09/07/2018 - 14:10 - Londrix
Teatro do Clubinho: a menina que enfrenta o lobo do medo
Teatro do Clubinho: a menina que enfrenta o lobo do medo - LONDRIX

Crianças interagem ativamente no novo e exclusivo espetáculo do Teatro do Clubinho, no Londrina Norte Shopping ...

Se o sucesso de um espetáculo teatral pode ser medido pela interação da plateia, “Chapeuzinho Amarelo”, que estreou no final de semana no “Teatro do Clubinho” do Londrina Norte Shopping, pode ser considerado um êxito absoluto. As crianças participam o tempo todo do desenrolar da trama, que apresenta uma menininha – “Chapeuzinho Amarelo” – assustada com a vida. Mas que dá a volta por cima e mostra que o “lobo do medo” pode ser superado.

Baseado em um premiado conto infantil de Chico Buarque de Holanda em alusão ao clássico da literatura infantil “Chapeuzinho Vermelho”, o espetáculo em cena no Teatro do Clubinho é muito musical e interativo. E especialmente delicado ao abordar as fobias infantis.

Toda a peça se passa no romântico quarto de Chapeuzinho, uma menina sensível que, de tanto sentir medo, vive paralisada. Cercada de brinquedos que ganham vida, ela tem dois bonecos companheiros – o “Meio Assustado” e o “Corajento”. A companhia teatral londrinense Curumim Açu utiliza esquetes de palhaços e jogos no estilo clown para ganhar a atenção e – mais que isso – a participação ativa da plateia.

Desmitificando o medo, a ponto de revelar ao final da peça um “lobo mau” frágil e apavorado com crianças, o texto trata com sensibilidade os sentimentos infantis. “Esta é a importância de dramatizar uma obra brasileira como esta”, observa a produtora do Teatro do Clubinho, Katja Vignardi.

As amigas Júlia, de 7 anos, Isabela, de 6, e Ana Júlia, de 2, participaram o tempo todo do espetáculo e correram para a sessão de fotos com os personagens ao final da encenação. Júlia e Isabela garantiram que não sentiram “nem um pouquinho de medo”. Ana Júlia confessou o susto com o vilão da história, mas nada que a impedisse de posar para fotos ao lado do lobo após a apresentação.
“A iniciativa é muito interessante. As crianças adoraram a peça”, disse Mário Nerger, acompanhando a neta e as amiguinhas no programa de domingo. Ângela Valadão, que levou o filho de 5 anos para conhecer a “outra Chapeuzinho”, disse que o espetáculo deve ser visto por todas as crianças, pais e professoras. “Ajuda a gente a lidar com o medo deles”, afirmou a mãe de João Arthur.

O espetáculo estará em cena no Teatro do Londrina Norte Shopping até o final de julho com os atores Carol Alvez, Olifa Ollon, Pedro José e Rafael Avansini. A dramaturgia é de Rafael Avansini, a partir do texto de Chico Buarque. A direção da peça é coletiva, com figurino de Alex Lima e Maria José da Silva Higa como costureira. A cenografia e produção são da Atmosfera Eventos (Katja Vignard). O Teatro do Clubinho recebeu autorização da SBAT (Sociedade Brasileira de Autores) para encenar o texto.

As apresentações são sempre nos finais de semana. São duas sessões, aos sábados e domingos, às 16h e 18h. Os ingressos custam R$ 15 para crianças de 0 a 4 anos – acompanhadas de um adulto. Pessoas com necessidades especiais também podem estar acompanhadas de um responsável ao custo único de R$ 15. Crianças acima de 5 anos pagam R$ 15, mesmo preço para adultos. Os ingressos podem ser adquiridos no site https://www.sympla.com.br/teatrodoclubinho ou na bilheteria do teatro, a partir das 14h nos dias das apresentações.

Serviço: O estacionamento do Londrina Norte Shopping é gratuito todos os dias.

Data de inclusão: 09/07/2018
Contato: Ruth Meira