16/07/2018 - 13:10 - #Mac Comunicação e Marketing
Varvito, uma das principais atrações turísticas de Itu, festeja 23 anos
Varvito, uma das principais atrações turísticas de Itu, festeja 23 anos - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

A natureza esculpiu em Itu, há 280 milhões de anos, um tipo de rocha sedimentar, hoje protegida por um Parque Municipal, que se tornou numa das principais atrações turística e científica da Estância Turística da maior cidade do interior do Brasil, a apenas 100 km de São Paulo. A festa de aniversário acontece no dia 23 de julho próximo e a comemoração terá oficinas técnicas e plantio de árvores nativas. Todos estão convidados e a entrada é gratuita.

O Parque do Varvito, um verdadeiro monumento geológico, inaugurado em 23 de julho de 1995, já recebeu, desde sua inauguração, milhares de visitantes, entre turistas, estudantes e pesquisadores. Patrimônio tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turismo do Estado de São Paulo), o Parque do Varvito se estende por uma área de 44.346 m² da antiga pedreira de Itu.

Varvito é o nome utilizado pelos geólogos para denominar um tipo de rocha sedimentar única, formada pela sucessão repetitiva de lâminas ou camadas, cada uma delas depositada durante o intervalo de, aproximadamente, um ano.

O varvito de Itu é a mais importante exposição conhecida desse tipo de rocha na América do Sul. Em termos geológicos, o varvito faz parte de um pacote de rochas sedimentares que contêm evidências de uma extensa idade glacial, há 280 milhões de anos, quando um enorme manto ou lençol de gelo cobriu a região sudeste da América do Sul.

O turista encontra no Parque do Varvito de Itu um galpão por onde toda visita tem início. Neste local está montada, permanentemente, uma exposição de painéis explicativos (com fotos, textos, e imagens) e há, também, um espaço para exposições temporárias e palestras.

Em todos os pontos do parque existem placas explicativas o que torna a visita uma aula ao ar livre. Antigamente, por se ignorar a importância da formação rochosa, a laje ou ardósia de Itu foi bastante utilizada no calçamento e pavimentação das ruas e casas da cidade, fazendo parte da história do município.

O Parque está localizado à rua de mesmo nome, número 4.210, no Parque Nossa Senhora da Candelária, a 1.400 metros do centro histórico de Itu e a 400 metros da Rodovia Santos Dumont.

Visitas: das 8 às 17 horas de terça a domingo, com entrada gratuita.

www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor