Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
  SetaSALA DE IMPRENSA FB
 
 
Release
Bookmark and Share      

13/09/2018 - 11:10 - #Mac Comunicação e Marketing
A Estância Turística de Itu desperta a atenção dos turistas por sua cena cultural
A Estância Turística de Itu desperta a atenção dos turistas por sua cena cultural - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

A histórica Itu, fundada por bandeirantes há 408 anos e a apenas 100 km de São Paulo, se orgulha do seu patrimônio cultural e arquitetônico, com dezenas de igrejas barrocas, casario colonial, museus, feiras de arte, espaços para exposições, parque ge ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
A histórica Itu, fundada por bandeirantes há 408 anos e a apenas 100 km de São Paulo, se orgulha do seu patrimônio cultural e arquitetônico, com dezenas de igrejas barrocas, casario colonial, museus, feiras de arte, espaços para exposições, parque geológico que testemunha a passagem de geleiras há 280 milhões de anos, além de ótimos restaurantes, hotéis e pousadas. Além disso Itu conta com duas raras instituições: a Academia Ituana de Letras e o Museu da Música.

Jornada do Patrimônio terá cinco dias de atividades culturais

A Jornada do Patrimônio 2018 de Itu promete levar os participantes por uma viagem cultural pela cidade. A programação conta com roteiros históricos e uma agenda para não deixar ninguém parado. Inclui oficinas, apresentações musicais, palestras, sarau, mostra de filmes, passaporte cultural, tudo sempre relacionado com o tema da preservação da memória e conservação.

Incentivada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Jornada do Patrimônio visa valorizar e aproximar o público dos patrimônios históricos e culturais da Estância Turística de Itu, além de fomentar o potencial turístico, por meio de visitas guiadas e atividades pela cidade.

Ao final dos cinco dias de eventos os participantes, ituanos e turistas, deverão ter conhecido parte significativa do patrimônio material e imaterial ituano por duas perspectivas, o reconhecimento do seu valor e a necessidade de sua preservação.

Neste ano, a Jornada do Patrimônio ituana conta também com a participação de dezenas de voluntários que estarão nos pontos de visitação auxiliando os participantes. O chamamento ocorreu no mês de agosto e contou com boa adesão.

“O objetivo da Jornada é que a comunidade valorize e mantenha seu patrimônio. Afinal, só preserva quem conhece. E por isso a participação de voluntários, pela primeira vez, é muito importante para nós. Serão nossos aliados e multiplicadores, engajados no propósito de manter nossa cultura e patrimônio vivos e preservados.“, comentou Geraldo Gonçalves Junior, secretário municipal de Cultura.

Roteiros monitorados

Os dois roteiros que ocorrerão no dia 23 de setembro compreendem “Igrejas e Monumentos” e “Museus e Espaços Culturais”, ambos no Centro Histórico da cidade e focados em pontos relacionados com a perspectiva do Patrimônio Ituano.

Como motivação para a participação nos roteiros os interessados receberão um Passaporte Cultural que, em cada um dos pontos visitados, receberá um carimbo de presença. Ao completar todo o percurso escolhido, o participante vai retirar um selo especial na Casa da Praça, comprovando que realizou toda a atividade. Posteriormente um certificado de participação será encaminhado por e-mail. O Passaporte Cultural pode ser retirado em qualquer um dos pontos.

Cada ponto será sinalizado com banner/flâmula do evento, e haverá um monitor para acompanhar a visita destacando aspectos particulares de cada bem cultural, além de carimbar o passaporte.

O roteiro “Igrejas e Monumentos” fará o trajeto pelo Cruzeiro Franciscano, Igreja do Bom Jesus – Santuário do Apostolado da Oração do Brasil, Igreja de São Benedito, Capela de Santa Rita, Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária, Igreja e Convento de Nossa Senhora do Carmo, Igreja Nossa Senhora do Patrocínio encerrando na Casa da Praça.

Já o roteiro “Museus e Espaços Culturais” fará o percurso saindo Espaço Cultural Fábrica São Luís Museu da Música – Itu, Museu da Energia Núcleo Itu, Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu – MAMHI (Ituano Clube), Museu de Arte e Música Sacras Padre Jesuíno do Monte Carmelo (Ituano Clube), Mercado Municipal de Itu, Museu Republicano “Convenção de Itu” finalizando na Casa da Praça.
Todas as atividades oferecidas pela Prefeitura são gratuitas e abertas para toda população. A exceção é o \"Roteiro das fazendas históricas\", que será realizado pela Macrotur.

Acompanhe a programação completa:

19 de setembro
19h às 21h - Palestra Museu da Música – Três séculos de música Ituana
21 de setembro
15h às 17h - Oficina UPPH (Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico) – do Sistema Municipal De Preservação do Patrimônio Histórico
19h – Sarau Cultural
22 de setembro
10h às 13h - Oficina de restauro
Os eventos acima acontecerão na Casa da Praça - Praça Padre Miguel, 56, Centro.
23 de setembro
10h às 17h – Jornada do Patrimônio - Dois roteiros com oito locais de visitação:
10h às 16h – Roteiro das fazendas históricas - realizado pela Macrotur
Local: Áreas rurais - Fazenda do Rosário, Fazenda Monte Belo e Fazenda Paraizo. R$60,00 – transporte e almoço inclusos.
Reservas com João pelo telefone (11) 99607-7483
11h – Apresentação da Corporação Musical União dos Artistas – patrimônio imaterial da cidade.
16h – Apresentação do Maracatu Mukumby – Os dois eventos na Praça Padre Miguel, Centro.

Feira de Velharias

Uma novidade no roteiro de passeios é a Feira de Velharias (tipo mercado das pulgas) que acontecerá a partir de 14 de outubro e sempre no 2º domingo de cada mês, das 9h30 às 18h, no histórico Espaço Fábrica São Luiz, Rua Paula Souza, 492, Centro de Itu, que contará com lounge e área de alimentação e entrada franca.

Trata-se de um ambiente perfeito para o garimpo de relíquias como antiguidades, utilidades, raridades, futilidades e uma infinidade de miudezas, acessórios e vestuário vintage vendidos por verdadeiras pechinchas.

Para “desapegar” e participar do evento como vendedor, entre em contato com Lili Pacce, organizadora do evento, com apoio do Prótur de Itu, pelo telefone (11) 4024-1235 ou Ricardo (11) 99933-7498. Artesanato fino e artigos novos serão bem-vindos, contanto que diferenciados.





www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br
Data de inclusão: 13/09/2018
Fone: (11) 5521-3483
Contato: Raul Machado
Empresa: #Mac Comunicação e Marketing
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Arte-Cultura-Lazer][Eventos][Turismo ]
Este Release foi visto 289 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
 
 
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.