04/10/2018 - 10:46 - AMC Comunicação
Pesquisa aponta que 85% dos profissionais de RH não desempenham atividades consideradas estratégicas - AMC COMUNICAÇÃO

Estudo foi realizado pela ProPay S.A com 500 profissionais de RH com cargos estratégicos. ...

A pesquisa HR Trends foi realizada entre os meses de maio e junho de 2018 e contou com a participação de aproximadamente 500 profissionais de RH com cargos considerados estratégicos dentro das empresas. 81,4% dos respondentes são líderes ou gestores de RH. Durante a pesquisa, os participantes compartilharam suas percepções sobre o valor estratégico de 28 atividades de Recursos Humanos desempenhadas hoje no mercado brasileiro. A análise de dados permitiu a divisão das atividades em 3 pilares, sendo operacional, tático e estratégico.

Atividades como segurança e medicina do trabalho e folha de pagamento, foram consideradas operacionais. Já atividades como benefícios geniais (plano de saúde e odontológico, previdência privada, seguro de vida, incentivo acadêmicos, etc.), políticas de inclusão e diversidade, além de projetos sociais e de sustentabilidade foram classificadas como táticas para pelo menos 54,6% dos respondentes.

Apesar do conceito de RH estratégico estar em alta, muitos dos próprios profissionais de Recursos Humanos não acreditam que a área já tenha alcançado este patamar. Talvez porque atividades que poderiam ser consideradas operacionais ou táticas ainda são vistas como grandes desafios. Ou porque, a área, muitas vezes não possui clareza sobre a mensuração de seus resultados.

Ao menos 54,3% dos respondentes acreditam que as atividades do RH relacionadas a experiência e a motivação do colaborador, inovação e indicadores são de maior valor estratégico, uma vez que o RH consegue trabalhar em parceria com as áreas de negócio da companhia. Atração de talentos, cultura organizacional e treinamento e desenvolvimento foram os pontos mais citados como sendo estratégico.

85% dos profissionais entrevistados não desempenham por completo as atividades estratégicas que foram apontadas na pesquisa. “Através desse estudo é perceptível que as atividades táticas e operacionais já possuem uma cadeia estrutural formada, porém as estratégicas ainda apresentam uma baixa atuação nas companhias. Regras e padrões do mercado competitivo mudam rapidamente e não é fácil responder a estas mudanças com a mesma rapidez. Por isso, pesquisas dessa natureza norteiam os profissionais de RH e resultam em novos insights para este momento cercado de desafios”, comenta o Diretor de Marketing da ProPay S.A, Leonardo Albuquerque.
Data de inclusão: 04/10/2018
Contato: Amanda