25/06/2018 - 09:23 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Documentários produzidos em Ribeirão Preto são exibidos no Rio de Janeiro
Documentários produzidos em Ribeirão Preto são exibidos no Rio de Janeiro - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

Os dois longa-metragens tratam da imigração e da identidade italiana na cidade e estão sendo exibidos no Cine Estação Net Botafogo, no Rio de Janeiro, até o dia 4 de julho ...

Ribeirão Preto (SP), 21 de Junho de 2018 – Dois documentários produzidos e dirigidos pela jornalista e presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Adriana Silva, estão sendo exibidos no Rio de Janeiro: Memória Italiana - Histórias em Família e Bravas Donnas - Memória Italiana. Os dois longa-metragens estão sendo exibidos no Cine Estação NET Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 88, em Botafogo). Memória Italiana já está em exibição até o dia 27 de junho. Na sequência, Bravas Donnas, entra em cartaz até o dia 4 de julho. Os dois documentários são produzidos pela Latinamerica Entretenimento Internacional.

Memória Italiana - Histórias em Família é um documentário de 76 minutos que retrata o interior do Estado de São Paulo, no final do século XIX, um grande produtor de café, que recebeu a maior parte dos imigrantes italianos vindos para o Brasil para trabalharem nas lavouras. A vida de muitas dessas famílias se confunde com a própria história do Estado e do país. O documentário conta um pouco desta saga dos imigrantes com destaque para alguns núcleos familiares que se instalaram na região de Ribeirão Preto. Uma narrativa não linear que mapeia os feitos dos imigrantes e o desenvolvimento do interior paulista. O roteiro e direção é de Adriana Silva, a direção de fotografia é de Guilherme de Paula Rosa Piga, a montagem, edição e direção musical e de arte é de Antonio Bernardo Torres. A pesquisa foi feita por Alice Registro Fonseca e Maria Augusta Scatena Lopes. A classificação é livre.

Bravas Donnas - Memória Italiana conta a história da imigração italiana para o Brasil no começo do século XIX. Este documentário com duração de 70 minutos joga luz e garante a voz às bravas donas - mulheres fortes que venceram os tempos ruins. Histórias protagonizadas pelas mulheres, contadas por elas e por homens que as reconhecem figuras determinadas e importantes no processo histórico da formação da família brasileira. O roteiro e direção é de Adriana Silva, a direção de fotografia é de Guilherme de Paula Rosa Piga, a montagem, edição e direção de arte e de imagem é de Antonio Bernardo Torres. A direção musical é de João Paulo Torres.

\"Esses documentários revelam, de maneira muito sensível, a partir de muitos depoimentos, a história de cada entrevistado que, ao final, se apresenta um pouco a história de todos nós\", revela a jornalista Adriana Silva.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (valter@verbo.jor.br)
Data de inclusão: 25/06/2018
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada