31/07/2018 - 09:24 - Texto & Cia Comunicação
Conheça as sobremesas da Restaurant Week
Conheça as sobremesas da Restaurant Week - TEXTO & CIA COMUNICAÇÃO

Nesta edição, os chef apresentam versões criativas de doces que levam gengibre, queijo canastra, cachaça de umburana, castanha de baru, abóbora e vários tipos de frutas ...

As sobremesas começaram a aparecer nos almoços e jantares ainda na época do descobrimento do Brasil, só que foi na Europa. Em 1533, a rainha Catarina de Médicis muda-se da Itália para a França para o casamento com o futuro rei Henrique II. Amante da boa gastronomia e dos bons modos, conta-se que livros de culinária estavam em seu dote de casamento. A ela é atribuído o modelo de refeição que conhecemos hoje: a apresentação da entrada, seguida do prato principal e, então, a sobremesa. As sobremesas são alguns dos atrativos da 7ª edição da Ribeirão Preto Restaurant Week.

A Restaurant Week acontece até o dia 19 de agosto. O festival apresenta menus completos, com entrada, prato principal e sobremesa, a preços fixos: no almoço custa R$ 43,90 (R$ 1 de doação para o Corassol), e no jantar custa R$ 54,90 (R$ 1 de doação para o Corassol). Quem quiser aproveitar, pode conferir os menus no site oficial www.restaurantweek.com.br.
A ideia da sobremesa ao final do ritual também foi proposta pela rainha Catarina. Não levou muito tempo para a corte se habituar e cultivar os novos hábitos, bem diferentes dos banquetes medievais em que se comia de tudo, a noite toda e, não raro, durante dias seguidos. Não à toa, Catarina levou um séquito de confeiteiros de Florença para a França. E os mestres confeiteiros ganham seu papel à mesa.

Menus de Sucesso é o tema desta edição. Os chefs não pouparam criatividade e reinventaram receitas e combinações, harmonizações e design dos pratos. “A mesa é um lugar de encontros, de comemorações e de trabalho. A proposta desta edição é que os chefs reproduzam, com algumas alterações, seus menus mais vendidos ao longo da trajetória da Restaurant Week. Já os restaurantes estreantes terão a oportunidade de expor os pratos mais pedidos da casa”, diz Fernando Reis, CEO da Restaurant Week Brasil.

Para quem ainda não experimentou os pratos do festival e para quem gosta de um tur pelos restaurantes e bistrôs que participam da Restaurant Week, veja as 15 casas participantes: Ancho Premium Beef, Ateliê da Pizza, Cabaña Restaurante, Compotta Comida Casual, Espaço Cultural A Coisa, Flor de Sal Bistrô, Intercity Ribeirão Preto, Mousse Cake – Itatiaia, Mousse Cake – João Penteado, Ohayo Japanese, Onda do Peixe, Pecorino Bar & Trattoria – Ribeirão Shopping, Pecorino Bar & Trattoria – Shopping Santa Úrsula, Picanha Fatiada Grill e Yakin Sushi Bar.

Mais que um complemento, a sobremesa é um dos itens especiais em qualquer refeição. Não poderia ser diferente no festival. Gengibre, queijo canastra, cachaça de umburana, castanha de baru, abóbora e vários tipos de frutas são alguns dos ingredientes que dão cor, aroma e sabor às sobremesas dos menus exclusivos. Mas não é só. O resultado é uma variedade de cremes, pudins, bolos e tortas para todos os gostos.

Conheça as sobremesas do festival
• Pudim com calda de gengibre
• Sorvete de Mascarpone e calda de goiabada
• Petit gâteau
• Abacaxi flambado com sorvete de abóbora com coco
• Sorvetes: creme, morango ou chocolate
• Creme de Papaya
• Bolo de fubá com goiabada cascão queijo canastra e cachaça de umburana
• Cocada assada, gellato fior de latte e pralinê com castanha de baru
• Bolo de chocolate com brigadeiro quente e creme de baunilha
• Doce de abóbora com coco, sorvete de creme e calda fresca de manga
• Waffle com doce de leite, chantilly e açúcar com canela
• Mousse de chocolate belga e lâminas de amêndoas
• Cheesecake e compota de frutas vermelhas
• Crumble de maçã, especiarias e sorvete de baunilha em fava
• Gateâu de ma tante élise, pudim de leite confit, baunilha em fava e caramelo
• Profiteroles, carolinas recheadas com sorvete de baunilha em fava, calda de chocolate
• Petit gâteau com sorvete de creme
• Pudim de leite
• Torta marshmallow
• Torta holandesa
• Goiabadas
• Bananas hot
• Sorvete com calda
• Sorvetes de creme, morango ou chocolate
• Creme de Papaya
• Sorvete de chocolate com calda de chocolate e farofinha crocante
• Frutas da estação
• Sorvete de creme com morangos flambados
• Creme de manga
• Joy Goiabada: bolinho de cream cheese em volta goiabada e recheio de morango com leite condensado

Parceiros
Nesta edição, a Francis é a patrocinadora do evento. A marca de sabonetes está presente no mercado há mais de 40 anos e, para reforçar seu portfólio, lançou em 2018 o seu novo sabonete líquido para mãos. Os restaurantes participantes da Restaurant Week vão receber uma bonificação do produto e quem ganhará são os clientes que, além de poderem usar o produto durante sua experiência gastronômica, receberão um voucher com desconto especial para adquirir o sabonete. A Nacional Gás, fundada em 1951 e com sede Fortaleza (CE), também participará desta edição do evento como apoiadora. O Corassol será novamente a instituição que receberá as doações dos participantes da Restaurant Week.

Restaurant Week
O festival surgiu na década de 1990, em Nova York (EUA), e no Brasil, o evento tem mais de 10 anos. Quem quiser saber a agenda e novidades da Restaurant Week basta acessar o site www.restaurantweek.com.br ou seguir o Instagram e o Facebook @restaurantweekbrasil, onde serão divulgadas as casas participantes, os menus completos, o horário de funcionamento, telefone e o endereço de cada restaurante. Para evitar filas e permitir que o cliente tenha uma boa experiência gastronômica, algumas casas vão oferecer o Maitre, serviço de reserva on-line. O sistema de gestão de reservas é gratuito e pode ser acessado pelo site oficial do evento.
Data de inclusão: 31/07/2018
Contato: Bruna