Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
FB   SetaRANKING SetaSala de imprensa SetaBusque Assessorias
 
 
Release
Bookmark and Share      

05/06/2018 - 11:12 - #Mac Comunicação e Marketing
Academia Ituana de Letras promoveu palestra sobre a origem da Imprensa Católica em Itu
Academia Ituana de Letras promoveu palestra sobre a origem da Imprensa Católica em Itu - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

A Academia Ituana de Letras, em sua última reunião ordinária, no último dia 2 de junho, contou com uma palestra sobre a origem da imprensa católica em Itu. O encontro foi conduzido pela acadêmica Allie Marie Dias de Queiroz, que também é Coordenadora ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
A Academia Ituana de Letras, em sua última reunião ordinária, no último dia 2 de junho, contou com uma palestra sobre a origem da imprensa católica em Itu. O encontro foi conduzido pela acadêmica Allie Marie Dias de Queiroz, que também é Coordenadora da Biblioteca Histórica Padre Luiz D’Elboux, instalada na Igreja do Bom Jesus.

Além de relatar a participação do Padre Taddei no estabelecimento da primeira editora de livros na cidade, a Typographia do Apostolado que, em 1895, lançou o romance histórico “O Paulista”, de Augusto Cesar de Barros Cruz, tratou da organização da revista Mensageiro do Coração de Jesus.

Padre Taddei é o pioneiro da imprensa católica no Brasil, fundador da revista Mensageiro do Coração de Jesus e esta em processo de canonização na Cúria Romana. O missionário jesuíta Padre Bartolomeu Taddei foi uma das figuras mais expressivas do clero brasileiro entre os séculos XIX e XX, cuja memória é pouco conhecida hoje, mesmo em Itu, onde viveu quase cinquenta anos.

Sua morte causou imensa mobilização nos setores da Igreja Católica por todo o Brasil, tamanha sua influência sobre bispos e arcebispos desde que fundou, em 1871, o primeiro centro do Apostolado da Oração no Brasil, em Itu.

Atuou como missionário de cidade em cidade, paróquia por paróquia, fundando centros de devoção ao Sagrado Coração de Jesus, com o objetivo de transformar o Catolicismo brasileiro, para que fosse mais ligado à Igreja de Roma e menos envolvido com as tradições coloniais, das antigas irmandades e confrarias.

O jesuíta nasceu, há 181 anos, na região de Aquila, na Itália, em 7 de novembro de 1837. Depois de ordenado padre entrou para a Companhia de Jesus, com 25 anos de idade e foi destinado a servir a Igreja no Brasil, fazendo parte do grupo de quatro jesuítas fundadores do Colégio São Luis, em Itu. Sua missão especial foi divulgar a devoção ao Sagrado Coração.

Em quarenta anos criou centenas de centros do Apostolado da Oração, que mudaram a história da Igreja Católica no Brasil, especialmente no momento em que ela se tornava independente do governo imperial e o país se transformava em uma República laica.
Foi o pioneiro da imprensa católica, fundando em Itu a revista Mensageiro do Coração de Jesus (1896), ainda hoje, depois de 122 anos, uma das publicações católicas mais lidas, que deu origem à editora Loyola. Foi também o mentor dos intelectuais que fundaram, em Itu, o jornal A Federação (1905).

Sua vida de austera pobreza, não o impediu de ganhar a fama de grande pregador, mestre de oratória, aplaudido pelo povo e pelas elites, em templos sempre lotados por todo o país. Desenvolveu importantes trabalhos sociais, com seus irmãos de Ordem, no combate a epidemias, redução da pobreza através de obras de caridade, aproximando as elites econômicas dos problemas da fome e miséria.

Congresso Nacional do Apostolado da Oração

No próximo mês de setembro o Apostolado da Oração, que conta com mais de 3 milhões de adeptos em todo o país, realizará um Congresso Nacional no mosteiro de Itaici, vizinho a Indaiatuba.

Na pauta, o Padre Eliomar Ribeiro, Diretor Nacional do Apostolado da Oração, incluiu uma comunicação sobre o papel do Padre Taddei para o fortalecimento do Catolicismo no Brasil.

Além de celebrações religiosas e ações educativas nos próximos dias, a semana comemorativa se encerra na próxima sexta-feira, dia 8 de junho, festa do Sagrado Coração de Jesus, com a solene Hora Santa (16h30) e Missa Cantada (18h), na Igreja do Bom Jesus, em Itu.



www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br



Data de inclusão: 05/06/2018
Fone: (11) 5521-3483
Contato: Raul Machado
Empresa: #Mac Comunicação e Marketing
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Publicações][Redes Sociais][Turismo ]
Este Release foi visto 441 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
egoi
 
Alguns veículos cadastrados no clipping:
midias
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.