11/06/2018 - 17:08 - C4 Comunicação
PROTESTE dá dicas para torcedores que vão para a Copa na Rússia
PROTESTE dá dicas para torcedores que vão para a Copa na Rússia - C4 COMUNICAÇÃO

Planejamento da viagem pode evitar problema aos consumidores ...

Entre os dias 14 de junho e 15 de julho acontecerá na Rússia, a maior competição futebolística do planeta. Viajantes de todo o canto do Brasil estarão atentos, na esperança de ver o hexacampeonato da Seleção. No entanto, aqueles que farão uma viagem para o país sede da Copa precisam se planejar bem, desde a hora de compra dos ingressos, hospedagens, ingressos e passeios. Para isso, a PROTESTE, associação de consumidores, separou algumas dicas que podem auxiliar o consumidor na hora de embarcar para a Copa do Mundo:

Documentos: Apesar do visto já não ser necessário para os brasileiros que vão passar um curto período de tempo no país, a documentação precisa estar em dia na hora da viagem. O passaporte deve ter validade de pelo menos seis meses. Ao entrar no país, o turista recebe da companhia aérea um cartão migratório que deve ser preenchido, guardado por toda a viagem e apresentado na saída do território russo.

Site seguro: Antes de realizar qualquer cadastro ou fazer compras online, é preciso se certificar de que o site utiliza o protocolo HTTPS. Com isso, é possível garantir que a comunicação com o servidor está sendo criptografada, aumentando significativamente a segurança dos dados e evitando o roubo de senhas e número do cartão. Os mesmos cuidados devem ser tomados na hora de informar seus dados pessoais em sites de reserva de restaurantes, aluguel de carro (a CNH daqui é válida na Rússia), sites de compra coletiva, entradas em museus entre outros.

Ingressos: Para participar dos jogos, o primeiro passo é garantir os ingressos. Para tal, o site da FIFA realizou sorteios eletrônicos e o último deles ocorreu em 18 de abril, com preços que variam entre US$ 105 a US$ 1.100. Qualquer outro meio de venda não oficial deve ser rejeitado, a fim de garantir a segurança do consumidor.

Deslocamento: A Rússia é o maior país do mundo em extensão territorial e as distâncias entre as cidades onde ocorrerão os jogos podem ser bem grandes. Para evitar problemas com o transporte, o ideal é planejar com antecedência e utilizar trens ou aviões. Cada um possui preços e tempo de viagem diferente. Vale a observação de que as viagens domésticas na Rússia geralmente têm escala na capital, Moscou, e que em alguns casos, eleva muito o tempo da viagem. O consumidor deve ficar atento aos horários.

Dinheiro: Deixar para trocar o dinheiro somente no país ou utilizar moedas “coringas” como euro ou mesmo dólar, pode resultar em problemas e causar a bitributação na troca da moeda em uma nova operação de câmbio no local. Além do dinheiro em espécie, já convertido, vale levar também um meio de pagamento alternativo para gastos complementares.

Uma forma de fugir dos cartões de crédito é utilizar cartões pré-pagos, que podem ser adquiridos no Brasil e recarregados usando o site do banco onde o consumidor tem conta. Este recurso permite ao consumidor um controle maior das finanças e, em caso de roubo, é possível cancelar, pedir outro e recuperar o dinheiro contido no cartão.

Seguro viagem: Apesar de não ser obrigatório, é recomendável a contratação de um seguro durante todo o tempo de viagem. A PROTESTE fez algumas simulações e o preço, entre as companhias. Para acessar, basta clicar em https://www.proteste.org.br/seguros/seguro-viagem.

Data de inclusão: 11/06/2018
Fone: (11) 0020202020