07/09/2018 - 10:24 - Eastside23
Serasa Experian orienta empresas sob risco de perder o CNPJ
Serasa Experian orienta empresas sob risco de perder o CNPJ - EASTSIDE23

A Receita Federal divulgou esta semana que pode retirar o registro de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) das empresas que estejam em falta com a entrega de escriturações e declarações nos últimos cinco anos, em especial as Declarações de Débitos e Créditos Tributários Federais. Essa informação coloca sob risco 3,4 milhões inscrições no CNPJ. A medida, no entanto, pode ser resolvida a partir do acesso ao Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) da Receita por meio de um certificado digital válido, informa o gerente sênior de Certificação Digital da Serasa Experian Murilo Couto.

De acordo com a Receita Federal, essas empresas serão declaradas inaptas até maio de 2019. “Os empresários que estejam omissos com suas obrigações devem verificar, primeiro, se o seu Certificado Digital está em vigor. Caso não esteja, deve providenciar para poder regularizar a situação junto ao governo”, explica Couto. O contribuinte, com um certificado digital válido, pode consultar a existência de pendências na entrega de declarações no e-CAC, no serviço “Certidões e Situação Fiscal”, nos itens “Consulta Pendências – Situação Fiscal”, com relação às obrigações acessórias não previdenciárias, ou a “Consulta Pendências – Situação Fiscal – Relatório Complementar”, com relação às obrigações acessórias previdenciárias.

Além de perder sua inscrição, a empresa pode ter outros problemas, como ser impedida de participar de novas inscrições, ter baixa da própria inscrição, a nulidade de documentos fiscais e a responsabilização dos sócios pelos débitos em cobrança.

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br
A Serasa Experian promove a certificação digital como tecnologia efetiva para desmaterializar processos e eliminar uso de papel, com atributos de validade jurídica, agilidade e praticidade, a serviço da sustentabilidade dos negócios e processos. Para mais informações, acesse: www.certificadodigital.com.br .
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Empregamos cerca de 16.500 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.
Data de inclusão: 07/09/2018
Fone: (11) 1996287294