Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
  SetaSALA DE IMPRENSA FB
 
 
Release
Bookmark and Share      

14/06/2018 - 14:26 - #Mac Comunicação e Marketing
Banda União dos Artistas de Itu completa 106 anos de música com festa
Banda União dos Artistas de Itu completa 106 anos de música com festa - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

No próximo sábado, 16 de junho, a partir das 20h, no auditório da Prefeitura de Itu, a Corporação Musical União dos Artistas realiza um concerto especial, gratuito, em comemoração ao seu aniversário de 106 anos.

Com regência de Samuel Nasci ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
No próximo sábado, 16 de junho, a partir das 20h, no auditório da Prefeitura de Itu, a Corporação Musical União dos Artistas realiza um concerto especial, gratuito, em comemoração ao seu aniversário de 106 anos.

Com regência de Samuel Nascimento de Lima, a apresentação contará com composições para todos os gostos, desde a música clássica, de operetas, temas de filmes famosos, até o popular nacional lembrando Adoniran Barbosa, Lupicínio Rodrigues, Zé Ramalho, Tom Jobim e Chico Buarque e, ainda, com a participação especial de Rose da Sambrasil.

O concerto contará, também, com a participação dos alunos do projeto “Novo Centenário”, que visa perpetuar a banda levando o ensino de música aos mais jovens, formando, assim, novos instrumentistas.
História

A Banda foi fundada em 16 de junho de 1912 graças à abnegação de alguns músicos liderados por José Maria dos Passos, seu primeiro maestro. Em 1939 foi inaugurada sua sede própria que leva o nome do grande maestro, compositor e músico ituano \"Elias Álvares Lobo\".

A Corporação participou de grandes concursos alcançando importantes títulos como: \"A melhor banda do Interior\" – 1959; \"A melhor banda civil do Brasil\" – 1964; Campeã do \"II Campeonato paulista de bandas\" – 1978; Vencedora do \"1º Festival Iguatemi\" – 1981; Vencedora do \"1º Concurso Vamos bagunçar o coreto\" – 1983 e Campeã do \"XXXII Festival Zequinha de Abreu\" – 1993.

Foi agraciada com a \"Cruz do mérito educação cívica\" do Ministério da Educação, em 1962, quando de seu Jubileu de Ouro. Em 1972 esteve no Estado do Pará convidada, pelo então presidente Emílio Médice, para a inauguração da rodovia Transamazônica.

Participou nos anos de 1992 a 1997, dos 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Festivais de Artes de Itu, inclusive executando juntamente com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) a Abertura \"1812\" de Tchaikovsky sob a batuta do imortal maestro Eleazar de Carvalho.

Objetivos da Banda

O principal objetivo da Banda é divulgar a música característica das composições locais típicas da cultura paulista, como dobrados, valsas e sambas. Com um repertório em torno de mil músicas, a “Banda de Itu” é composta por músicos de formação instrumental em flautas, clarinetes, saxofones, trompetes, trompas, trombones, bombardinos, baixos e percussão.

A Corporação Musical União dos Artistas é uma Entidade Civil, sem fins lucrativos, que sobrevive, única e exclusivamente, da abnegação de seus músicos e simpatizantes.

A importância de um patrocínio

Considerada uma das mais importantes do gênero no país, a Banda de Itu carrega perfeição e alegria com mais de um século de tradição. Todavia, como é possível perceber, os custos operacionais de manutenção da sede, material impresso, compra de instrumentos, deslocamentos, além da Escola de Música, são altos.

Uma empresa patrocinadora só ganharia em imagem institucional, principalmente em eventos que primam pela alegria, divertimento e cultura.

Escola de Música

Para que os músicos da Banda sejam sempre renovados, a entidade mantém a Escola de Música Isaías Belculfiné, formadora de novas gerações de componentes musicistas. Os professores são os integrantes da própria banda que, experientes e gabaritados na arte musical, voluntariamente dispõem-se a transmitir seus conhecimentos. É importante salientar que as aulas são gratuitas e os instrumentos e material didático são emprestados pela Banda.

O curso tem duração aproximada de um ano e meio e é dividido em duas partes: a parte teórica, que consiste em aulas de teoria musical e solfejo, e a prática, de execução instrumental.

Os alunos têm a opção dos seguintes instrumentos: Palhetas: clarineta, saxofone alto, saxofone tenor, flauta, clarone e oboé. - Bocais: trompete, trombone, bombardino, tuba e trompa, Percussão: percussão em geral.

Os ensaios, abertos ao público, podem ser acompanhados todas as terças e sextas-feiras a partir das 20 h, no Salão Maestro Elias Lobo – Rua Santa Rita, 978 – Centro de Itu – (11) 4023-1654.



www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br

Data de inclusão: 14/06/2018
Fone: (11) 5521-3483
Contato: Raul Machado
Empresa: #Mac Comunicação e Marketing
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Arte-Cultura-Lazer][Música][Turismo ]
Este Release foi visto 343 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
 
 
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.