Maestro Gabriel Locher
Local: Centro Cultural Palace | Auditório Pedro Paulo da Silva

14h30 - Sarau Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto
Com o objetivo de promover o livro e a leitura e estimular novos escritores, a Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto (CPERP), presidida pela professora Maris Ester Souza (homenageada pela 17ª Feira do Livro), realiza mensalmente o Sarau da Casa do Poeta e Escritor - um evento com muita poesia, música e cultura.

15h - Vivência de Ilustração Os Desenhos do Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro, com Cezar Berje
Local: Tenda Sesc
O ilustrador mostra um pouco da sua pesquisa para chegar aos 141 desenhos que compõem o livro Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro e orientará os participantes em dinâmicas de criatividade e ilustração dentro do tema monstros e criaturas fantásticas.

19h Show Verônica Ferriani
Local: Centro Cultural Palace | Auditório 1º andar
Local: Theatro Pedro II | Sala Principal

Obs. Para participar, o público deve retirar senhas com uma hora de antecedência na Central de Informações, na Esplanada do Theatro Pedro II


Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.


Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Juliana Castro e Alessandra Rotolo (redação@verbo.jor.br)
Data de inclusão: 26/05/2018
Fone: (16) 36108659
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada
Empresa: #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Cidades][Eventos][Geral]
Este Release foi visto 281 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
 
 
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.