26/07/2018 - 17:04 - DOC Press
Copa do Mundo e Greve dos Caminhoneiros influenciaram diretamente nas ocorrências de roubo e furto de veículos - DOC PRESS

Levantamento do Grupo Tracker mostra queda nos eventos envolvendo automóveis e alta nos sinistros com motos ...

A incidência de roubo e furto de veículos caiu 7,90%, no Brasil, no 2º trimestre de 2018, comparado ao mesmo período de 2017. Foram 1178 ocorrências, contra 1279 no ano anterior. Os dados são do Grupo Tracker, maior empresa de rastreamento e localização de veículos do país. A Copa do Mundo e a Greve dos Caminhoneiros tiveram influência direta nesta queda, segundo o Comando de Operações da empresa.
Entre abril e junho, foram registrados 655 eventos com veículos leves, sendo que no 2º trimestre de 2017 foram 764, uma queda de 14,27%. “Todas as seguradoras registraram uma redução de sinistros na segunda quinzena de junho, o que levou a uma queda natural do número de ocorrências. Com certeza a Copa teve influencia direta”, afirma o coordenador do Comando de Operações, José Resende.
Já no segmento Utilitários, a queda foi menor, de 2,46%. Isso porque esta categoria engloba tanto os SUVs - utilizados por pessoas físicas – quantoas pick-ups e carros baús de pequeno e médio porte – utilizados por empresas e estabelecimentos para o transporte de mercadorias. “Em linhas gerais, transportes de carga estão cada vez mais visados pelos bandidos, com uma média diária maior de roubos e furtos”, explica Resende.
Já a categoria Motos teve alta de 30,43%. José Resende explica que“com a greve dos caminhoneiros e a falta de combustível, o veículo mais utilizado naquele período foi a motocicleta, consequentemente, foi o mais visado pelos bandidos”.

Desmanches de caminhões
O Grupo Tracker registrou uma alta de 9,48% no número de roubo e furto de caminhões, de abril a junho de 2018, na comparação com o 2º trimestre de 2017. De acordo com o Comando de Operações, nos últimos meses, cresceu o interesse dos criminosos por peças de reposição de veículos pesados. “Os órgãos fiscalizadores, inclusive, intensificaram as operações de combate a este tipo de crime e fecharam diversos desmanches ilegais”, finaliza José Resende.

Sobre o Grupo Tracker
O Grupo Tracker pertence ao Tracker VSR Group, que está presente em 13 países. Possui a maior rede privada de antenas de radiofrequência (RF) da América Latina. Em 18 anos de atividade, já recuperou mais de 47 mil veículos, evitando um prejuízo de cerca de R$ 4,2 bilhões.
Oferece produtos para os mercados Segurador, Transporte e Logística, Construção Civil, Agrícola e Varejo. A tecnologia utilizada nos rastreadores do Grupo Tracker é a RF, considerada a melhor solução para roubo e furto e imune à ação de inibidores de sinais - jammers. Também comercializa produtos baseados no GPS/GPRS e LBS, indicados para monitoramento e gestão de frotas.
A empresa é a fornecedora oficial de rastreadores para a BMW e Triumph e tem parceria com a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), com quem divulga regularmente o Boletim Econômico Tracker-Fecap, com análises dos prejuízos que o roubo e furto de veículos trazem ao país.
Data de inclusão: 26/07/2018
Contato: José Luchetti