27/08/2018 - 18:02 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Filtro de argila é o mais eficiente para purificar a água
Filtro de argila é o mais eficiente para purificar a água - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

Conhecido como o método mais eficiente de purificação de água, filtros de argila são fabricados em Jaboticabal, no interior de São Paulo ...

Ribeirão Preto (SP), 27 de Agosto de 2018 – Um dos assuntos mais discutidos ultimamente é a falta de acesso à água limpa e tratada em alguns lugares do mundo, inclusive no Brasil. O consumo da água potável reduz o risco de doenças como diarreia, verminoses, cólera, febre tifoide, hepatite A e até poliomielite que podem ser transmitidas através da ingestão de água ou alimentos contaminados com vírus, bactérias ou parasitas. Para evitar estas e outras doenças, uma alternativa simples e de baixo custo, é o consumo de água limpa e sem contaminação.
Apesar dos novos modelos e criações do mercado, a forma mais acessível de consumir água adequada à saúde e sem contaminação é através dos filtros de argila que têm como propriedade principal manter sempre a água fresca, deixando-a em até 5 graus abaixo da temperatura ambiente.

Esses filtros contam com um processo de filtragem feita por velas de cerâmica esterelizantes, fabricadas em um material microporoso que retém as partículas sólidas e as impurezas da água. No interior de São Paulo, na cidade de Jaboticabal, a Cerâmica Stéfani, indústria com mais de 70 anos e que faz parte do Grupo Stéfani Ribeirão Diesel, produz filtros de argila, muito bem avaliados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). A empresa, que é considerada a maior fabricante de filtros de argila do mundo, atingindo a média de 60% da produção nacional. Hoje, a Cerâmica Stéfani exporta para mais de 50 países e fornece os filtros para todos Estados brasileiros onde mantém representantes.

Esterilização de alta performance

Segundo Emilio Garcia Neto, diretor da Cerâmica Stéfani, o processo de purificação da água é feito através de velas internas que possuem a função de eliminar as impurezas presentes na água, tornando-a mais limpa e segura para consumo. As velas contam com uma parede de cerâmica branca microporosa por fora e carvão ativado na parte interna - o responsável por extrair inclusive o cloro da água. “São as velas que retém as partículas e purificam a água”, explica. Segundo o diretor, a Cerâmica Stéfani investiu recentemente em tecnologia e aplicou nanopartículas de prata coloidal nas velas, livrando a água de bactérias. “Dessa forma, conseguimos realizar uma esterilização em até 99% das bactérias”, explica.

As velas funcionam como o coração do produto e é a parte fundamental para que a água tenha um processo de filtragem com excelentes resultados. “Hoje, no mundo, morrem 10 milhões de pessoas por ano por causa de doenças que não existiriam se a água fosse tratada”, explica o diretor destacando a importância deste processo no consumo diário.

A Cerâmica Stéfani

Considerada a maior cerâmica de filtros de argila do mundo e referência no mercado, a Cerâmica Stéfani faz parte do Grupo Stéfani Ribeirão Diesel que tem atuação na região metropolitana de Ribeirão Preto e mais de 23 unidades operacionais. A Cerâmica foi inaugurada em 1947 pelos irmãos Séfani. Localizada em Jaboticabal, interior de São Paulo, em um espaço de 50 mil m², produz equipamentos para filtragem de água de forma simples e acessível para toda a população. Conta com mais de 250 colaboradores que trabalham com equipamentos modernos –o processo antigamente era todo manual, no entanto, hoje a parte industrial está 80% mecanizada (somente a pintura e a modelagem da base dos filtros em argila são feitas por ceramistas e artesãos).

A indústria tem capacidade de produção de 30 mil filtros e 800 mil velas por mês. Consta em seu portfolio diversos tamanhos e modelos de filtros, do tradicional ao sofisticado, oferendo a linha de argila, argila e plástico e somente plástico. Entre os filtros e velas, são mais de 60 produtos. Conta com mais de 6 mil postos de venda e atende a todo o País, além de exportar para mais de 50 países, entre eles Franca, África do Sul e Emirados Árabes.

PERFIL GSRD

Com 70 anos de fundação, o Grupo Stéfani Ribeirão Diesel conta com 23 unidades operacionais, atuando como representante das marcas automobilísticas de renome e forte presença no mercado de pneus e recapagem, purificadores de água e corretora de seguros. Fazem parte do grupo as empresas: Ribeirão Diesel Mercedes-Benz, em Ribeirão Preto e Franca e Stéfani Diesel Mercedes-Benz, em Jaboticabal - ambas com a expertise em caminhões, ônibus e vans Mercedes-Benz. Ribeirão Diesel Pneus, com unidades em Ribeirão Preto, Jaboticabal, Pirassununga, Catanduva e Bauru, representantes da marca Michelin no comércio de pneus e indústria de recapagem. Stecar Mercedes-Benz, representa a marca Mercedes-Benz, sediada em Ribeirão Preto, e Stecar América, com marcas como Jeep, Chrysler, Dodge e RAM, também sediada em Ribeirão Preto. Itacuã, com a marca Volkswagen e Itacuã Motos, com a representação da marca Yamaha, ambas em Ribeirão Preto. Stéfani Motors, representante da marca Toyota, com unidades em Jaboticabal, Araraquara e São Carlos. Stéfani Massey, representante da marca Massey Ferguson de tratores, pulverizadores, entre outras máquinas com agrícolas, com unidades em Ribeirão Preto, Jaboticabal, Jaú, Avaré e Catanduva. Cerâmica Stéfani, em Jaboticabal, é a pioneira do grupo, fabricante de purificadores de água. Stéfani Seguros, sediada em Ribeirão Preto, com abrangência nacional, atua no setor de seguros de veículos, residenciais, empresarial, de vida, entre outros.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas: Andrea Berzotti (andrea@verbo.jor.br),Luciana Grili (luciana@verbo.jor.br) e Valter Jossi Wagner (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Gabriel Todaro e Juliana Castro
Data de inclusão: 27/08/2018