31/07/2018 - 09:12 - #Mac Comunicação e Marketing
Acadil celebra 26 anos com eleição e palestra
Acadil celebra 26 anos com eleição e palestra - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

No dia 28 de julho, os membros da Academia Ituana de Letras elegeram nova diretoria para biênio 2018-2020, que ficou assim composta: Presidente – Luís Roberto da Rocha de Francisco, Vice-Presidente – Maria Angela Pimentel Mangeon Elias, 1ª Secretária – Maria Lúcia Almeida de Marins e Dias Caselli, 2ª Secretária – Allie Marie Dias de Queiroz, 1ª Tesoureira – Maria Aparecida Thomaz Alves, 2ª Tesoureira – Ana Luiza Savioli da Silva. Já o Conselho Consultivo está composto de três membros: Durce Gonçalves Sanches, Synésio Sampaio Goes Filho e Waldemar Alves de Camargo. A transmissão de cargos se deu logo após a eleição, realizada na Sala Padre Luis Yabar, no Largo do Bom Jesus.

Os 22 membros presentes prestaram homenagem póstuma à acadêmica Sílvia Virginia Czapski, falecida nesta semana. Falou em nome da diretoria a vice-presidente Maria Angela Elias.
A Academia Ituana de Letras (ACADIL) é uma associação de escritores fundada em 1992, composta de 40 Cadeiras, cujos patronos foram figuras de destaque na literatura local e regional. Os 31 membros atuais se dedicam à produção literária e estudos sobre a Língua Portuguesa e Literatura em geral.

A comemoração dos 26 anos de fundação se deu logo após a eleição, com a palestra “Ora direis...um cão em nossas vidas”, através da qual a acadêmica Marly Perecin estabeleceu conexões entre arte e idéias políticas na obra do Padre Jesuíno do Monte Carmelo, presentes nas telas da Capela Mor da Igreja Matriz, executadas no século XVIII, obra recentemente restaurada pelo IPHAN.

Diversos convidados prestigiaram esta parte da reunião, entre membros do poder público municipal, jornalistas, professores, estudantes e membros de associações culturais.

www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor