Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
FB   SetaRANKING SetaSala de imprensa SetaBusque Assessorias
 
 
Release
Bookmark and Share      

07/08/2018 - 16:48 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Gilda Montans apresenta retrospectiva de 65 anos de carreira em show no Theatro Pedro II
Gilda Montans apresenta retrospectiva de 65 anos de carreira em show no Theatro Pedro II - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

Acordeonista apresenta show histórico com participação de convidados especiais, no próximo dia 14 de agosto, às 20h, em Ribeirão Preto ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
Ribeirão Preto (SP), 7 de agosto de 2018 - No próximo dia 14 de agosto, a acordeonista Gilda Montans apresenta o show “Retrospectiva - uma vida de amor à música”, às 20h, no Theatro Pedro II. A apresentação faz parte do programa Amigos da Casa, mantido pela Fundação Pedro II.

O espetáculo marca os 65 anos de carreira da instrumentista, professora, arranjadora e compositora e fará uma retrospectiva, seguindo uma cronologia de sua trajetória musical profissional que teve início bem cedo, aos 15 anos, quando também começou a lecionar e a se apresentar nos palcos.

As diferentes faces da acordeonista serão apresentadas neste show que comemora os 65 anos de carreira de Gilda Montans. Participarão, além de Meire Genaro - sua parceira no Duo de Acordeons; Antonio Carlos Assalim, Ed Lemos, Sonia Camponês do Brasil Pavão (acordeons); André Bordini (violino), Carlito Rodrigues (contrabaixo), Deva Mille (percussão), Gloria Machado (piano), José Gustavo Julião de Camargo (viola caipira) e Robson Ribeiro (violão).

A artista tocará peças (eruditas e populares) que fizeram parte do seu repertório na juventude e, que neste show, serão interpretadas na maturidade dos seus 65 anos dedicados à música e ao instrumento acordeon.

No repertório estão obras de Pixinguinha, Villa Lobos, Altamiro Carrilho, Capiba, Gilda Montans, Astor Piazzolla, Carlos Gardel, G.H. Matos Rodrigues, Pietro Deiro, Luciano Fancelli. Estes compositores serão contemplados no show com peças e arranjos e interpretações singulares, sendo algumas representativas dos três cds Rosa, Sanfonias e As Meninas, gravados pelo Duo de Acordeons Gilda Montans e Meire Genaro.

O show, que é uma produção da Nova Digital, foi selecionado pelo programa Amigos da Casa que possibilita apresentação de artistas ou grupos de teatro, dança e música popular ou erudita, de abril a novembro de cada ano. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Theatro Pedro II. Os ingressos custam R$ 30,00 (inteiras) e R$ 15,00 (meias). A meia-entrada é destinada para estudantes, pessoas com 60 anos ou mais e professores da rede pública estadual e municipal. O Theatro Pedro II fica na R. Álvares Cabral, 370 – Centro, Ribeirão Preto (SP).


65 anos de carreira (currículo)

Nascida no município de Altinópolis, interior do Estado de São Paulo, Gilda Montans obteve formação básica como professora de música em 1958, Virtuose em acordeon pelo Conservatório Brasileiro de Harmônica de São Paulo, em 1960 tendo como mestre Edy Meirelles.


Instrumentista, arranjadora e compositora.

Graduada em Instrumento, Educação Artística e Educação Musical, pela Universidade de Ribeirão Preto – Unaerp.

Mestra em Pedagogia Musical, pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo com o trabalho científico “O ouvido como centro das interações perceptivas no processo artístico musical”.

Professora do Conservatório Musical de Ribeirão Preto,

Diretora do Centro de Comunicação e Artes da Unaerp, chefe do Departamento de Música e docente dos Cursos de Musicoterapia e Licenciatura Plena em Música.

Na década de 1960 fundou a escola de música Curso Alvorada de Harmônica.

Desenvolveu projetos significativos como: “A vivência sonora, Experiência Integrada: homem, Natureza e música”.

De 2001 a 2010 promoveu o Encontro Nacional de Acordeonistas de Ribeirão Preto na Fazenda Santa Estela, Distrito de Jurucê, Município de Jardinópolis. . No ano de 2013 o projeto Encontro Nacional de Acordionistas aconteceu novamente na Fazenda Santa Estela o 11º Encontro, em homenagem ao acordeonista recém falecido Dominguinhos.

As partituras, arranjos e transcrições para o Duo e Quinteto de Cordas, são de sua autoria. A música “Misteri de la Foresta” para Acordeon e Piano, de sua autoria foi editada na Itália pela Berben Editora (Ancona).
Foi presidente da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto (ALARP), ocupando a cadeira n.º 48, cuja imortal patrona é a musicista ribeirãopretana Diva Tarlá de Carvalho (2011-2012).

Em 08 de junho de 2016 recebeu da Câmara Municipal de Ribeirão Preto o título de Cidadã Ribeirãopretana.


Gilda Montans criou em 1986 o Duo de Acordeons Gilda Montans e Meire Genaro. O conhecimento técnico e teórico apurado fez com que as duas artistas desenvolvessem uma forma peculiar de linguagem musical, explorando a versatilidade tímbrica do instrumento, através de arranjos e transcrições especialmente elaborados para o Duo, por Gilda Montans. O resultado sonoro dessa celebração revela os mais variados e ricos efeitos de dinâmica, ritmo e harmonia: o erudito para recriar o popular, falar de brasilidade e expressar as vozes do pluralismo cultural.

Ao longo de 32 anos de carreira, Gilda e Meire têm conquistado reconhecimento e respeito da crítica nacional e internacional. São recitais, concertos, shows em vários locais do Brasil e no exterior. Três turnês pela Itália (1996, 1999 e 2004), apresentação com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão. Dois CDs próprios (Rosa, em 1996 e Sanfonias, em 2001). Participação em outros como: Encontro Internacional de Acordeonistas (1997), O Brasil da Sanfona CD e DVD (2002), CD Rádio USP Ribeirão (2008) e CD Grandes Acordeonístas do Brasil ( 2009), Em 2014 foi lançado o terceiro CD As Meninas e gravado ao vido o primeiro DVD no show de lançamento do CD no Theatro Pedro II em 23 de setembro.

Em comemoração aos 25 anos do Duo de Acordeons a EPTV, filiada da Globo em Ribeirão Preto, apresentou no programa Caminhos da Roça, um especial totalmente dedicado ao Duo.

Gilda e Meire participaram do seriado veiculado na TV Cultura, aos domingos às 11,15h durante o ano de 2012, Milagre de Santa Luzia em homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga, composto de 52 programas, sendo um deles dedicado ao Duo.

No início da década de 90 Gilda Montans, então chefe do Departamento de Música da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), juntamente com outras escolas de Ribeirão Preto, participou de uma programação especial organizada pelo SESC. A proposta de integrar vários músicos de diferentes escolas, representou um desafio a todos os participantes .Gilda e Laís Garcia Leal, professora do Conservatório Carlos Gomes, Lucia Figueira, professora e Diretora da Escola Cromática, se juntaram e apresentaram um grupo musical com os músicos: Gilda Montans e Meire Genaro acordeons, Milton Bergo e André Bordini violinos, Waldir de Lázari (falecido) violoncelo, Walter Ferreira (contrabaixo), Laís Leal (piano) e Deva Mille (percussão). No programa, obras de Astor Piazzolla, com arranjos de Laís Leal e Gilda Montans. Esta apresentação fez sucesso e foi a primeira experiência do Duo de Acordeons com conjunto de cordas.

Em 2002, o Duo se apresentou com o concertista italiano Paolo Gandolfi, no Teatro Municipal de Ribeirão Preto com um quarteto de cordas. Em 2004 e 2008, Gilda realizou arranjos para o Duo e quinteto de cordas para recital com obras de Astor Piazzolla, respectivamento no SESC Ribeirão Preto e no Theatro Pedro II. Voltou a repetir a formação em 2009 com o espetáculo Piazzolla em Concerto. Tangos e Novitangos no projeto Amigos da Casa, Theatro Pedro II e em 2011 apresentou espetáculo especial para comemorar 25 anos de carreira, no mesmo projeto.

Em 2012 no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, o Duo de Acordeons juntamente com o quinteto de cordas, apresentaram o recital Piazzolla e Músicas Brasileiras.

O quinteto formado por Gilda Montans é composto por músicos ribeirãopretanos como Milton Bergo (1° violino ) - membro do quinteto desde a primeira apresentação, renomado no meio artístico por sua técnica e performances musicais, em especial o tango. Danilo Pazziani (contabaixo), Ladson Bruno (violoncelo), Anderson Oliveira (2°violino) e Daniel Isaias (viola).

Em 2013 e 2014, O Duo de Acordeons Gilda Montans e Meire Genaro com o Quinteto de Cordas apresentou o espetáculo no dia 15 de outubro em homenagem ao Professor, no Projeto Amigos da Casa no Theatro Pedro II.

Duo apresentou-se no Sesc Santo André com Danilo Paziano (contrabaixo), Milton Bergo (violino), Deva Mille (Percussão) com o Show Chorotango, em 2014.

Participações em Shows e Concertos

1987 a 1997 - Projeto Capela ao meio-dia e meia (USP – Ribeirão Preto)

1997 - XIII Encontro Internacional de Acordeonistas (São Paulo, Campinas,

Ribeirão Preto, Batatais, Curitiba e Nova Bréscia)

1996 - 21º Prêmio Internazionale Di Fisarmonica (Castelfidardo – Itália)

_____ Show Recordando: homenagem a artistas Ribeirão-pretanos falecidos (Sociedade Recreativa de Esportes)

1997 - Show Recordando (homenagem a artistas ribeirão-pretanos falecidos (Sociedade Recreativa de Esportes)

1998 - Projeto “Rodoviarte” (Ribeirão Preto - SP)

1999 - Semana Científico Cultural de Passos e Região (Passos - MG)

1999 - Concerto no Instituto Musicale C. Merulo (Castelnovo Ne’Monti – Itália)

1999 - Concerto “La Fisarmoniche Tra Musica Colta e repertorio popolare”

(Reggio Emilia – Itália)

2000 - Projeto “Nossas Raízes” (SESC – Ribeirão Preto)

2002 - Projeto “O Brasil da Sanfona” (SESC – estado de São Paulo)

2002 - 2ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto (Ribeirão Preto)

2002 - XXV Semana de Portinari (Brodowski - SP)

2003 - Proyecto Cultural Sur (SESC - Ribeirão Preto)

2004 - Concerto “Fisarmoniche in concerto: dal clássico al popolare al variété”

(Castelnovo Né Monti – Itália)

2005 - Projeto “Tim: Causos e Canções” (estado de São Paulo)

2005 - 3º Festival Interarts (Serra da Capivara - PI)

2005 - Projeto “Itaú de Minas” (Itaú de Minas - MG)

2006 - Concerto “20 anos em Duo” (SESC - Ribeirão Preto)

2006 - “Fisarmoniche in concerto: dal clássico al popolare” (Ribeirão Preto)

2006 - Show Recordando (homenagem a artistas ribeirão-pretanos falecidos (Sociedade Recreativa de Esportes)

2007- Show Recordando (homenagem a artistas ribeirão-pretanos falecidos (Sociedade Recreativa de Esportes)

2008- Piazzola em Concerto (Teatro Pedro II -2008),

2009 - Tié Piranga- música e poesia extraído da obra “O Martim Cererê”, de Cassiano Ricardo (8° feira do livro-RP), Bambusical (SESC- Rib. Preto)

2010 - Ecos de Aninha, música e poesia extraído da obra de Cora Coralina (9° feira do livro-RP), Chorando em Serenata ( Faz. Santa Estela), Tangos e Novitangos ( Teatro Pedro II)

2011- Gilda Montans e Meire Genaro 25 Anos em Duo( Teatro Pedro II)

2012 –Músicas Brasileiras e Argentinas ( Teatro Municipal- Rib. Preto)

2013- Duo de Acordeons Gilda Montans e Meire Genaro e Quinteto de Cordas (Teatro Pedro II)

2014 - Show de lançamento do CD e gravação do DVD As Meninas (Teatro Pedro II) e Piazzotango Duo de Acordeons e Quinteto de Cordas (Teatro Pedro II)

2015- Lançamento DVD As Meninas ( Sesc Rib. Preto, Mario de Andrade e a Semana de 22 ( Feira do Livro- Teatro Pedro II ), Pocket Show ( Fnac- Ribeirão Shopping). Abertura Feira do Livro Show As Meninas ( Sertãozinho).

2016 – Participação no Show Bossa Dois com Bianca Barone e Paulo Capelozza no Teatro Pedro II de Ribeirão Preto.

Show 30 Anos em Duo- Anfiteatro Tulha Santa Estela- Ribeirão Preto São Paulo.

2017 – Piazzo Tango – Duo de Acordeons Gilda Montans e Meire Genaro & Gloria Machado ao Piano – Tulha Santa Estela – Ribeirão Preto.


Informações para a Imprensa:
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis: Luciana Grili (16) 99152 2707, Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 e Andréa Berzotti (16) 99138 6185.
Colaboração: Juliana Castro e Alessandra Rotolo
Data de inclusão: 07/08/2018
Fone: (16) 36108659
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada
Empresa: #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Cidades][Eventos][Geral]
Este Release foi visto 328 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
egoi
 
Alguns veículos cadastrados no clipping:
midias
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.