30/05/2018 - 16:05 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Clube do Livro realiza encontro durante a Feira Nacional do Livro
Clube do Livro realiza encontro durante a Feira Nacional do Livro - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

Grupo se reuniu neste último domingo (27) para discutir sobre a obra “Terra Sonâmbula”, do autor Mia Couto. Encontro foi um dos destaques do último dia da programação da 18ª Feira do Livro
 ...

Ribeirão Preto (SP), 29 de Maio de 2018 – A programação deste domingo (27) da 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto trouxe, entre diversas atividades, o encontro do Clube do Livro, promovido pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. Desta vez o debate foi sobre a obra Terra Sonâmbula, do autor moçambicano Mia Couto.

Durante o encontro, realizado no Centro Cultural Palace, a curadora do Clube do Livro e bibliotecária, Gabriela Bazan Pedrão, revelou que Mia Couto era um autor solicitado há muito tempo pelos participantes do grupo. “Decidimos escolher esse livro pois é um dos mais conhecidos, além de receber diversos prêmios e ter a experiência, que para mim foi bem positiva em ler um clássico escrito no nosso idioma”, contou.

Ao longo da conversa, os participantes compartilharam suas experiências com o livro e quais análises fizeram da história. “Enquanto lia, fiquei pensando em como dever ter sido para o Mia Couto vivenciar todo esse horror da guerra e, ao mesmo tempo, transformar tudo isso nesse relato tão rico e brilhante”, contou um dos participantes. “Essa obra possui uma linguagem complexa, cheia de metáforas e analogias com a própria realidade do país”, completou Gabriela.

Gabriela Bazan Pedrão explicou ainda um pouco sobre a história do autor africano e como suas vivências influenciaram sua forma de escrever. “Ele fez esse trabalho logo após o fim da guerra civil de Moçambique e a história traz para gente um pouco da realidade que aquela sociedade estava vivendo”, comentou.

O próximo encontro do Clube do Livro acontece no dia 23 de junho, às 16 horas, na sede da Fundação do Livro e Leitura, Rua Professor Mariano Siqueira, 81.

O Clube do Livro - A atividade faz parte do Plano Anual da Fundação e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC. O Clube do Livro tem como principal objetivo criar um espaço para debater e refletir sobre as diferentes nuances de textos literários. O clube é uma forma de estimular a leitura e passear por narrativas de diversos autores. É formado por participantes de diferentes idades e aberto à comunidade da cidade e região, sempre com entrada gratuita. Hoje é um dos principais programas permanentes da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto - O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Alta Mogiana, GasBrasiliano e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentaram a 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia e Gás Brasiliano. Patrocínio Prata Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial e Ribeirão Shopping. Patrocínio ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit, Passalacqua e Via Brasil Seminovos. Instituição Cultural Parceira SESC - Serviço Social do Comércio. Parceiro Cultural Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Immaginare Escola de Criação e Design, Santa Helena, Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SESI – Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação e Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto. Apoio Cultural Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Estevan Soares, Heurys Tecnologia, Monreale Hotel - Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, EPTV, Jornal A Cidade, Rádio CBN, G1 e A Cidade On. Apoio Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, Colégio Auxiliadora, OAB, Sincovarp-Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Usina São Martinho, Grupo Utam, IPCCIC - Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Ribeirão Preto Film Comission, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura, Brasil – Governo Federal.

Sobre a Fundação - A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Juliana Castro, Alessandra Rotolo e Julio Fontes (redação@verbo.jor.br ou pauta@verbo.jor.br)
Data de inclusão: 30/05/2018
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada