17/08/2018 - 10:31 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Projeto ônibus biblioteca “Livros nas Praças” visita Ribeirão Preto
Projeto ônibus biblioteca “Livros nas Praças” visita Ribeirão Preto - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

A matriz do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia sediará a visita do projeto na próxima segunda-feira (20), das 9h às 16h
 ...

Ribeirão Preto (SP), 16 de agosto de 2018 - Com o objetivo de popularizar a cultura e o hábito pela leitura, o projeto Livros nas Praças visita a cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, no próximo dia 20 de agosto, das 9h às 16h. O ponto de parada do ônibus biblioteca será o estacionamento do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, que fica na Avenida Presidente Kennedy, 1255, na Nova Ribeirânia. A visita ao projeto será aberta à comunidade e terá entrada gratuita

O ônibus-biblioteca Livros nas Praças conta com acervo de cerca de 2 mil exemplares, formado 80% por livros de autores brasileiros, como Ana Maria Machado, Thalita Rebouças, Paulo Coelho e Monteiro Lobato. O projeto tem o objetivo de levar literatura e conhecimento por meio do empréstimo gratuito de livros.

A biblioteca sobre rodas oferece, ainda, 60 livros com ilustrações em braile para crianças, 30 livros em fonte ampliada para pessoas com baixa visão, 20 audiobooks para deficientes visuais e 30 livros em braile para adultos.

A unidade móvel possui cadeira de transbordo, própria para cadeirantes e idosos com dificuldades de locomoção, além de banheiro e água mineral para os leitores que utilizarem o ônibus biblioteca como espaço de leitura.

O projeto Livros nas Praças faz parte de iniciativas que priorizam a responsabilidade social das empresas. E possui a chancela e aprovação da Lei Rouanet para sua itinerância literária em todo o Brasil. Até junho de 2018, o ônibus biblioteca alcançou a marca de mais de 160 mil pessoas atendidas em sua biblioteca sobre rodas.

Para o advogado Brasil Salomão, sócio-fundador do escritório, poder conhecer o projeto de perto e ainda apresentá-lo à equipe da advocacia, aos seus clientes e à comunidade de Ribeirão Preto é uma excelente oportunidade de apoiar e incentivar a esta iniciativa cultural. “Apreciamos muito os projetos difusores de literatura, que como este, estimulam a formação de leitores no nosso país”, avalia Brasil Salomão.

Projeto itinerante

O projeto itinerante Livro nas Praças foi criado no Rio de Janeiro e visa a democratização e o acesso dos jovens ao mundo literário, oferecendo-lhes a possibilidade de exercerem plenamente seus direitos como cidadãos.

A principal premissa do projeto é permitir o acesso das classes menos favorecidas à informação, através da circulação de um ônibus biblioteca em praças de comunidades onde não existem bibliotecas públicas, com o intuito de garantir que programas culturais de qualidade não fiquem restritos somente a uma minoria privilegiada.

Essas ações direcionadas a diversos públicos têm como objetivo contribuir com a formação de agentes culturais, multiplicadores em diversos níveis.

Segundo a coordenação do projeto, a intenção é conscientizar as pessoas sobre a importância do livro e da leitura e estimular o senso crítico, não só diante de uma obra literária, mas também da realidade onde estão inseridas.

Como funciona o projeto?

- Os visitantes podem ler dentro do espaço de leitura do ônibus-biblioteca com suas 10 mesas e cadeiras ou levar até dois livros, gratuitamente, para casa, dentre os dois mil livros infantis, juvenis e adultos do acervo;

- Para o empréstimo, é necessária apresentação de um documento de identidade e comprovante de residência para cadastro;

- Os livros devem ser devolvidos ao ônibus biblioteca em qualquer praça, durante a permanência do projeto;

O que: Projeto ônibus biblioteca “Livros nas Praças”
Data: 20 de agosto de 2018
Horário: 9h às 16h
Local: Estacionamento da matriz do Escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, que fica na Avenida Presidente Kennedy, 1255.
Obs. A entrada é aberta à população e gratuita.

Atendimento à Imprensa – INTERIOR DE SÃO PAULO
Verbo Nostro Com.Planejada