03/09/2018 - 18:29 - #Mac Comunicação e Marketing
Descubra os encantos de Itu no feriado da Independência
Descubra os encantos de Itu no feriado da Independência - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

Ainda não decidiu para onde ir no próximo feriado da Independência? Experimente o interior de São Paulo com uma viagem tranqüila, sem neblina, sem comboios para chegar às praias, nem sempre limpas e seguras.

A sugestão é a Estância Turístic ...

A sugestão é a Estância Turística de Itu, a capital nacional do exagero, distante apenas 100 km da capital paulista, que oferece ao visitante um enorme patrimônio histórico e cultural, fazendas bandeirantistas abertas aos turistas, igrejas de estilo barroco, casario colonial preservado, antiquários, museus para todos os gostos, variedade de culinária em ótimos restaurantes, desde pratos internacionais até a cozinha caipira. Além disso, hotéis de alto nível até com campos de golfe, além de pousadas e campings. E, também, é claro, as lojas das coisas grandes, um folclore que tornou a cidade conhecida em todo o Brasil

Aproveitando o passeio, o turista poderá conhecer outras três cidades muito próximas e ricas em histórias e patrimônio. A Estância Turística de Salto fica apenas a 8 km de Itu, por rodovia de dupla mão, que entra na cidade vizinha pela sua maior atração: o salto no Rio Tietê e pelo complexo da cachoeira que conta toda a história do Rio símbolo do Estado de São Paulo.

Outros vizinhos são Porto Feliz, também alcançada por pista de dupla mão e a apenas 26 km de Itu, onde se pode visitar o Parque das Monções, local de onde partiam as expedições dos Bandeirantes Brasil a dentro e onde há exemplares dos enormes barcos utilizados nas viagens fluviais.

Outra atração local é o Museu Histórico e Pedagógico das Monções que abriga um rico e diversificado acervo com documentos, mapas e livros sobre as Monções e a história da cidade. O prédio inaugurado em 22 de março de 1846, conta com 172 anos de história. Tornou-se “Casa Real”, ao hospedar Sua Majestade o Imperador D. Pedro II.

Cabreúva também é um passeio fácil pela Estrada Parque ou dos Romeiros com apenas 31 km de rodovia. A cidade tem a tradição de ser grande fabricante de aguardentes e tem o e maior templo budista do País, o Centro de Meditação Kadampa Brasil, um Templo pela paz mundial.

Itu, Cabreúva, Salto e Porto Feliz são cidades que fazem parte do Roteiro dos Bandeirantes, excursão que sai de São Paulo e percorre o caminho dos Bandeirantes às margens do Rio Tietê por onde foram erguidas diversas Vilas que mais tarde se transformaram em cidades.
Entre as comemorações da Independência, em Itu, estão o desfile militar do Quartel de Itu e Exposições para os turistas no Museu da Energia: “Os ituanos e a chegada da luz”, “História, Energia e Cotidiano” e “Fontes e Chafarizes”, todas no Museu da Energia, à Rua Paula Souza, 669, no Centro Histórico de Itu, das 10 às 17 horas. (011) 4022-6832.

Na sexta-feira (07/09), feriado, também ocorre o hasteamento da bandeira às 8h, em frente ao Regimento Deodoro e, a partir das 9h, o tradicional desfile cívico do dia da independência na Avenida Octaviano Pereira Mendes (Marginal), com saída da Praça Duque de Caxias, em frente ao Quartel e término no cruzamento com a Rua Barão do Rio Branco.

Participam escolas municipais, estaduais e particulares, Grupo da Melhor Idade, clubes, Regimento Deodoro, cavaleiros, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal entre outras entidades e associações.

www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor