10/08/2018 - 08:19 - Eastside23
Advogado, uma profissão que reconhece todos os dias o papel da Certificação Digital - EASTSIDE23

A Serasa Experian, pioneira em certificação digital no País, aproveita a data de 11 de agosto para parabenizar a classe e falar um pouco dos benefícios proporcionados pela Certificação Digital ...

Mauricio Balassiano

Amanhã, dia 11 de agosto, é uma data muito especial: é o Dia do Advogado, dia em que se celebra a atividade profissional dos principais responsáveis pela garantia da Justiça e pela defesa da igualdade, por meio do estudo das leis e da atuação diante de todas as instâncias legais. O segmento jurídico foi o primeiro a compreender o papel da certificação digital como meio de desburocratizar o sistema, dar velocidade aos processos, tudo com redução drástica do uso do papel. Com o certificado digital, todos os advogados, do jovem estagiário ao experiente ministro do Supremo Tribunal Federal, todos passaram a atuar baseados nessa infraestrutura.

O Dia do Advogado é comemorado nesta data por uma razão especial: foi em um 11 de agosto, no ano de 1827, a inauguração das duas primeiras faculdades de Direito do País: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo/SP, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco. Ao defender interesses, prestar consultoria ou mediar negociações para solucionar conflitos, os advogados demonstram o seu papel fundamental na sociedade, por meio do exercício de uma profissão que mudou bastante ao longo dos últimos anos.

Atualmente, os carimbos de despacho, processos e documentos estão sendo substituídos aos poucos por arquivos eletrônicos com a utilização da certificação digital. Para se adequar a essa nova tecnologia, o profissional de Direito precisa adotar o uso de um certificado digital, como os emitidos pela Serasa Experian.

O Certificado Digital Serasa Experian é uma assinatura digital, que traz proteção e validade jurídica às transações eletrônicas e serviços digitais. Com o dispositivo eletrônico, pessoas e empresas podem se identificar e assinar digitalmente de qualquer lugar do mundo. O e-Jurídico, versão do e-CPF para advogados, desburocratiza processos e economiza tempo. Com a facilidade de poder ser instalado na carteira da OAB, o certificado reduz o número de etapas para o advogado concluir peticionamentos eletrônicos, assinar contratos sem sair do escritório e transmitir obrigatoriedades do governo.
Ou seja, com a Certificação Digital os advogados ganham tempo para se dedicar à análise dos casos e andamento dos processos, eliminam espaços físicos para a guarda dos mesmos, já que tudo passa a estar no mundo virtual, evitam problemas como extravios e perdas de processos, em parte ou no todo. Com o uso do Certificado digital, o sistema tornou-se muito mais confiável e seguro e, o mais importante, tudo com plena validade jurídica. Os advogados, portanto, têm muito a comemorar.

Maurício Balassiano é diretor de Certificação Digital da Serasa Experian
Data de inclusão: 10/08/2018