21/06/2018 - 16:37 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Clube do Livro em Ribeirão Preto acontece neste sábado (23)
Clube do Livro em Ribeirão Preto acontece neste sábado (23) - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

“Memórias do Subsolo” de Fiódor Dostoiévski será discutido - um livro muito conhecido por leitores e comparado às ideias de Freud, o que despertou o interesse nos integrantes do Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
 ...

Ribeirão Preto (SP), 21 de junho de 2018 – No próximo sábado (23), acontece o encontro do Clube do Livro, promovido pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. O grupo escolheu para a agenda deste mês de junho, a obra Memórias do Subsolo, do escritor Fiódor Dostoiévski. O evento acontece a partir das 16h, na sede da Fundação, que fica na Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no bairro Jardim América. A entrada é gratuita e qualquer interessado em literatura pode participar.

Publicado em 1864, o livro descreve a história de um personagem-narrador em uma situação de extrema necessidade financeira. Ele faz sua narrativa da cabeceira de morte de sua primeira esposa. Trata-se de uma obra-prima da literatura mundial e traz, em embrião, vários temas da fase madura de Dostoiévski. O protagonista do livro, um funcionário que vive no subsolo de um edifício em São Petersburgo, expõe a sua visão de mundo num discurso explosivo e labiríntico

À força de paradoxos, o narrador-personagem investe ferozmente contra todos e contra tudo – contra a ciência e contra a superstição, contra o progresso e contra o atraso, contra a razão e a desrazão; porém investe, de forma aguçada, contra a própria consciência. Essa narrativa cria uma voltagem poética que se afirma e se nega ao mesmo tempo e por esse motivo, muitos leitores a comparam com as ideias de Freud.

Visto como fundador do realismo, Fiódor Mikhailovich Dostoiévski é um escritor russo, que perdeu a mãe quando jovem e seu pai foi assassinado pelos próprios colonos de sua propriedade rural. O ocorrido gerou nele um ataque epilético que foi atribuído na época às suas crenças e à sua ligação com Deus. Além disso, a morte de seu pai influenciou o autor a criar o artigo de Freud: Dostoiévski e o Parricídio, o que gerou muita polêmica. Pouco tempo depois, Dostoiévski estudou engenharia e aos 23 anos fez sua primeira produção literária. Publicou contos, novelas e escreveu diversos romances, entre eles, Crime e Castigo, Pobre Gente e O Idiota.

A curadora do Clube do Livro e bibliotecária, Gabriela Bazan Pedrão, diz que Memórias do Subsolo é um livro extremamente impactante. “Neste livro, o narrador também participa da história e relata ideias controversas de maneiras simultâneas, o que mexe com o inconsciente do leitor. A obra é muito comparada às teorias de Freud”.

Gabriela afirma que o Clube do Livro da Fundação vem crescendo desde o primeiro encontro de 2018. Para ela, apresentar um calendário fixo no início das atividades deste ano foi muito produtivo para o grupo. “As discussões estão cada vez mais ricas e os participantes cada vez mais frequentes. Exemplo disso foi a grande adesão do público durante a 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto”, conclui.

O Clube do Livro

A atividade faz parte do Plano Anual da Fundação e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC. O Clube do Livro tem como principal objetivo criar um espaço para debater e refletir sobre as diferentes nuances de textos literários.

O clube é uma forma de estimular a leitura e passear por narrativas de diversos autores. É formado por participantes de diferentes idades e aberto à comunidade da cidade e região, sempre com entrada gratuita. Hoje é um dos principais programas permanentes da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

SERVIÇO:

O que: Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
Data: 23 de junho de 2018 (sábado)
Local: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
Endereço: Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América.
Informações: (16) 3911-1050

OBS - Atividade gratuita. Inscrições pelo email: clubedolivro@fundacaodolivroeleitura.com.br

Atendimento à Imprensa:
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659

Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700
Andréa Berzotti (16) 99138 6185
Colaboração: Juliana Castro e Alessandra Rotolo (pauta@verbo.jor.br)
Data de inclusão: 21/06/2018
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada