16/08/2018 - 18:14 - #Mac Comunicação e Marketing
Nova política nacional para cuidar de patrimônios culturais
Nova política nacional para cuidar de patrimônios culturais - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

Os Ministérios do Turismo, Cultura e Meio Ambiente acabam de assinar um compromisso de elaborar uma política nacional de gestão turística dos 14 locais brasileiros que são patrimônios culturais da humanidade.

O projeto será entregue ao Cong ...

O projeto será entregue ao Congresso em 5 de novembro próximo, Dia Nacional da Cultura, e é resposta a um pedido do TCU (Tribunal de Contas da União), que constatou em 2017, após avaliação, a falta de eficácia das medidas para cuidar do patrimônio mundial no Brasil.

O acordo foi firmado durante o recente Seminário Internacional “Gestão de Sítios Culturais do Patrimônio Mundial no Brasil”, realizado em Goiás e organizado pelo Iphan.

O Ministério do Turismo ficou com a tarefa de coordenar a criação dessa política, que será beneficiada por seu novo programa Prodetur + Turismo. A ação vai disponibilizar R$ 5 bilhões para financiar obras de infra-estrutura turística, saneamento básico, gestão ambiental e mobilidade urbana.

Também pedem a continuidade e ampliação de programas que viabilizem obras de melhoria estrutural nas cidades de interesse histórico, como linhas de financiamento do BNDES e o programa PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Cidades Históricas, que desde 2013 utilizou R$ 600 milhões para a criação de projetos de melhorias e realizou obras em 23 cidades.

Será que Itu teria chance de participar com o seu imenso patrimônio histórico?

Se estivéssemos na Europa, haveria filas para ver qualquer obra do Aleijadinho ou, em Itu, as grandiosas igrejas de estilo barroco (século XVIII) ou o museu que conta a história da introdução da República no país (1867) ou o Espaço Cultural São Luís (1869) ou ainda a Casa Imperial (1816) e o casario colonial do centro histórico.

Itu, primeira Estância Turística do Estado de São Paulo, já perdeu muito do seu patrimônio arquitetônico e somente gestões junto aos Ministérios do Turismo e Cultura para obtenção de verbas específicas para colaborar com a Prefeitura local e que poderiam resultar numa melhor preservação e restauração do patrimônio histórico e cultural que ainda restam.

Os locais de patrimônio cultural da humanidade no Brasil são:
1 - Brasília (DF)
2 - Cais do Valongo - Rio de Janeiro (RJ)
3 - Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar (RJ)
4 - Centro Histórico de Goiás (GO)
5 - Centro Histórico de Diamantina (MG)
6 - Centro Histórico de Ouro Preto (MG)
7 - Centro Histórico de Olinda (PE)
8 - Centro Histórico de São Luís (MA)
9 - Centro Histórico de Salvador (BA)
10 - Conjunto Moderno da Pampulha - Belo Horizonte (MG)
11 - Missões Jesuíticas Guaranis - ruínas de São Miguel das Missões (RS)
12 - Parque Nacional Serra da Capivara (PI)
13 - Praça São Francisco, em São Cristóvão (SE)
14 - Santuário do Bom Jesus de Matozinhos - Congonhas (MG)

A cidade de Paraty (RJ) poderá ser o novo patrimônio mundial brasileiro. A cidade lançou, no início de 2018, sua candidatura a sítio de patrimônio misto - natural e cultural. O resultado vai ser revelado em 2019.

www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor