01/06/2018 - 14:32 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Novas práticas responsáveis geram resultados ambientais para a Vitta Residencial - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

Canteiro de obra sustentável, soluções para apartamentos e áreas de lazer de seus empreendimentos, uso consciente da água e até projeto com identidade que visa arborização de residenciais e entornos são alguns dos exemplos que a empresa tem implement ...

Ribeirão Preto (SP), 30 de maio de 2018 - A Vitta Residencial Construtora e Incorporadora, empresa com unidades no interior de São Paulo - em Ribeirão Preto, Sertãozinho, Araraquara, Bauru, Piracicaba e Franca – tem bons motivos para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Há oito anos no mercado, a empresa já implantou medidas que visam preservar o meio ambiente e gerar a consciência ambiental junto a seus colaboradores, clientes e a própria comunidade.

“Acreditamos que pequenas atitudes de consciência e de valorização ambiental vão incorporando novos padrões e transformando nossos processos, as pessoas e a sociedade em que estamos inseridos”, reflete o diretor de engenharia, José Márcio Freitas Pereira. Segundo ele, entre as diversas medidas que a construtora adotou, o conceito de canteiro sustentável é um exemplo de ação que tem dado certo. Ele conta que, aos poucos, a empresa foi implementando uma série de medidas cotidianas que foram se sistematizando e gerando uma nova conduta nos canteiros. A equipe que coordena este trabalho está atenta a novidades do mercado e estuda constantemente novas soluções para serem aplicadas. Hoje, os canteiros usam telhas translúcidas, instalam lâmpadas de baixo consumo energético, utilizam sobras de materiais em obras futuras, reusam a água, adotam madeira de reflorestamento, separam os resíduos gerados de acordo com a destinação final e reutilizam estruturas e mobiliários do canteiro de obras.

Tudo é feito de forma a executar a correta destinação de resíduos e minimizar o impacto ambiental da construção civil. Esse procedimento é embasado no Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC) de cada obra, o qual especifica as diretrizes legais do processo. Com essas medidas, as obras armazenam e destinam adequadamente cada tipo de resíduo, como gesso, madeira, sacaria, papelão, plástico, sucata metálica, resíduos perigosos e entulho.

Outra importante medida adotada nos espaços das obras, visando a redução nos desperdícios, é o emprego de kits hidráulicos. Além do benefício ambiental, visto que o processo minimiza a geração de resíduos de tubulação, a utilização dos kits promove uma maior velocidade na instalação e facilidade de manutenção. Os canteiros de obras possuem aquecimento solar para água nos chuveiros e reciclagem de materiais usados na construção civil fomentando cooperativas locais.

A construtora também realiza auditorias mensais em suas obras para assegurar a sustentabilidade de seus canteiros. “Essa auditoria é um sistema de monitoramento e controle da qualidade, baseada nas diretrizes de Qualidade e Modernização Produtiva da Construção Civil (ISO 9001) e no Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do habitat (PBQP-H). Com isso, fortalecemos a padronização e identidade de nossa companhia, bem como a melhoria dos processos construtivos”, destaca José Márcio.

Para o executivo, adotar medidas e posturas dentro do contexto que valoriza as condições ambientais é um caminho sem volta. “Quem não der importância ao meio ambiente – tanto no nosso setor como em outros, não vai ter espaço e credibilidade no mercado. Essa é uma conduta que precisa estar no DNA das empresas e instituições para construirmos um mundo melhor e mais equilibrado, que garanta vida e bem-estar às próximas gerações”.

Setor de sustentabilidade
A sustentabilidade passou a ser uma atribuição trabalhada pela equipe de Gestão Técnica da empresa no final de 2017. Atualmente, a área vislumbra criar novas soluções, desenvolver estudos e incrementar as ações que tenham foco na preservação ambiental. O gerente da Getec (Gestão Técnica), Edgar Insfran, diz que essa consciência sempre fez parte da política interna da empresa, mas conforme foram desenvolvendo e implantando soluções viáveis, as medidas foram se tornando padrões a serem seguidos e difundidos com o público interno e até com moradores dos empreendimentos entregues.

Uso consciente da água
A Vitta Residencial também detectou a importância de substituir vários equipamentos em seus empreendimentos, tendo em vista levantamento e pesquisa sobre peças mais apropriadas dentro dos atuais conceitos de preservação do meio ambiente e investiu na aquisição destes itens. Entre os equipamentos estão: torneiras com bico arejador, que têm a função de misturar ar e água, causando a sensação de volume devido ao jato direcionado – o que promove a redução na vazão de água, gerando economia na conta do morador. Bacias sanitárias com descarga dual flush, que contém duas opções de fluxo de água também foram instaladas nos empreendimentos, oferecendo até 50% de economia.

Outra alternativa que a área de engenharia da construtora considerou como importante no processo de preservação da água e do meio ambiente foi a adoção da prática de reutilização da água da chuva em parte dos residenciais da empresa. “No empreendimento do bairro Heitor Rigon I, em Ribeirão Preto, por exemplo, essa água é consumida na irrigação dos jardins que já foram construídos neste novo sistema”, explica o diretor de engenharia, José Márcio Freitas Pereira. O diretor destaca que os novos empreendimentos Vitta ainda contarão com medidores individuais de água, “o que permite maior controle sobre os gastos e o volume de água consumidos”.

Além disso, alguns canteiros de obras em funcionamento atualmente possuem pisos drenantes, por não serem impermeáveis. Essa medida promove a recarga de água nos aquíferos locais e ainda não sobrecarrega a rede de drenagem, cooperando com a manutenção de mananciais e flora da região.

A reutilização da água também é desenvolvida no processo de lavagem de betoneiras e após ser escoada para poços de filtragem serve para a limpeza e irrigação. “Esse procedimento já trouxe resultados para a obra no empreendimento Vitta Recanto das Palmeiras, em Ribeirão Preto”, cita José Márcio.

Engajamento de colaboradores
Uma nova atitude interna já foi adotada pela equipe de profissionais da Vitta Residencial. Com distribuição de copos de acrílico aos colaboradores, a empresa encontrou mais uma forma para reduzir o consumo de copos plásticos descartáveis e assim ajudar a reduzir a quantidade de recursos consumidos e lixo gerado no planeta. A empresa também apostou em mais uma medida sustentável.

Medidas implantadas nos Condomínios
Lâmpadas LED
Outra medida implantada pela Vitta Residencial pensando na redução de gastos de seus condomínios é a utilização de lâmpadas LED nas áreas comuns. Esse tipo de lâmpada proporciona uma economia de 45% quando comparadas a sistemas convencionais, além de possuir uma vida útil maior.

Sensores de movimento
Visando a redução no consumo de energia elétrica e economia no valor dos condomínios, a construtora entrega as lâmpadas das áreas de escadarias e halls associadas à sensores de presença. Segundo estudo desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), tais sensores podem reduzir o consumo de eletricidade em até 22,5%. A utilização desse equipamento permite o acendimento das lâmpadas quando algum movimento próximo é identificado, apagando-as após algum tempo, o que minimiza o consumo excessivo de energia elétrica e aumenta a vida útil das lâmpadas.

Equipamentos certificados
A Vitta Residencial utiliza nas áreas de lazer dos residenciais que constrói equipamentos e eletrodomésticos com selo Procel de economia de energia. A medida garante um consumo mais eficiente para os condomínios, conseguindo reduzir em até 50% a demanda por energia.

Coleta Seletiva
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), recolhem-se, no Brasil, 180 mil toneladas de resíduos sólidos por dia – esse montante equivale ao peso de 180 mil carros populares. Diante desse cenário, a Vitta Residencial acredita que o volume de rejeitos descartados pode ser reduzido com a prática da coleta seletiva. Assim, alguns empreendimentos contam com lixeiras destinadas especificamente ao lixo reciclável.

Dessa maneira, a separação dos recicláveis é incentivada, a quantidade de lixo destinado a aterros é reduzida e o funcionamento de cooperativas locais que coletam tal descarte é fomentado.

Soluções nos apartamentos
Duplo acionamento nas bacias sanitárias
Uma família de quatro pessoas que vive em um dos residenciais Vitta economiza até 1.440 litros de água por mês. Essa quantia equivale a 72 galões de água de 20 litros cada. A economia só é possível, pois todas as unidades entregues contam com bacias sanitárias de sistema dual flush. Esse sistema é composto por uma caixa acoplada à bacia e fornece ao usuário duas opções de fluxo de água de acordo com a necessidade.

A utilização das descargas com duplo acionamento permite uma economia de água quando comparada ao sistema convencional, gerando benefícios tanto ambientais quanto econômicos.

Arquitetura sustentável
A Vitta Residencial conta com projetos racionais e com atenção para a sustentabilidade. Os empreendimentos são especialmente planejados para garantir a recarga hídrica dos aquíferos e redução do uso de iluminação artificial e ar condicionado.
Além da construtora se enquadrar aos requisitos construtivos de cada cidade, segue recomendações estabelecidas em normas quanto a área de aberturas e iluminação natural de ambientes. Desta forma, garante conforto e economia para usuários.

Setor exclusivamente focado na sustentabilidade e desempenho
A construtora, inquieta por si só, está constantemente em busca de inovações e soluções que adicionem aos empreendimentos mais eficiência e aos apartamentos mais qualidade, focando sempre na economia para os usuários.

Nesse sentido, são realizados diversos estudos para aprimoramento de projetos e soluções construtivas, além da busca de materiais inovadores. Algumas das medidas já implantadas são: utilização de sistemas inteligentes de bombas de recalque, instalação de lâmpadas LED e sensores de presença nas áreas comuns dos condomínios e reuso de água nos canteiros de obras.

Verde Vitta
Com a proposta de preservar o meio ambiente e contribuir para a construção de um mundo melhor para se viver, a Vitta Residencial lançou em 2016 o projeto ambiental Verde Vitta.

O Verde Vitta foi criado com três propósitos: o primeiro visa melhorar a qualidade do ar, através de uma ação ambiental que consiste em plantar, no mínimo, uma árvore a cada apartamento entregue. O segundo está voltado para implantar uma política de resíduos, com o objetivo de promover a consciência dos moradores sobre o correto acondicionamento do lixo produzido. Já a terceira ação tem um cunho educativo para promover um melhor aproveitamento de recursos naturais. A proposta, neste caso, é criar uma conscientização de processos dentro dos residenciais, que possam gerar economia de água e energia.

A ideia, segundo o diretor de engenharia, José Márcio Freitas Pereira, é sempre ter uma árvore plantada por unidade vendida. “Queremos contribuir com as questões ambientais que precisam de muita cautela por parte de todos, tais como a escassez da água, o aumento da temperatura, a permanência da vegetação, a garantia de sobrevivência da humanidade, com atenção permanente aos elementos da natureza e da vida humana”, explica. Em cidades de altas temperaturas como Ribeirão Preto, o projeto é essencial para contribuir com o bem-estar da população e para propiciar ambientes mais frescos e agradáveis.

O propósito principal do Verde Vitta é estimular uma mudança de atitude das pessoas no que se refere à relação que possuem com a natureza - não só dos moradores dos residenciais, como da população. “É importante que cada um de nós compreenda que, antes de habitarmos nossa própria casa e de construirmos os sonhos de moradia dos nossos clientes, somos moradores do Planeta Terra, que tanto sofrem quando cada uma de nossas ações não colaboram para a vida ser mais harmônica e feliz”, acrescenta a gerente de marketing, Adriana Bonemer.

