16/08/2018 - 18:14 - #Mac Comunicação e Marketing
Nova política nacional para cuidar de patrimônios culturais
Nova política nacional para cuidar de patrimônios culturais - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING
Os Ministérios do Turismo, Cultura e Meio Ambiente acabam de assinar um compromisso de elaborar uma política nacional de gestão turística dos 14 locais brasileiros que são patrimônios culturais da humanidade.
O projeto será entregue ao Cong ...
Siga as #pautas no Facebook
e Twitter
www.pautas.incorporativa.com.br
Os Ministérios do Turismo, Cultura e Meio Ambiente acabam de assinar um compromisso de elaborar uma política nacional de gestão turística dos 14 locais brasileiros que são patrimônios culturais da humanidade.
O projeto será entregue ao Congresso em 5 de novembro próximo, Dia Nacional da Cultura, e é resposta a um pedido do TCU (Tribunal de Contas da União), que constatou em 2017, após avaliação, a falta de eficácia das medidas para cuidar do patrimônio mundial no Brasil.
O acordo foi firmado durante o recente Seminário Internacional “Gestão de Sítios Culturais do Patrimônio Mundial no Brasil”, realizado em Goiás e organizado pelo Iphan.
O Ministério do Turismo ficou com a tarefa de coordenar a criação dessa política, que será beneficiada por seu novo programa Prodetur + Turismo. A ação vai disponibilizar R$ 5 bilhões para financiar obras de infra-estrutura turística, saneamento básico, gestão ambiental e mobilidade urbana.
Também pedem a continuidade e ampliação de programas que viabilizem obras de melhoria estrutural nas cidades de interesse histórico, como linhas de financiamento do BNDES e o programa PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Cidades Históricas, que desde 2013 utilizou R$ 600 milhões para a criação de projetos de melhorias e realizou obras em 23 cidades.
Será que Itu teria chance de participar com o seu imenso patrimônio histórico?
Se estivéssemos na Europa, haveria filas para ver qualquer obra do Aleijadinho ou, em Itu, as grandiosas igrejas de estilo barroco (século XVIII) ou o museu que conta a história da introdução da República no país (1867) ou o Espaço Cultural São Luís (1869) ou ainda a Casa Imperial (1816) e o casario colonial do centro histórico.
Itu, primeira Estância Turística do Estado de São Paulo, já perdeu muito do seu patrimônio arquitetônico e somente gestões junto aos Ministérios do Turismo e Cultura para obtenção de verbas específicas para colaborar com a Prefeitura local e que poderiam resultar numa melhor preservação e restauração do patrimônio histórico e cultural que ainda restam.
Os locais de patrimônio cultural da humanidade no Brasil são:
1 - Brasília (DF)
2 - Cais do Valongo - Rio de Janeiro (RJ)
3 - Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar (RJ)
4 - Centro Histórico de Goiás (GO)
5 - Centro Histórico de Diamantina (MG)
6 - Centro Histórico de Ouro Preto (MG)
7 - Centro Histórico de Olinda (PE)
8 - Centro Histórico de São Luís (MA)
9 - Centro Histórico de Salvador (BA)
10 - Conjunto Moderno da Pampulha - Belo Horizonte (MG)
11 - Missões Jesuíticas Guaranis - ruínas de São Miguel das Missões (RS)
12 - Parque Nacional Serra da Capivara (PI)
13 - Praça São Francisco, em São Cristóvão (SE)
14 - Santuário do Bom Jesus de Matozinhos - Congonhas (MG)
A cidade de Paraty (RJ) poderá ser o novo patrimônio mundial brasileiro. A cidade lançou, no início de 2018, sua candidatura a sítio de patrimônio misto - natural e cultural. O resultado vai ser revelado em 2019.
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas
das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte
ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à
Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão
ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação
de publicações são apenas para divulgação,
não sendo avaliados por este veículo de comunicação.