Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
FB   SetaRANKING SetaSala de imprensa SetaBusque Assessorias
 
 
Release
Bookmark and Share      

03/07/2018 - 14:46 - Letra
Infecções, dores e paralisia de músculos: essas podem ser complicações de um procedimento que visa afinar o contorno do rosto, a chamada "Bichectomia"
Infecções, dores e paralisia de músculos: essas podem ser complicações de um procedimento que visa afinar o contorno do rosto, a chamada "Bichectomia" - LETRA

Essa gordura – a chamada bola gordurosa de Bichat - não está nessa parte do rosto por acaso. Ela não é dispensável.  ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
A busca pela beleza, por uma estética da moda, tem que ser muito pensada, estudada e questionada. Nem sempre vale a pena. Muitos procedimentos são bem arriscados. É o que alerta o Dr. Flavio Hojaij, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço. Ele e sua equipe tem sido acionados para tentar corrigir complicações de um procedimento chamado Bichectomia, que visa a retirada do tecido gorduroso atrás e inferior à maçã do rosto (maxila). O objetivo desse procedimento é dar um contorno mais afinado ao rosto e vem sendo realizado por vários profissionais da saúde.

Mas essa gordura – a chamada bola gordurosa de Bichat - não está nessa parte do rosto por acaso. Ela não é dispensável. “Sua retirada pode causar infecções e lesões do duto parotídeo, que é o duto da glândula salivar e de nervos, como ramos do nervo trigêmeo e ramos do nervo facial, com consequências de dor e paralisia de músculos”, explica o Dr. Hojaij, Professor Livre Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Segundo o Dr. Flavio Hojaij, o tecido gorduroso é um tecido metabolicamente ativo. A gordura intraperitoneal, por exemplo, tem atividades sobre colesterol e sobre outros componentes metabólicos. O tecido gorduroso serve também como amortecedor de estruturas mecânicas, como músculos e ossos.

“É o que acontece com essa bola gordurosa, descrita pelo anatomista francês Bichat, no século 18. Essa gordura se interpõe entre dois músculos importantes na face. O músculo masseter – que é um músculo da mastigação – e o músculo bucinador, que é um músculo da mímica, mas está relacionado com a contenção dos alimentos dentro da boca. Esses dois músculos precisam ser amortecidos em suas funções, pois muitas vezes eles trabalham em conjunto e inervados por nervos diferentes. A bola de Bichat é uma estrutura que tem função e não deve ser sacrificada pela estética”, explica o especialista, que também é Secretário da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).

Em meados de junho, mais uma vez o Dr. Flavio Hojaij foi chamado para tratar cirurgicamente de um abcesso que se formou atrás da musculatura mastigadora de uma mulher, após uma “Bichectomia”, nome inclusive inapropriado, pois a estrutura chama-se “bola gordurosa de Bichat”, e esse nome foge das boas regras da terminologia médica.

O Médico

O Dr. Flavio Hojaij é Professor Doutor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e é credenciado nos principais hospitais de São Paulo, como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital Oswaldo Cruz, Hospital São Luiz e Hospital BP Mirante. Foi Professor Visitante do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Também é Secretário da SBCCP e atua em campanhas públicas para a população, como o “Programa Corujão da Saúde”, da Prefeitura da Cidade de São Paulo, quando são operados, em horários alternativos, centenas de pacientes agendados pelo sistema público.


Data de inclusão: 03/07/2018
Fone: (11) 38848083
Contato: Fernanda
Empresa: Letra
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Beleza][Saúde ][Serviços ]
Este Release foi visto 350 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
egoi
 
Alguns veículos cadastrados no clipping:
midias
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.