03/09/2018 - 14:41 - Eva Comunicação
Estado do Maranhão consegue redução na criminalidade com tecnologia embarcada nas viaturas da Polícia Militar - EVA COMUNICAÇÃO

Enquanto alguns estados do Brasil registram dados alarmantes no aumento da violência, Maranhão tem se destacado nesse cenário ao conseguir resultados consistentes na redução da criminalidade. Maranhão não figura entre os dez estados brasileiros mais violentos, depois de muitos anos aparecendo no ranking. Essa é a conclusão do último levantamento realizado pelo Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP).

Uma das ações realizadas para alcançar esse resultado positivo é que a Polícia Militar do Maranhão conta há mais de dois anos, desde janeiro de 2016, com equipamentos de tecnologia avançada em suas viaturas policiais. A Veotex, uma das principais empresas brasileiras que oferecem soluções em segurança eletrônica, e a Tecway, empresa de locação de viaturas com atuação no Amazonas e Maranhão, formalizaram uma parceria que resultou no fornecimento do sistema V.I.U. Veicular para a Tecway.

A Tecway é a responsável pela criação de plataformas operacionais móveis para a PM. Essas plataformas operacionais móveis são equipadas com o que existe de mais avançado em termos de inteligência, no combate à criminalidade. Foram feitas adaptações físicas, instalação de rádio digital de última geração e a implantação do sistema V.I.U. Veicular que permite a gravação e transmissão ao vivo de áudio, vídeo e GPS (Global Position System). Atualmente, a tecnologia está instalada em 100 viaturas.
Com o sistema V.I.U. Veicular instalado nas plataformas móveis a PM consegue fazer um acompanhamento, em tempo real, da operação em todas as viaturas, até relatórios de mobilidade de um determinado período. “A tecnologia implantada nos veículos da PM do Maranhão permite um tempo de resposta mais rápido, contribuindo para uma melhor performance dos agentes de segurança”, avalia Claudio Gaspari, diretor-presidente da Veotex.

“O sistema de GPS é integrado ao sistema de gravação, de transmissão de áudio e vídeo, em tempo real. Isso permite que a PM não apenas conheça a localização das viaturas, mas tenha acesso ao que ocorre dentro e fora das mesmas, uma vez que cada viatura é equipada com microfones e câmeras internas e externas”, explica Gaspari.
Essa tecnologia permite também que a Central de Operações da PM opere o sistema a distância. “Qualquer viatura pode ser estacionada em um ponto escolhido e se transformar em uma base avançada de monitoramento urbano, utilizando as câmeras externas que equipam o veiculo”, complementa André Braga, diretor da Tecway.

Data de inclusão: 03/09/2018
Contato: Cristiane Miranda Malheiros