01/10/2018 - 14:50 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Concurso Literário é um dos atrativos da agenda cultural da Fundação do Livro e Leitura - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

No dia 3 de outubro acontece a premiação do Concurso Literário promovido por Incubadora Cultural de Ribeirão Preto. Evento é aberto e gratuito a interessados por literatura ...

Ribeirão Preto (SP), 1º de outubro de 2018 - A agenda de eventos permanentes da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto para este mês de outubro começa na próxima quarta-feira (3/10) com uma novidade. O Sarau dos Médicos Escritores, que acontece sempre na primeira quarta-feira de cada mês, trará uma atividade especial: a premiação do Concurso Literário promovido pela Incubadora Cultural mantida pela FMRP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto), a USP (Universidade de São Paulo) e o GEPALLE-USP (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento). O evento acontece a partir das 19h30, na sede da Fundação, que fica na Rua Prof. Mariano Siqueira, 81, no bairro Jardim América. A atividade é aberta e gratuita.

Serão premiados textos produzidos por alunos do curso médio das escolas Cônego Barros, Orestes Lopes de Camargo, Otoniel Mota e Sebastião Fernandes Palma. O projeto Incubadora Cultural existe há oito anos e foi desenvolvido pelo escritor Camilo Xavier, doutor em Medicina, médico ortopedista, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). É um dos coordenadores do Projeto Ribeirão Cultural Poesia na Vida e para a Vida, membro da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto e da Academia Ribeirãopretana de Letras, das quais foi presidente, membro fundador da Academia de Ciências de Ribeirão Preto e autor do projeto Arca Cultural, lançado em parceria com a Escola Estadual Otoniel Mota. Entre seus livros estão Fugas Cronológicas, Trilhas e Travessias, Alcance, Volterra, Espiral, Alvoroço, 88.com.

Segundo a professora Heloisa Alves, que coordena o projeto Incubadora Cultural na Escola Otoniel Mota, a iniciativa trouxe uma abertura para que os alunos pudessem conhecer a universidade e desenvolver seus trabalhos através de pesquisas. \"O tema escolhido para o concurso deste ano foi “Eleições”. Temos grandes trabalhos, textos maravilhosos, que mostram que estes alunos querem que seus pensamentos sejam respeitados\", comenta a professora.

Mais atividades no mês

No dia 27(sábado), acontece o encontro do Núcleo de Contadores de Histórias, das 9h às 12h. Além da contação de histórias, o evento oferece atividades técnicas e brincadeiras, proporcionando muita interação entre os participantes. O encontro possibilita que o público também narre sua própria história deixando de ser apenas ouvinte, passando a ser um narrador.

O Clube do Livro e o Núcleo de Contação de Histórias são atividades que fazem parte do Plano Anual da Fundação e contam com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC.

Também no dia 27 (sábado), encerrando as atividades do mês, às 16 horas, acontece o tradicional encontro do Clube do Livro. A atividade tem como objetivo principal criar um espaço para debater e refletir sobre os diferentes textos literários.

O livro escolhido para este próximo encontro é “A Máquina de fazer Espanhóis, de Valter Hugo Mãe”. Trata-se de uma obra repleta de metáforas que lança um olhar minucioso sobre o sentimento do povo lusitano nos tempos de hoje. É uma emocionante história sobre a velhice, a amizade e o amor. Os interessados em participar podem se inscrever pelo telefone (16) 3911 1050 ou pelo email: clubedolivro@fundacaodolivroeleitura.com.br.

Todas as atividades são gratuitas, abertas ao público e acontecem na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, localizada na Rua Prof. Mariano Siqueira, 81, no Jardim América, em Ribeirão Preto (SP).

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Juliana Castro e Gabriel Todaro (pauta@verbo.jor.br)
Data de inclusão: 01/10/2018
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada