10/10/2018 - 07:12 - Eastside23
MEIs aderem ao Certificado Digital para emissão de Nota Fiscal Eletrônica
MEIs aderem ao Certificado Digital para emissão de Nota Fiscal Eletrônica - EASTSIDE23

Mesmo desobrigados, muitos empreendedores individuais adotam esse caminho para seguir, como fornecedores, atendendo com seus produtos e serviços a grandes empresas ...

A crise econômica promoveu um grande desemprego no País e levou muitas pessoas a buscarem o caminho do empreendedorismo. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, 1.262.935 novas empresas foram registradas no primeiro semestre de 2018 no Brasil, o maior número para o período desde 2010, quando teve início a série. Isso representa o surgimento de um microempreendedor individual (MEI) a cada 10 segundos. “Muitas dessas iniciativas se tornam fornecedoras de produtos e serviços de grandes corporações, o que leva a um considerável aumento na procura dos MEIs por certificados digitais, mesmo o segmento sendo dispensado pela legislação de tal obrigado quando não possui empregado registrado”, constata Maurício Balassiano, diretor de Certificação Digital da Serasa Experian.
De acordo com ele, é preciso observar que as grandes empresas possuem atuação bastante rígida, com muitos controles e normas de compliance. Por isso, para a emissão de nota fiscal eletrônica e atendimento às regras dos clientes, o MEI acaba buscando a certificação digital. “Neste caso, a infraestrutura acaba funcionando como um instrumento muito positivo para o crescimento desses pequenos negócios. Os clientes passam a olhar para essas pequenas empresas não apenas com o interesse por suas qualidades e expertises na área dos produtos e serviços que elas representam, mas com a certeza de que estão atuando de forma correta, que estão em dia com suas obrigações fiscais”.
É importante informar, segundo Balassiano, que o certificado digital é uma identidade eletrônica, equivale a uma carteira de identidade do mundo virtual. Com ele uma empresa pode emitir Nota Fiscal Eletrônica, fazer cadastro no eSocial, comunicar movimentações de trabalhadores no Conectividade Social ICP Caixa Econômica Federal e gerar formulário de seguro desemprego do trabalhador através do site Ministério do Trabalho e Emprego.
O certificado digital oferece segurança nas transações feitas eletronicamente, pois funciona como uma assinatura digital, com validade jurídica, diz ele. Além das obrigações fiscais, a certificação digital pode ser utilizada em diversas situações, por exemplo como o acesso a determinadas páginas da Receita Federal, assinatura eletrônica de documentos e contratos, acesso seguro a transações eletrônicas.

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br
A Serasa Experian promove a certificação digital como tecnologia efetiva para desmaterializar processos e eliminar uso de papel, com atributos de validade jurídica, agilidade e praticidade, a serviço da sustentabilidade dos negócios e processos. Para mais informações, acesse: www.certificadodigital.com.br .
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Empregamos cerca de 16.500 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.
Serviços da Serasa para MEI e ME

Além de reunir informações sobre os serviços de Certificação Digital, a Serasa Experian também compartilha conteúdos sobre esse tema na plataforma do Serasa Empreendedor – braço da empresa voltado ao microempreendedor. No Blog do Empreendedor, por exemplo, MEIs e MEs podem acessar dicas e orientações sobre como a utilização de um certificado digital pode facilitar o dia a dia e tornar o cumprimento de tarefas e obrigações gerenciais mais práticos e seguros.

O Serasa Empreendedor também disponibiliza outras dicas, orientações e vídeos personalizados para contribuir com o desenvolvimento sustentável das microempresas. Ainda na página, é possível fazer de graça uma autoconsulta do score (modelo estatístico voltado segmento, com a probabilidade de a empresa honrar seus compromissos financeiros nos próximos seis meses) e pegar empréstimo 100% digital.

Eastside23 Comunicação Corporativa www.eastside.com.br
Eleno Mendonça – 11 996287294