23/08/2018 - 20:06 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Acontece neste sábado (25) encontro do Núcleo de Contadores de Histórias
Acontece neste sábado (25) encontro do Núcleo de Contadores de Histórias - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

Núcleo da Fundação do Livro e Leitura reúne participantes de Ribeirão Preto e região para a dinâmica de contação de histórias. A atividade terá como convidados a educadora Tuca Pina e os pedagogos, Anita Adas e André Ferreira de Oliveira
 ...

Ribeirão Preto (SP), 22 de agosto de 2018 – O próximo encontro do Núcleo de Contadores de Histórias, mantido pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, acontece no próximo sábado (25) das 9h às 12h. A atividade é gratuita e será realizada na sede da entidade, localizada na Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América, em Ribeirão Preto (SP).

A atriz e contadora de histórias, Míriam Fontana, coordenadora do grupo, diz que o encontro do Núcleo de Contadores de Histórias é sempre uma história e ressalta: “além do grupo percorrer um caminho gostoso e habitual, com espreguiçamento e brincadeiras, o próximo encontro será inusitado”.

A atividade contará com convidados especiais como Tuca Pina, formada em Língua e Literatura Portuguesas pela PUC - São Paulo. É professora e hoje trabalha com produção de material didático em Língua Portuguesa e textos paradidáticos para editora. Faz projetos e oficinas na área de educação. Apesar de trabalhar com produção textual, no ano passado decidiu aventurar-se na literatura infantil e lançou \"Duda e o Livro das Curiosidades\", com ilustrações de Semíramis Paterno. E agora, vivencia uma nova e instigante aventura: a de contadora de histórias.

Também estará presente a pedagoga, Anita Adas, mestre em Educação Escolar pela Unesp - Araraquara. Ela atuou como professora na educação básica e em universidade privada. Há mais de 15 anos, atua no universo editorial como coordenadora pedagógica e leitora crítica de projetos didáticos de sistemas de ensino; é autora de livro didático para a Educação Infantil e palestrante.

Outro participante é André Ferreira de Oliveira, pedagogo com especialização em psicopedagogia clínica. Atualmente é diretor do Colégio Pequeno Príncipe e autor de vários livros para o público infantojuvenil. André é colunista da revista “Leque” e do Portal EDUCA2.

O encontro ainda permite que, além de ouvinte, o público tenha um ambiente livre para narrar suas histórias e se envolver inteiramente com as atividades. “Conceder espaço para as pessoas presentes participarem ativamente da ação é uma proposta enriquecedora, porque oferece novas histórias e experiências, tanto para quem ouve, quanto para quem narra”, explica Míriam.

O encontro do Núcleo de Contadores de Histórias é gratuito e aberto às pessoas que gostem ou queiram conhecer essa arte. A atividade é também indicada para quem aprecia a leitura e a literatura.

Núcleo de Contadores de Histórias

A atividade faz parte do Plano Anual da Fundação do Livro e Leitura e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC. O núcleo se reúne para fomentar experiências, contação de histórias e planejamento para a sequência de atividades programadas. Os encontros acontecem uma vez por mês.

Segundo a coordenadora Míriam Fontana, a cada encontro o grupo vivencia situações que permeiam o ofício do contador de histórias e possibilitam a percepção dos fios da contação, do ouvinte e das histórias. “É uma grande trama, uma grande troca, um jogo envolvente que sempre nos modifica, nos transforma”, conclui.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Atualmente, a diretoria da Fundação é representada pela jornalista Dulce Neves na presidência; em com vices-presidentes: Edgard de Castro (advogado e cineasta) e a jornalista, educadora e escritora, Adriana Silva; além de equipe com nove profissionais, um conselho com 22 membros e prestadores de serviços na área de comunicação.

SERVIÇO:
O que : Núcleo de Contadores de Histórias da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
Data: 25 de agosto de 2018
Local: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
Endereço: Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América.
Informações: (16) 3911-1050
OBS - Atividade gratuita