13/06/2018 - 09:35 - Londrix
Catuaí Trends: aberta a 2ª edição de concurso de moda
Catuaí Trends: aberta a 2ª edição de concurso de moda - LONDRIX

Shopping vai eleger os três melhores projetos desenvolvidos por alunos e novos profissionais da área ...

Vem aí a 2ª edição do Concurso Cultural Catuaí Trends, que tem como tema “Moda, Tecnologia e Elegância”. A iniciativa é do Catuaí Shopping em parceria com Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Unopar. A proposta é valorizar o talento dos estudantes e profissionais de moda, divulgar os trabalhos locais e premiar os três melhores projetos.

As inscrições acontecerão nos dias 14 e 15 de junho, das 10h às 19h, na administração do Shopping para estudantes de graduação e pós-graduação da UEL e Unopar e também para quem concluiu o curso nestas instituições há menos de um ano. Os inscritos deverão formar duplas, que deverão ter obrigatoriamente os dois integrantes da mesma instituição.

Nesta edição, a sugestão aos participantes é a de que se inspirem na tecnologia para as suas produções, sem no entanto perder a elegância e a essência da verdadeira arte da alta moda. Lórien Crishna, professora de Moda na UEL e Unopar, diz que o debate sobre a relação entre moda e tecnologia é recorrente nas salas de aula.

“Muitos podem considerar a tecnologia presente apenas em equipamentos eletrônicos, mas ela envolve todas as técnicas, métodos, instrumentos e processos pelos quais uma atividade pode ser realizada. O design, por definição, é um processo desenvolvido por meio de um método e ferramentas variadas, logo, entende-se que sem tecnologia, é impossível realizar um projeto de design”, afirma. E completa: “Deve-se considerar todas essas possibilidades para avaliar a viabilidade produtiva das criações, pois o designer deve pensar não somente no resultado estético do produto, mas em todas as etapas envolvidas no processo de produção”.

Nesta primeira fase do concurso, cada dupla deve apresentar uma proposta física do projeto, inspirada no tema. Serão duas composições para adultos - femininas ou masculinas. Uma delas, conceitual. A outra, comercial. Uma comissão julgadora formada por quatro docentes de Design de Moda (dois da UEL e dois da Unopar) e dois representantes do Catuaí Shopping selecionará os trabalhos às cegas, sem conhecer os autores.

A seleção será realizada na tarde de 18 de junho. Entre três e dez duplas se classificarão para a segunda etapa do concurso, que compreenderá o desenvolvimento dos produtos propostos na primeira fase. Os trabalhos deverão ser entregues no dia 30 de agosto, com as respectivas fichas técnicas.

Na etapa seguinte, um júri popular e uma comissão avaliarão os trabalhos. Em setembro, entre os dias 15 e 18, os projetos serão divulgados na página do facebook do Catuaí Shopping para avaliação e nota do público. O voto popular se somará à nota dos júris técnico e artístico para a escolha – no dia 20 - dos três vencedores finais. O resultado será divulgado às 20h de 21 de setembro por meio das redes sociais do Catuaí Shopping.

A professora Lórien Crishna diz que o concurso Catuaí Trends representa, para os alunos, uma oportunidade de participar de um projeto de design como um todo, desde sua idealização a partir de um tema, o processo produtivo e a apresentação. “Isso estimula os alunos pelo fato de permitir a vivência de um processo completo, na prática. Também os motiva o fato de poderem apresentar suas criações em um shopping de grande visibilidade para a região, usando o concurso como uma parte do seu portfólio profissional”, observa.

Para esse ano, a professora acredita que haverá um interesse ainda maior dos alunos de Moda pelo concurso, com resultados mais positivos. “Por estarmos na segunda edição, há um histórico das criações vencedoras do ano passado, estimulando os participantes a quebrar essa barreira e apresentar produtos mais inovadores e interessantes”, prevê.

A premiação para os participantes será de R$ 5 mil, dos quais R$ 2.200,00 para o primeiro colocado, R$ 1.000,00 para o segundo e R$ 800 para o terceiro lugar (por meio de cartão pré-pago). Além de troféu e certificado. As instituições de ensino também serão premiadas com R$ 2,5 mil e troféu.

Concurso Cultural Catuaí Trends

Inscrições (1ªfase): Dias 14 e 15 de junho, das 10h às 19h
Quem pode participar: Estudantes de graduação e pós-graduação de Design de Moda na UEL e Unopar e recém-formados (há menos de um ano)
Seleção dos classificados (1ª fase): 18 de junho