Criatividade e consciência ambiental
Diante deste cenário com tantas medidas socioambientais, o técnico de segurança da Vitta Residencial, Carlos Bonato, acaba de coordenar um projeto que mistura criatividade com consciência no canteiro de obra do Heitor Rigon 3, empreendimento que agora conta, por exemplo, com bancos de tijolos e madeira reaproveitados e estante de biblioteca com materiais da própria obra que seriam descartados. “Criamos uma série de benfeitorias pensando nos trabalhadores do canteiro e no bem-estar gerado no espaço. A madeira usada foi a pontalete de eucalipto”, explica. Carlos destaca que as benfeitorias se estendem também para o plano social, pois no mesmo canteiro há uma sala para funcionamento do projeto Educa Vitta, com aulas de alfabetização aos trabalhadores.

“Todos ficaram muito empolgados com as pequenas mudanças. Os colaboradores tiram fotos dos espaços, compartilham com seus familiares e revelam que querem fazer benfeitorias desta natureza em suas residências. Isso já é uma mudança de postura, ampliando a consciência da preservação ambiental”, finaliza o gerente.

Marca de compromisso
Vitta Residencial Construtora e Incorporadora
Projetar e construir empreendimentos com o conceito ousado de moradia, que permitem melhorias na qualidade de vida, conforto e segurança, principalmente para quem sonha com o primeiro imóvel. Esses são alguns dos princípios da Vitta Residencial Construtora e Incorporadora ao possibilitar a aquisição da moradia no interior do Estado de São Paulo com condições facilitadas de pagamento, através de parceria com instituições financeiras para o crédito imobiliário, além de suporte de consultoria financeira para seus clientes.

A empresa tornou-se referência no setor imobiliário do interior de São Paulo, com mais de 11 mil imóveis lançados nas cidades de Ribeirão Preto, Sertãozinho, Bauru, Araraquara, Piracicaba e agora se instala também em Franca.

Entre seus diferenciais constrói condomínios com áreas de lazer equipadas e decoradas. Ao todo reúne 36 empreendimentos em seu portfólio – todos atrelados ao programa Minha Casa Minha Vida.
Criada há oito anos, a Vitta já entregou mais de 4 mil unidades. Hoje, conta com mais de 800 funcionários e vem ampliando, de forma acelerada, seu desenvolvimento para manter-se como uma marca empregadora e em pleno ritmo de expansão pelo país. Só no ano passado, 11 empreendimentos foram lançados e promete apresentar novos residenciais muito em breve.

100 Maiores do Brasil
No ano passado, a Vitta se consolidou como uma das “100 Maiores Construtoras do Brasil” – já que faz parte de grupo empresarial do setor de construção eleito pelo Ranking ITC (Inteligência Empresarial da Construção). A entidade acompanha a evolução do setor da construção. No levantamento, o grupo que representa a Vitta Residencial atingiu o 41º lugar no País. O ranking também apontou a empresa entre as duas maiores construtoras do interior do Estado de São Paulo.

Reconhecimento
O grupo, no qual a construtora faz parte, participou em 2015 da pesquisa realizada pela Revista PME (Pequenas e Médias Empresas/Exame 2015), feita em parceria com a consultoria Delloite, e foi indicado como o primeiro do ramo da construção civil que mais cresceu no interior de São Paulo e o quinto no país. O ranking é baseado na expansão da receita líquida das empresas brasileiras - apurada entre 2012 a 2014. Na classificação geral – com diversos segmentos do mercado – o grupo ficou na 41ª posição no Brasil. Entre as empresas que participaram da seletiva estão companhias com receita líquida entre R$ 3 milhões e R$ 400 milhões de reais.
A Construtora e Incorporadora também conquistou em 2018 o 7º lugar no ranking de Melhores Empresas para trabalhar do Great Place to Work, em Ribeirão Preto, Araraquara e região. Com um processo de seleção bastante rigoroso, o ranking da GPTW avaliou as empresas e como elas lidam com seus colaboradores, que tipo de programas mantém em prol de melhorias e qualidade de trabalho, como estruturam seu ambiente interno, as políticas e as condições que a empresa disponibiliza, além dos salários aplicados. A pesquisa mostra também como essas ações e políticas impactam na equipe.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Alessandra Rotolo e Juliana Castro (pauta@verbo.jor.br)
Data de inclusão: 01/06/2018
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada