25/07/2018 - 11:10 - #Mac Comunicação e Marketing
Ações Educativas divulgam acervo de biblioteca em Itu
Ações Educativas divulgam acervo de biblioteca em Itu - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

A educação é um dos principais caminhos para o desenvolvimento de uma nação e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Instalações de Museus e Bibliotecas há muito tempo deixaram de ser monumentos estáticos de visitação pública e se tornaram salas de aulas para, principalmente, jovens terem contato com a história e o conhecimento proporcionados por eles.

Na Estância Turística de Itu, as ações educativas também obedecem aos novos conceitos e colocam estudantes à frente de livros raros que retratam importantes aspectos da vida cultural da cidade no final do século XIX, inclusive atraindo o turismo do conhecimento para a cidade.

Como exemplo recente, alunos do Colégio Almeida Jr. de Itu participaram de ação educativa sobre a gênese da imprensa católica no Brasil, com destaque para a obra da Congregação Jesuíta, iniciada pelo Padre Taddei (1896).

Além de visitar a Igreja do Bom Jesus e o Santuário do Coração de Jesus, o grupo conheceu o Memorial do Apostolado da Oração e a Biblioteca Histórica, onde observou uma coleção de livros raros que completou o conteúdo proposto pelo tema de sala de aula: o nascimento da imprensa, a arte renascentista e os Jesuítas.

Formada ao longo do tempo por edições da coleção dos jesuítas que passaram pela igreja do Bom Jesus, que também abrigava a tipografia que deu início à Revista Mensageiro do Coração de Jesus (1896), a Biblioteca tem obras raras e importantes que estão sendo recuperadas e em breve poderão ser consultadas por pesquisadores e interessados.

Grupos interessados em participar da ação educativa podem entrar em contato com a Secretaria da Igreja do Bom Jesus (4022-3871).

www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor