Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
FB   SetaRANKING SetaSala de imprensa SetaBusque Assessorias
 
 
Release
Bookmark and Share      

11/06/2018 - 12:01 - Ricardo Machado Comunicação
Dicas preciosas para evitar estresse na hora da vacinação
Dicas preciosas para evitar estresse na hora da vacinação - RICARDO MACHADO COMUNICAÇÃO

"Um adulto nervoso, inseguro, com pena, vai transmitir nervosismo e insegurança. O contrário disso será sempre positivo para o filho" ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
Aicmofobia. Este é o nome dado ao medo extremo de seringas, agulhas, injeções. Estima-se que 10% da população mundial sofram desse mal. Mas, mesmo quem não tem a fobia, costuma ficar inseguro no momento da picada. Quem é pai/mãe sabe! Crianças são mais suscetíveis, o que acaba criando uma grande situação de estresse para elas e para os pais na hora da vacinação.

A enfermeira Miriam Moura, ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunizações e responsável pela gerência de enfermagem da Vaccini, rede de clínicas de vacinação, dá dicas simples e preciosas sobre como tranquilizar os pequenos para que a proteção ocorra sem traumas.

ANTES DA VACINAÇÃO

Cuidado com o que você fala

- Fale sempre da vacina como algo positivo, nunca a use como castigo ou ameaça para um mau comportamento. Ao contrário, reforce que vacinação protege de doenças muito graves.


Minimize o estresse

Miriam lembra que a ida ao posto de saúde ou clínica de vacinação por si só pode ser bem estressante para a criança. Então, aqui vai uma dica prática: \"Evite qualquer outro fator que possa gerar mais desconforto, como a fome, por exemplo\".


- Sempre que possível, tente tornar a data escolhida para a vacinação um dia feliz, que contemple alguma forma de lazer. Evite vacinar a criança em dias de muito estresse, muito corridos, o que concorre para gerar uma experiência ruim.

- Procure vestir a criança com roupas que deixem os braços e pernas livres, principalmente os menores de 2 anos. Esse cuidado facilita o acesso ao local da aplicação e requer menos manobras, além de aumentar a segurança do procedimento.


DURANTE A VACINAÇÃO

Muitos pais ficam nervosos na hora da vacinação dos filhos, principalmente de bebês. Por isso, a gerente de enfermagem da Vaccini destaca a importância do exemplo. \"Um adulto nervoso, inseguro, com pena, vai transmitir nervosismo e insegurança. O contrário disso será sempre positivo para o filho\", analisa Miriam, que dá outras orientações:

- Siga corretamente as instruções da enfermagem sobre a melhor forma de segurar a criança. Isso vai variar conforme o local da aplicação.

- Quando for necessária a aplicação de mais de uma vacina no mesmo dia, pergunte se a equipe de enfermagem está habilitada para fazer a aplicação simultânea - uma injeção em cada perninha, por exemplo. Essa técnica abrevia o processo e, quando feita por profissional experiente, não oferece qualquer risco.

- Mães que ainda estejam amamentando podem vacinar seu bebê enquanto mamam no peito, sempre que o posicionamento da criança para a vacinação permitir.


APÓS A VACINAÇÃO

- A amamentação após a vacinação também surte um efeito tranquilizante. O leite materno relaxa o bebê.

- Fazer uma compressa fria no local da aplicação ajuda a amenizar a dor da picadinha. \"Mas atenção: a compressa deve estar apenas bem fria e não congelada\", orienta Miriam.

- Em caso de dor muito intensa e contínua após a vacinação, solicite ao pediatra orientação sobre utilização de analgésico.

- Siga corretamente todas as instruções dadas pelo profissional que fez a vacinação.


OUTROS CUIDADOS

 - Sempre peça para ver a caixinha da vacina para conferir o nome e a data de validade.

- Observe onde as vacinas estão armazenadas. Para que não percam  propriedades, elas devem estar guardadas em refrigeradores munidos de termômetro digital e a uma temperatura que pode variar entre a mínima de 2 e a máxima de 8 graus.

- Verifique se o profissional da aplicação higienizou as mãos com água e sabão ou com álcool 70. Ao contrário do que muitos pensam, não é recomendado e nem necessário o uso de luvas.

- Lembre-se de verificar se a carteira de vacinação foi atualizada com o nome da vacina e o número de lote.

- Atenção à data de retorno. Pequemos atrasos não interferem na imunização, mas o ideal é que o esquema de dose seja seguido corretamente!

\"Com esses cuidados, o dia da vacinação fica muito mais tranquilo e pode até se transformar em um bom programa de família\", sugere Miriam Moura.
Data de inclusão: 11/06/2018
Fone: (21) 3852-5185
Contato: Ricardo Machado
Empresa: Ricardo Machado Comunicação
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Comportamento][Infantil][Saúde ]
Este Release foi visto 382 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
egoi
 
Alguns veículos cadastrados no clipping:
midias
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.