27/09/2018 - 12:46 - #Mac Comunicação e Marketing
Festa da Primavera em Itu, dentro da pedagogia da Escola Waldorf, atrai turistas - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

O grupo de Estudos de Antroposofia Sol Itu e o Recanto Casulo da Borboleta irão realizar, no dia 29 de setembro (sábado), um encontro para celebrar a Primavera. O evento ocorre das 14h às 18h, no Sítio Caritú.O movimento tem como objetivo despertar interesse de investidores e mapear famílias interessadas na pedagogia Waldorf para dar início à primeira fase de concepção para um Jardim Waldorf na cidade de Itu.

A Pedagogia Waldorf foi criada por Rudolf Steiner há 95 anos. Seu currículo é vivo, dinâmico e integrado, assim como sua preocupação com o desenvolvimento global dos alunos, suas diferenças individuais e a ênfase em descobrir suas capacidades e potencial respeitando cada etapa de desenvolvimento da criança. Esse currículo é desenvolvido em bases antropológico/antroposóficas, tendo em vista a evolução física, emocional e espiritual do ser humano.

A principal meta de uma Escola Waldorf deve ser o de desenvolver seres humanos capazes de, por eles próprios, dar sentido e direção às suas vidas, desenvolver na criança “cabeça, coração e mãos” através de um currículo que balanceia as atividades escolares. Este currículo insere música e artes, além de matérias como jardinagem, técnicas agrícolas e horticultura. Através dessa metodologia, os professores buscam despertar o gosto pelo aprendizado, fazendo deste uma atividade não competitiva.

Nas escolas Waldorf são ministrados o mesmo currículo exigido em outras públicas ou privadas como: português, matemática, ciências físicas e biológicas, história e geografia. Mas de acordo com os objetivos da Educação Waldorf, os alunos terão acesso também a matérias como astronomia, teatro, zoologia, botânica, euritmia, música, trabalhos manuais, artesanato, agrimensura, astronomia de posição, filosofia, artes plásticas e cênicas, assim como línguas estrangeiras.

Em termos metodológicos, o currículo Waldorf pode ser comparado a uma espiral ascendente: as matérias são revistas várias vezes e a cada nova exposição uma nova e mais profunda visão do conteúdo exposto é oferecida.

Uma das particularidades da vida nas escolas Waldorf é a sua brilhante cultura de celebrações. A Festa da Primavera é uma celebração que ocorre em setembro para dar as boas-vindas à manifestação das flores e das sementes que caíram durante o outono, adormeceram durante o inverno e despertam nesta época com toda força.

Em todas as escolas Waldorf as crianças são enfeitadas com coroas de flores naturais. A Festa da Primavera, assim como a celebração das outras estações do ano, é uma vivência que busca, principalmente, resgatar o contato com a natureza.

Não percam a oportunidade de participar do evento na Estância Turística de Itu onde serão desenvolvidas atividades com oficinas/vivências de coroa de flores, plantio em vasos de argila, música e pintura, tudo isso baseado na Pedagogia Waldorf.

Sobre o evento:
Celebração da Primavera
Data: 29 de setembro de 2018, sábado
Horas: das 14h às 18h
Local: Sítio Caritú - Rodovia Marechal Rondom – Km.113,2 Estrada Itu-Porto Feliz, Itu/SP
Inscrição por família: R$40,00
Inscrições e Informações: (11) 9-7450-0571. Falar com Paula