16/07/2018 - 18:37 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Clube do Livro promove encontro no próximo sábado (21), em Ribeirão Preto
Clube do Livro promove encontro no próximo sábado (21), em Ribeirão Preto - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto traz para roda de debate “Os Maias”, obra de Eça de Queirós, um dos grandes autores da literatura portuguesa, conhecido por utilizar a imaginação em suas criações e escrever belos romanc ...

Ribeirão Preto (SP), 16 de julho de 2018 – O próximo encontro do Clube do Livro, promovido pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, acontece no dia 21 de julho (sábado) a partir das 16h. A narrativa escolhida para o mês de julho foi Os Maias, escrito por Eça de Queirós, um dos maiores escritores da literatura portuguesa. O evento será realizado na sede da Fundação, que fica na Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no bairro Jardim América. A entrada é gratuita e qualquer interessado em literatura pode participar.

Neste mês de julho, o grupo propôs um desafio literário aos integrantes, já que é um período de férias para muitas pessoas e por isso escolheu uma obra mais longa para leitura. O romance Os Maias conta com 18 capítulos. Na obra, Eça de Queirós faz considerações minuciosas da sociedade portuguesa de sua época. É possível constatar através do realismo, a péssima influência do clero sob o pensamento e o modo de vida dos portugueses, o abatimento moral das média e alta burguesia lisboetas, com seus desastrosos e vários casos de adultério.

O mundo político, a corrupção, o baixo nível intelectual e ambientes literários também são narrados no livro que, assim como os outros textos, expressam características marcantes do autor.

Filho de mãe portuguesa e de pai brasileiro, o escritor português assim como seu pai, estudou Direito na Universidade de Coimbra, lugar onde conheceu o escritor Antero de Quental e passou a publicar seus textos na revista Gazeta de Portugal. Após se formar, em 1866, além de advogado, também começou a atuar como jornalista e trabalhou em diversos periódicos.

Na primeira fase de sua vida, Eça de Queirós produzia romances com uma escrita. Na segunda fase passou a criar textos voltados ao realismo e na terceria fase começou a mexer com a imaginação dos leitores, com criatividade e obras que testavam os limites do estilo literário. Entre suas obras mais conhecidas estão: O Crime do Padre Amaro, O Primo Basílio e As Cidades e as Serras.

A curadora do Clube do Livro e bibliotecária, Gabriela Bazan Pedrão, diz que Os Maias é um romance bastante crítico e tem o poder de captar o interesse de leitores de qualquer época. “Eça de Queirós tem um talento de escrever com um jeito irônico, como se realmente quisesse impressionar o leitor, causando a sensação de impacto ao ler os casos narrados”.

Gabriela afirma que a expectativa do Clube do Livro é grande com a análise desta obra mais densa e de outras que serão lidas neste ano. “Ainda teremos cinco encontros neste ano, o que amplia a possibilidade de participação de pessoas interessadas em ampliar suas percepções literárias”, diz.

O Clube do Livro
A atividade faz parte do Plano Anual da Fundação e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC. O Clube do Livro tem como principal objetivo criar um espaço para debater e refletir sobre as diferentes nuances de textos literários.

O clube é uma forma de estimular a leitura e passear por narrativas de diversos autores. É formado por participantes de diferentes idades e aberto à comunidade da cidade e região, sempre com entrada gratuita. Hoje é um dos principais programas permanentes da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

SERVIÇO:
O que: Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
Data: 21 de julho de 2018 (sábado)
Local: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
Endereço: Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América.
Informações: (16) 3911-1050

OBS - Atividade gratuita. Inscrições pelo email: clubedolivro@fundacaodolivroeleitura.com.br

Atendimento à Imprensa:
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700
Andréa Berzotti (16) 99138 6185
Colaboração: Juliana Castro e Alessandra Rotolo (pauta@verbo.jor.br)
Data de inclusão: 16/07/2018
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada