02/08/2018 - 08:40 - Eastside23
Os ciclos da economia e o papel da Certificação Digital - EASTSIDE23

Julio Cosentino

Julio Cosentino

Todas as vezes em que entramos numa crise como a que vivenciamos, sobretudo desde 2016, com efeito perverso sobre o emprego, renda e nível de atividade, todos os segmentos da sociedade acabam sendo afetados. Há, no entanto, a certeza de que estão sendo feitos ajustes importantes, reformas silenciosas, como que preparando o País para a próxima etapa. Nós, que estamos na ponta da certificação digital, temos a exata noção de que as coisas já há alguns meses começaram a melhorar e não temos dúvida de que entraremos, todos, em breve, num novo ciclo, muito mais positivo.
A Certificação Digital se dá conta desse movimento quando afere um movimento maior de empresas renovando seus certificados e outras adquirindo o primeiro certificado, ou seja, isso representa o surgimento de novos players no mercado. Claro que o desemprego muitas vezes empurra as pessoas a se tornarem empreendedores, mas com certeza isso também é positivo. A economia, por fenômenos pouco explicáveis, historicamente passa por momentos difíceis e se mostra vigorosa na fase seguinte. E, o que é melhor, ressurge ainda mais vigorosa que antes, pois depura os problemas, acerta os caminhos, evita cometer os mesmos equívocos.
A Certificação Digital hoje é a infraestrutura básica de uma empresa. A partir dela é possível haver um relacionamento instantâneo com o governo nas várias esferas, o trabalho dos contadores, advogados, médicos tem se tornado muito mais simples e rápido, as empresas aprendem usos novos todos os dias e as vantagens em termos de economia que esse instrumento representa. Com ele se assina documentos à distância, há validade jurídica em todos os atos, se economia com deslocamentos, gastos com mensageiros, não se precisa mais utilizar papéis e insumos de impressão e nem fazer a guarda física de documentos, o que resulta em maior espaço físico para destinação à atividade principal das empresas.
Estamos falando de novos tempos, de modernidade sem precedentes que a tecnologia nos permite. Esse é um caminho sem volta. A certificação revoluciona o dia a dia de pessoas e empresas, a cada dia apresenta mais benefícios, usos e soluções e vai ajudando a mover a economia de uma maneira com menos riscos de ataques cibernéticos, com sustentabilidade e com maior celeridade e menores custos.

Julio Cosentino é presidente da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD)
Data de inclusão: 02/08/2018
Fone: (11) 1996287294